sexta-feira, 29 de junho de 2012

Gir Villelfort oferta em 50 novilhas prenhas em leilão virtual

No dia 03 de julho, a partir das 21 horas (horário de Brasília), o Leilão Virtual Top Leite Gir Villefort comercializará pelo Agrocanal 50 novilhas prenhas e dois reprodutores de repasse da raça Gir Leiteiro. Segundo o promotor, o empresário e pecuarista mineiro Virgílio Villefort, criadores tradicionais e novos investidores devem participar, pela genética de ponta apartada para o evento, com fêmeas que potencialmente se tornarão futuras doadoras. Todas seguem com Registro Genealógico da ABCZ, exame de DNA e fazem parte do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino do Estado de Minas, o Pró-Genética.

Ele explica que a raça é a que mais cresce na pecuária leiteira e que este cenário vem refletindo positivamente em todos os leilões. “A procura se dá pela adaptabilidade em diferentes condições, sua fertilidade e boa produção a pasto. É muito utilizada nos cruzamentos, principalmente com o Gado Holandês, gerando fêmeas que dão um leite de excelente qualidade e a um custo mais interessante ao pecuarista”, ressalta. Diz ainda que a migração das bacias leiteiras para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste também estimula sua expansão, pela necessidade de animais que sejam eficientes e que resistam às intempéries locais, como o clima mais quente.

Os investidores ainda terão acesso a facilidades, como opção de pagamento em até 24 parcelas e frete rodoviário gratuito em condições especiais: qualquer quantidade em Minas Gerais. Para os estados vizinhos (SP, RJ, ES, BA, MS, GO e DF) e ainda no Mato Grosso, Paraná e Tocantins na compra de dois animais ou mais. Para os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e parte do Pará, que não tem trecho hidroviário, acima de seis animais.

SERVIÇO
Leilão Virtual Top Leite Villefort
Data: 03 de julho, às 21h
Transmissão: Agrocanal
Promoção: Gir Villefort (31)
Organização: Nova Sat Leilões

MAIS INFORMAÇÕES
(31) 3617-1145

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Pec Press - Imprensa Agropecuária
Adilson Rodrigues - Jornalista Responsável (Mtb 52.769)
Robson Rodrigues - Coordenação e Atendimento
Telefones: (11) 3876-8648 / 8642-8773

Matrículas de aprovados no Sisu começam nesta sexta-feira

A matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode ser feita a partir desta sexta-feira, nas instituições de ensino. A lista dos aprovados está disponível no site do programa.

O prazo para a inscrição vai até o dia 9 de julho. A própria instituição de ensino vai informar os documentos necessários para a matrícula. Foram oferecidas 30 mil vagas para o segundo semestre de julho.

Uma segunda chamada será divulgada no dia 13 de julho. O estudante que não for convocado para nenhuma das duas chamadas poderá participar ainda de uma lista de espera para vagas remanescentes.

Brasil, Argentina e Uruguai definem suspensão do Paraguai no Mercosul

Os presidentes de Brasil, Argentina e Uruguai vão se reunir nesta sexta-feira em Mendoza, na Argentina, para definir os termos de suspensão do Paraguai no Mercosul. O novo governo paraguaio, só poderá participar das reuniões e decisões depois das eleições presidenciais, que vai acontecer em abril de 2016. O Paraguai não sofrerá sanções econômicas.

O chanceler brasileiro, Antônio Patriota, após reunião com os ministros das Relações Exteriores de Argentina e Uruguai, disse: "O Paraguai não perderá obrigações nem direitos." Na última quinta, o Mercosul liberou US$ 66 milhões para financiar obras de linhas de transmissão de energia elétrica no Paraguai. Os recursos são do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), criado em 2006 com objetivo de reduzir as diferenças econômicas entre o Brasil e a Argentina e Paraguai e Uruguai.

Diplomatas que participam das negociações informaram que a suspensão deve durar até as eleições presidenciais de abril de 2013, mas a decisão será tomada hoje na reunião. O Paraguai foi excluído dessa reunião e provavelmente não participará da próxima. Esta é a primeira suspensão em 21 anos de Mercosul. O Brasil, a Argentina e o Uruguai questionam a legitimidade do processo de impeachment que derrubou Fernando Lugo. Seu vice, Federico Franco, assumiu o governo há uma semana.

Expectativa de vida no Brasil sobe 25 anos desde 1960

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira revelaram que a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2010 chegou à 73,4 anos. O índice cresceu 25,4 anos em comparação a perspectiva de 50 anos atrás.

Em 1960, os números apontavam uma esperança de vida de 48 anos. Na mesma época, outros dados mostraram que o número de filhos por mulher era de 6,3. Há dois anos, esses números caíram para 1,9. Consequentemente, a população de está mais envelhecida. Idosos (65 anos ou mais) passaram de 2,7% para 7,4 pontos percentuais.

No entanto, a diminuição da mortalidade fez com que a população em idade ativa (15 a 64 anos) aumentasse: de 54,6%, há 50 anos, para 68,5% em 2010.

A história e a capacidade humana

João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Só depois de muitas experiências vividas vamos percebendo o quanto continuamos sabendo pouco sobre diversos aspectos da vida e o quanto ainda temos a aprender, pois envelhecemos e mesmo assim percebemos que aprendemos pouco, que ainda temos muito que aprender.

A história sempre ensina algo aos que se dispõe a aprender e - apesar de passados séculos ou milênios -, constantemente nos surpreende com novidades. Com ela podemos entender como, porque, e a que custo até aqui chegamos.

Aprendemos sobre a luta de nossos antepassados em busca de novas fronteiras, descobertas, conhecimento, suas dificuldades, erros e acertos. Esse passado é que nos abre a possibilidade de, com cada vez mais facilidades, continuarmos buscando.

Obras gigantescas, como as Pirâmides do Egito até hoje encantam por sua engenharia e pela curiosidade de como foi realizada a locomoção dos enormes e pesadíssimos blocos de pedra utilizados em sua construção.

A liderança de homens como Moisés, sem nenhuma das facilidades que hoje possuímos, foi capaz de conduzir um povo por áreas totalmente desconhecidas, mas a de Adolf Hitler provocou a morte de milhões de pessoas.

Henry Ford inventou os princípios da produção em larga escala, até hoje seguidos pelas maiores indústrias e economias do mundo, como a chinesa.

Poucas décadas atrás só existiam viagens submarinas ou espaciais nas mentes criativas de alguns, que partilhavam suas ideias em gibis ou filmes e assim se transformaram em projetos de gênios que os leram ou assistiram e finalmente tornaram reais os sonhos e imaginações do passado.

Albert Sabin criou uma vacina que já salvou milhares de vidas e, mais recentemente, Bill Gates e Steve Jobs mudaram a vida de bilhões de pessoas com seus softwares e hardwares.

Milhares de exemplos poderiam ser dados, mas o que importa é que só conhecendo o passado poderemos seguir adiante com menos dificuldades, partindo de uma experiência já vivida, em busca de uma solução ou, de pelo menos não cometer o mesmo erro.

Quanto mais aprendemos, mais percebemos a infinidade de coisas que ainda poderão ser criadas, as nossas próprias criações abrem caminhos para novas e assim sucessivamente. Os novos conhecimentos nos mostram como evoluir mais, onde erramos e o que devemos corrigir.

Problemas como a poluição atmosférica e do meio ambiente provocam a busca de novas alternativas de desenvolvimento e correção dos erros já cometidos.

Com o auxílio da informática a velocidade da criação passou a ser exponencial e percebemos desconhecer, além do nosso próprio limite, também o dessa tecnologia, que a cada dia apresenta maior capacidade de processamento e armazenamento, com maior rapidez, menor custo e em menor espaço.

Precisamos ter a capacidade de usar todos esses benefícios em busca de cada vez mais saúde, conforto e bem estar comum para, como nossos antepassados, facilitar a vida dos que ainda virão.

A história nos mostra não só o passado, mas como, com cada vez mais facilidade, podemos assegurar um futuro melhor.

*Jornalista, escritor e produtor rural

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Balotelli brilha, Itália bate Alemanha e pega Espanha na final da Euro

Espanha e Itália decidirão a Eurocopa-2012. Nesta quinta-feira, a Azzurra derrotou a Alemanha por 2 a 1 e garantiu a segunda vaga na final da "Copa do Mundo" da Europa. Os dois gols italianos saíram dos pés do polêmico Balotelli ainda no primeiro tempo; Özil descontou de pênalti, aos 46 da segudna etapa.

O primeiro tento foi marcado aos 19 minutos da primeira etapa. Aproveitando cruzamento de Cassano, o camisa 9 italiano subiu e cabeceou conforme a regra do futebol manda.

O segundo veio 16 minutos depois, aos 35. Provando estar inspirado, Balotelli recebeu lançamento de Montolivo e mando um "balaço" para o gol; Neuer nem viu a cor da bola.

Já no finzinho do jogo, aos 46 minutos, de pênalti, o meia Özil descontou para os germânicos.

A vitória deu respaldo às provocações do meia Pirlo, que afirmou esta semana que a Alemanha tinha medo da Azzurra.

Senado vota nova reserva de cotas para universidades federais

O senado votará na próxima semana a lei que reserva 50% das vagas em universidades federais a estudantes de escolas públicas, negros e índios. O texto foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDH) nesta quinta-feira e abrange também vagas nas instituições de ensino técnico.

O projeto estabelece que a reserva de cotas tome como critério a proporção relativa à parcela de negros, pardos e indígenas que integram a população do estado onde funciona a instituição segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caso seja aprovada, a lei seguirá direto à sanção presidencial. Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e e Roberto Requião (PMDB-PR) deverão apresentar requerimento para acelerar a tramitação do projeto.

Consumo de energia elétrica no Brasil cresce 3,8% em maio

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 3,8% no último mês em relação a maio de 2011. O número de gigawatts-hora (GWh) consumido pela população chegou a 36,9 mil, segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O índice, segundo o Ministério de Minas e Energia, teria sido alavancado pelo consumo das famílias e do setor comercial, que apresentou crescimento de 7,1% no consumo de eletricidade no período.

O setor residencial também aumentou acima da média, atingindo 4,3%. Na indústria, o desenvolvimento foi de apenas 1,4%, abaixo do média. Em comparação com abril, o segmento registrou a terceira queda consecutivo.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nos pênaltis, Espanha vence Portugal e é a primeira finalista da Euro

Em um jogo bastante estudado, a Espanha derrotou Portugal nos pênaltis e se garantiu na segunda final consecutiva da Eurocopa - a primeira foi em 2008, quando foi campeã.

Durante o tempo regulamentar, ambos os times tiveram poucas chances de gol. Cristiano Ronaldo até tentava criar, mas esbarrava, ou na falta de sorte ou na marcação da Fúria, que, por sua vez, apesar da posse de bola, chutava pouco às metas de Rui Patrício.

Na prorrogação, Iniesta escorou cruzamento da esquerda aos 13 minutos da primeira metade e obrigou o goleiro português a fazer um milagre.

Já na segunda etapa, a Espanha pressionou, mas não conseguiu balançar as redes. Decisão por pênaltis.

Nas cobranças das penalidades, Fábregas bateu o derradeiro chute: 4 a 2 para a Espanha e classificação à final.

ENFOQUES (Por:Cleider de Souza Costa 27/06)

ENFOQUES DA SEMANA


* GISELE BÜNDCHEN NAS PASSARELAS E NA VIDA ÍNTIMA –

A modelo brasileira Gisele Bündchen postou no dia 16 no Facebook uma foto em que está aparentemente nua, atrás de uma câmara fotográfica antiga. Ela escreveu na postagem: “A vida é como uma câmara: foca apenas no que é importante. Capture os bons momentos e se concentre neles. Avalie os negativos e se as coisas não funcionarem, basta fazer um novo clique.

Na mira de paparazzi de todo o mundo por conta de uma suposta gravidez, a top está sendo flagrada em diversos locais por onde passa.

Há duas semanas ela desembarcou no Rio para gravar um comercial na praia do Leme.

Veja no link a seguir uma bateria de fotos dela, estampadas em capas de revistas e registradas nas passarelas, estúdios e locais públicos. (Foto principal: reprodução do Facebook)

http://zip.net/bygYK2

BRASIL


* CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO VOTA CASSAÇÃO DE DEMÓSTENES TORRES – O Conselho de Ética do Senado aprovou na noite desta segunda-feira, 25, o relatório do senador Humberto Costa, PT-PE, que pede a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres. A votação foi nominal, por voto aberto.

Os 15 senadores que integram o conselho foram unânimes.

O parecer irá para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para análise dos aspetos constitucionais. O CCJ deve aguardar cinco sessões ordinárias. O julgamento de Demóstenes só ocorre na próxima semana. Em seguida, vai para o plenário, que decide em votação secreta a perda do mandato.

* ELIANA CALMON PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Circula na internet e-mail reivindicando a indicação da corregedora do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Eliana Calmon, como candidata à Presidência da República em 2014.

O texto defende a personalidade forte de Eliana ante mazelas praticadas por juízes e desembargadores que, por interesses próprios ou de terceiros, manipulam resultados de decisões em processos que tramitam por instâncias diversas do Judiciário brasileiro.

No início do ano, Eliana taxou alguns colegas da Justiça de ‘bandidos togados”, o que lhe rendeu algumas caras feias – inclusive no Supremo – caras que foram obrigadas a se camuflarem ante investidas da população em defesa da ministra.

Grupo aberto no Facebook superou 17.700 associados que defendia Eliana e emitiu diversos documentos em apoio a ela.

* GRUPO DE APOIO À REVISTA VEJA E À DEMOCRACIA – Grupo formado por usuários do Facebook em defesa da revista Veja, ante ataques do Partido dos Trabalhadores, o PT, e integrantes do governo, já ultrapassou 500 arrolados.

O grupo reivindica a liberdade de expressão da imprensa e a democracia no país, diante de autoritarismo engendrado pela cúpula petista, no poder.

Os petistas são taxados de “petralhas” e os integrantes os acusam de fragilizar a democracia no país.

* O CARO HORÁRIO GRATUITO – Dizem que político é um enganador e há muito que essa trupe descobriu que pode enganar o eleitorado em alguns aspectos e por algum tempo.

Tecer alianças temporárias por simples interesse é prática que começou há muito tempo. O PT não pode reivindicar o primado deste cinismo, apesar do ex-presidente Lula e a estrela-mor da agremiação ter cooptado o procurado Paulo Salim Maluf.

O que ganha Lula e o PT? Mais tempo na TV para divulgar as suas verdades e mentiras em prol de Fernando Haddad, concorrente à Prefeitura de São Paulo.

“Maluf não foi apenas um adversário a mais de Lula durante toda a sua carreira política. Foi o anátema, o maldito, a encarnação de todo o mal”, diz editorial da Veja de hoje. “Mas ficou puro de repente.”

Em troca de um minuto e meio a mais para Haddad no horário eleitoral, o PP de Maluf ganhou uma secretaria a mais no Ministério das Cidades no governo de Dilma Roussef.

Pela troca do um minuto e meio, Lula e Dilma se esqueceram que Maluf é um corrupto procurado pela Interpol e listado pelo Banco Mundial como um dos expoentes internacionais do assalto aos cofres públicos.

* MAIS UM PARTIDO POLÍTICO NO BRASIL – O Tribunal Superior Eleitoral aprovou por 6 votos a 1 a criação do 30º partido político brasileiro, o Partido Ecológico Nacional, PEN. Demorou uma agremiação política na área da preservação ambienta para somar com o obscuro Partido Verde, o PV.

O PEN só poderá disputar eleições em 2014. Usará nas urnas o número 51.

* LULA POR CIMA DA ONDA – O ex-presidente Lula quer estar por cima e suscitou esta expressão do ex-ministro da Fazenda Delfim Neto; “O nível do mar aumentou. O problema é que o Lula pensa que foi ele quem levantou o nível do mar.”

Delfim se refere ao crescimento das exportações, atribuindo a uma conjuntura e sem ajuda do governo.

* PMDB QUER DERRUBAR PT NOS ESTADOS – A cúpula do PMDB decidiu retaliar o PT nas eleições deste ano. No Ceará, o senador Eurípedes Oliveira rompeu alianças com petistas nas quatro principais cidades, inclusive Fortaleza. O movimento vai se repetir em outros estados. O PMDB não quer que o PT tire dele o título de “partido com mais prefeitos”.

* RELAÇÃO PT-PMDB ESTREMECE – A relação PT-PMDB está no seu pior ponto, desde que Dilma assumiu a Presidência. Os peemedebistas apostam que o governo procurará impedir a eleição de Henrique Alves e Renan Calheiros, pra presidir a Câmara e o Senado. Também afirmam que Dilma sonha em tirar Temer da vice-presidência em 2014. Isto, considerando que ela busque a reeleição.

* CÂMARAS DE VEREADORES DESCUMPREM LEI – Os eleitores brasileiros não terão acesso às informações de transparência dos vereadores neste ano, apesar de estar em vigor, desde maio, a Lei de Acesso à Informação. No Brasil, a Presidência da República e o Judiciário não têm poder para fazer esses políticos cumprirem leis dessa estirpe.

O eleitor continuará votando no escuro. Nenhuma das 27 Câmaras das capitais e do Distrito Federal cumprem a lei na sua plenitude. As de São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte são as melhores. Mesmo assim, divulgam apenas parte dos dados.

* GRUPO VAI VIGIAR ESTRUTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS - A presidente Dilma vai criar ainda neste mês o Grupo Executivo dos Jogos Olímpicos de 2016.

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo estará no comando. Outros dez ministérios estarão no grupo com o objetivo de acompanhar o andamento das obras e coordenar ações de segurança e infraestrutura. Ela quer informações permanentes e não ser apanhada de surpresa com coisas desagradáveis.

* LULA E HADDAD EM BAIXA – Exames médicos constataram que o inchaço da garganta de Lula não diminui e que ele deve poupar sua voz. Assim, ele não poderá atuar como o principal cabo eleitoral de Haddad em suas caminhadas e discursos em palanques.

Esta notícia veio após Marta Suplicy ter se rebelado contra Haddad. Pesquisa mostrou que o candidato petista foi ofuscado pelos padrinhos Lula e Dilma em propagandas de TV. Para a reversão do quadro, seria necessária uma participação mais efetiva de Lula, agora fora das expectativas.

* PROTEGENDO OS BANDIDOS (1) – Depois que Gilmar Mendes escancarou as articulações subterrâneas de Lula na CPI do Cachoeira, José Dirceu assumiu o comando, orientando a boiada. Trabalhou desesperadamente para garantir a tranquilidade de Agnelo Queiroz na CPI e assegurar que Cavendish e Pagot não sejam massacrados nela.

* PROTEGENDO OS BANDIDOS (2) – Em discurso no 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista, José Dirceu articulou colocar militantes nas ruas para pressionar o STF no julgamento do mensalão. “Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também, porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas”, disse ele.

Para Dirceu, ministros do Supremo Tribunal Federal e Polícia Federal nada representam. São fracotes nas investigações e apreciações das mesmas.

* BANDIDO É QUEM MANDA – No complexo de favelas de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, quem manda são os chefões do tráfico, nas barbas da polícia.

Tubos de concreto de mais de 2 metros de altura, gravados com as iniciais da facção criminosa não deixam dúvidas sobre quem manda ali. Os obstáculos estão ali por ordem deles, plantados nas principais vias de acesso às vielas, onde eles controlam as entradas e as saídas.

O lugar recentemente passou a ser o asilo de integrantes do alto escalão da bandidagem carioca, que foram forçados a se mudarem dos morros da Rocinha, Complexo do Alemão e outros. Luiz Fernando Nascimento Ferreira, o Bacalhau, e Regis Eduardo Batista, o RG, aparecem no local, em um vídeo, conversando, acessando MSN, em um quarto forrado de fuzis e bolsas com drogas.

No ano passado, em meio a um confronto da polícia com esses bandidos, um policial pegou o celular, ligou para a quadrilha e informa: “Somos nós, cara. Atira pro outro lado”.

Antigos frequentadores do Complexo do Alemão, como o jogador Adriano, já baixaram no local para rever amigos. Recém-operado do pé, o jogador foi lá no mês passado, de muletas, a um churrasco que se arrastou pelo dia quase todo. Os policiais “não viram” a movimentação. “Às vezes por dinheiro, às vezes por medo”.

Das 5 da tarde às 7 da manhã, a polícia só passa por ali de blindados. Um policial disse à revista Veja: “Quando eu e meus colegas passamos ali, colocamos o braço para fora do carro. É um código que temos com os criminosos. Quer dizer: calma, é tudo um teatro.”

* “BRASIL DOS CONTRASTES” – “O pé direito só quer saber de bola; o esquerdo, de ficar largado numa rede. Quando o direito pensa em sambar na avenida, o esquerdo pensa numa piscina.” (Publicidade das Havaianas)

* JATO DA AZUL TERÁ BIOCOMBUSTÍVEL DE CANA-DE-AÇÚCAR – O voo da Azul com jato da Embraer neste dia 19, do aeroporto de Viracopos até o Rio de Janeiro, foi o primeiro experimental com biocombustível à base de cana-de-açúcar. O projeto batizado Azul-Verde foi desenvolvido pelas duas companhias, em parceria com a GE e a Amyris.

Segundo os autores do projeto, essa tecnologia reduz 83% da emissão de gases do efeito estufa, sem que se faça nenhuma alteração nos motores. A utilização de querosene deve ser diminuída em 50%, para o sucesso do projeto.

* PRINCIPAIS PONTOS DA LEI GERAL DA COPA SANCIONADA PELA PRESIDENTE DILMA

• DESCONTOS EM INGRESSOS não serão suspensos. É contra a Constituição Federal. Fica a critério de cada estado, que pode vender meia-entrada.

• OS JOGADORES CAMPEÕES pela seleção brasileira de 1958, 1962 e 1970 receberão aposentadoria especial. O auxílio será pago mensalmente pelo Ministério do Esporte para complementar a renda até que seja atingido o valor máximo do salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social, hoje R$ 3.961,74. Também haverá um prêmio especial para todos os ex-jogadores, pago uma única vez, de R$ 100 mil.

• CONCESSÃO DE VISTOS para estrangeiros não é normatizada para não trazer retrocesso à atual sistemática de emissão de vistos.

• CONCESSÃO DE VISTOS aos membros da Fifa, representantes de imprensa e espectadores com ingressos.

• BEBIDAS ALCOÓLICAS não terão venda proibida nos estádios e imediações.

• TRANSMISSÕES E COBERTURAS JORNALÍSTICAS serão credenciadas pela Fifa.

• A EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE PRODUTOS com marcas da Copa é exclusivo da Fifa.

• A FIFA TEM AUTORIZAÇÃO PARA DIVULGAR SUAS MARCAS, distribuir, vender ou realizar propaganda de produtos locais de jogos, nas imediações e vias de acesso. Isto, sem atrapalhar as atividades dos estabelecimentos regulares.

• INDENIZAÇÃO SERÁ CONCEDIDA À FIFA em caso de problemas que atrapalhem a realização da Copa.

• PODERÃO SER FERIADOS os dias em que houver jogos da seleção brasileira. Estados e municípios poderão decretar feriados os dias em que ocorrerem jogos em suas cidades-sede.

• AS FÉRIAS ESCOLARES DE JULHO deverão abranger o período da Copa.

* EXECUTIVO DA YOKI FOI DECAPITADO VIVO – Laudos da polícia confirmaram que Marcos Matsunaga, ex-executivo da Yoki Alimentos, foi decapitado ainda vivo pela mulher Elize.
No laudo necroscópico consta “choque traumático associado à asfixia respiratória por sangue aspirado devido à decapitação”.
No mesmo laudo consta que o disparo de pistola 380 de Elize contra ele “foi característica do tipo encostado”, à queima roupa, “da esquerda para a direita, de cima para baixo e de frente para trás”.

* ADOLESCENTES MATAM COLEGA EM BH E RETIRAM-LHE O CORAÇÃO – Duas adolescentes de 13 anos foram presas na quarta, 13, suspeitas de terem matado outra, de 12, na região metropolitana de Belo Horizonte. Elas confessaram o assassinato à polícia. As três tinham envolvimento com o tráfico de drogas.

Fabíola Santos Correa foi morta a golpes de facão e de uma barra de ferro. As assassinas tiraram-lhe o coração e o jogaram em um rio. Disseram que agiram por conta própria. A polícia trabalha a hipótese de haver mandantes.

Estão em um centro de recuperação. Ficarão lá por 45 dias, aguardando decisão da Justiça.

* PAI DE SANTO É PRESO POR EXTORSÃO NO RIOFoi preso no Rio de Janeiro Edmar dos Santos de Araújo, o pai de santo Bruno, que prometia em anúncios de jornais e internet “trazer de volta a pessoa amada, em três horas”. Ele cobrava R$ 37 por consulta e ameaçava de morte as vítimas se não efetuassem outros pagamentos exigidos por ele.
Segundo a polícia, a pessoa amada não voltava e o pai de santo pegava no pé do cliente, exigindo cada vez mais dinheiro. A tenda dos milagres começou a cair quando um rapaz que contratou seus serviços por R$ 1000 foi ameaçado e pressionado a pagar mais R$ 900. Ele denunciou o milagreiro à polícia, que o prendeu em flagrante, por extorsão e formação de quadrilha.
Na delegacia, ele teve uma preocupação: atrair um advogado, em menos de três horas.

* FALSA BRUXA MENTE E ERRA PLACAR ENTRE SANTOS E CORINTHIANS – De vez em quando aparecem imbecis travestidos de falsos bruxos dos antigos contos de fadas engabelando incautos que neles acreditam.
Antigamente elas andavam em cabos de vassoura, sem brevê para pilotar e hoje até dão entrevistas na televisão. No SPTV, no dia 20, Sandra Susi afirmou que o Corinthians derrotaria o Santos por 2 x 1. No mundo real, o resultado foi 1 x 1.

* ABÍLIO QUER SAIR POR CIMA DO PÃO DE AÇÚCAR – O empresário Abílio Diniz, ex-presidente do segundo maior grupo varejista do Brasil, o Pão de Açúcar, negocia nesta segunda, 25, com Jean-Charles Naouri, uma saída amigável do grupo. Abílio quer sair com a Via Varejo – Casas Bahia e Ponto Frio – e as lojas que estão em nome de sua família, alugadas para o grupo.

* GM E PEUGEOT CITROËN suspenderam o projeto de instalar em parceria uma unidade para a produção de veículos no Brasil. Rio de Janeiro e Minas Gerais disputavam a fábrica. O empreendimento de R$ 2 bilhões foi decapitado pela crise mundial.

* EXPORTADORES BRASILEIROS venderam US$ 44 bilhões à China no ano passado. Foram 1660% a mais que em 2010. Os chineses são os maiores compradores das mercadorias brasileiras, à frente de norte-americanos e europeus. Também são os principais investidores no setor produtivo daqui.

MATO GROSSO DO SUL


* EM RIO VERDE, WILLIAM DESISTE E APOIA ZÉ DE OLIVEIRA – William Douglas de Souza Brito, prefeito de Rio Verde pelo PR, desiste de concorrer à reeleição neste ano.

Com baixa cotação ante os concorrentes, William decide apoiar José de Oliveira Santos, PMDB, ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual, uma das maiores lideranças da região.

* OITO PREFEITOS DESISTEM DA REELEIÇÃO – Oito prefeitos já desistiram de concorrer à reeleição para prefeito em Mato Grosso do Sul neste ano. Osa das cidades de Rio Verde, Jaraguari, Nova Andradina, Taquarussu, Amambai, Alcinópolis, Bela Vista e Coxim.

Em nenhuma dessas cidades, os atuais prefeitos conseguiriam reeleição, diante de lideranças mais fortes por lá.

CAMPO GRANDE


* PT OFICIALIZA VANDER NA MAJORITÁRIA – O Partido dos Trabalhadores oficializou a candidatura do hoje deputado federal Vander Loubet na corrida à Prefeitura de Campo Grande. Ele encabeça a chapa. O vice será escolhido no dia 30. Espera-se que venha de um partido menor que coligue com ele.

Poderão se coligar com o PT o PSD, PSB, PCdoB, PRB e PSL.

* PPS COLIGA COM PSDB E ATHAYDE SERÁ O VICE NA CHAPA DE AZAMBUJA – Em reunião nesta sexta-feira, o PPS, decidiu que não lançará candidato a prefeito para este ano. Definiu aliança com o PSDB. O vereador Athayde Nery, presidente do partido deverá sair como candidato a vice de Reinaldo Azambuja.

* PSB AINDA NÃO SE DEFINIU – Até esta segunda, 25, o PSB deverá definir com quem estará coligado nas eleições deste ano. Segundo o vereador Carlão, presidente municipal do partido, é aguardada uma conversa com o deputado federal Reinaldo Azambuja, candidato pelo PSDB.

Carlão conversou nesta semana passada com lideranças do PT e do PMDB. Foram descartadas junções com estas agremiações.

* DOZE POR QUATRO – O Blog do Cabo Marden (www.cabomarden.com) registra uma curiosidade: “Neste ano, 48 pessoas morreram no trânsito de Campo Grande. Curiosamente, o número segue uma sequência trágica. A cada mês, são 12 ou quatro mortes. Em janeiro, foram 12; em fevereiro, quatro. Em março, o trânsito matou 12 pessoas. Em abril, o número reduziu para quatro. Em maio voltou para 12.” Vamos aguardar os números de junho.

* SUS DE CAMPO GRANDE SEM RAIO X – A leitora Odete Medeiros Barbosa perambulou toda a tarde da quinta, 14, pelas unidades de Pronto Atendimento de Campo Grande, as UPAs, à procura de um aparelho de raio X em funcionamento. Não encontrou. Conduzia uma pessoa que torcera o pé.

* 15 MIL CATÓLICOS VÃO ÀS RUAS NO BOTE FÉ – O evento que prepara os jovens católicos para a Jornada Mundial da Juventude reuniu 15 mil pessoas no sábado, 23, em Campo Grande, e vai até terça-feira, 26, com missas, vigílias, visitas a hospital e shows.

A concentração foi na Praça do Papa, na Vila Sobrinho. Começou às 7, no centro, e seguiu durante todo o dia.

* PREVISÃO DO TEMPO – A previsão para os cinco próximos dias em Campo Grande é de 28 e 29 graus durante o dia e 14 a 18 nas madrugadas.

ILUSTRADA (MÍDIA, LIVROS, MÚSICA, ARTISTAS, ESPETÁCULOS)


* GLOBO CONTRATA 150 – Até fevereiro, a Rede Globo, no Rio de Janeiro, está obrigada a contratar 150 jornalistas e radialistas para suas redações. O Ministério Público constatou diversas irregularidades trabalhistas na emissora e formalizou esse acordo. Se a Globo não cumprir, vai pagar uma multa de R$ 1 milhão.

É a terceira vez nestes últimos cinco anos que a empresa teve discrepâncias constatadas.

* RECORD PERDE O DIREITO de usar o título Esporte Fantástico. A Globo alegou ao INPI semelhanças com o seu Esporte Espetacular e o Fantástico. Na realidade, é o desespero da Globo por audiência gradativamente perdida para a Record.

Há pouco, a Record foi desabilitada pelo instituto em usar 67 marcas suas, inclusive o nome “Grupo Record de Comunicação”. A emissora acionou a Justiça e recuperou seus direitos.

Infelizmente neste Brasil, há essas coisas. O que não se ganha no tablado, ganha-se nos tabuleiros da “legalidade”.

* “QUAL É A MÚSICA?” NA WEB – O estúdio FreshPlanet, de Nova Iorque, desenvolveu o aplicativo Song Pop apoiado no clássico formato “Qual é a música?”, no Brasil exibido em algum tempo pelo SBT do Sílvio Santos.

Os desafiantes veem a música e têm de apontar o seu nome ou o do intérprete. Vence quem acertar primeiro.

No primeiro mês, 1 milhão de pessoas foram atraídas pelo aplicativo no Facebook.

* NO TOPO DO ECAD – No ranking do Ecad dos autores que mais arrecadaram com direitos autorais de 2001 a 2011, Roberto Carlos aprece em primeiro, superando os sertanejos. Marcelo Crivella, o ministro e compositor evangélico surpreende, com a 15ª colocação.

* O SHOW DE LADY GAGA no Morumbi vai render R$ 1,5 milhão ao São Paulo Futebol Clube. Além do aluguel de R$ 1,2 milhão, a Time 4 Fun vai gastar R$ 120 mil com contas de água e luz, R$ 120 mil para o funcionamento das lanchonetes e R$ 80 mil com funcionários do clube. O show será no dia 11 de novembro.

O show do Rio ainda não tem data fechada.

* ADRIANE CHAMA XUXA DE ‘DESELEGANTE’ – Em entrevista a programa do Yahoo! Brasil, a apresentadora Adriane Galisteu disse que a Xuxa foi “deselegante” ao afirmar que pretendia reatar o relacionamento com Ayrton Senna, na véspera da sua morte. “Um pouco tarde, né amiga?”. Na época, Adriane Galisteu namorava o Ayrton. “Não deu um bom exemplo”, declarou Adriane. “Será que ela fala para a filha dela ‘corra atrás da pessoa que você quer’, mesmo se ela estiver namorando outro?”

No velório de Ayrton Senna, Xuxa foi vestida de ‘viúva’. Quando todos se retiraram, à noite, somente Adriane, Emerson e Prost ficaram ao lado de Senna.

* CAETANO VELOSO liberou sua discografia para ser ouvida on-line, na comemoração dos seus 70 anos.

* IMPRENSA NO RINGUE – Repórteres gostam de se travestir no ambiente em que estão na produção de reportagens. Para sentir o cenário e para colori-lo ao leitor ou telespectador.

Repórter do Veja.com aceitou subir no ringue para enfrentar o campeão de pesos pesados do UFC Júnior Cigano, 1,93 metro de altura, 1,96 de envergadura e 108 quilos.

Sentiu a emoção do tablado e o gosto do sangue na boca, apesar da complacência do lutador.

* OS LIVROS MAIS VENDIDOS NO BRASIL NA SEMANA PASSADA

Ficção
• A Escolha (Nicholas Sparks), Novo Conceito
• O Filho de Netuno (Rick Riordan), Intrínseca
• A Guerra dos Tronos (George R.R. Martin), Leya Brasil

Não ficção
• Para Sempre (Kim e Krickitt Carpenter), Novo Conceito
• Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Luiz Felipe Pondé), Leya Brasil
• Uma Breve História do Cristianismo (Geoffrey Blainey), Fundamento

Autoajuda
• Desperte o Milionário Que Há em Você (Carlos Wizard Martins), Gente
• Nietzsche para Estressados (Allan Percy), Sextante
• O X da Questão (Eike Batista), Primeira Pessoa

(Fonte: revista Veja)

* AS EDITORAS COM MAIS TÍTULOS VENDIDOS NA SEMANA

• 1º - Novo Conceito: 4 títulos
• 2º - Leya Brasil e Globo: 3 títulos
• 3º - Intrínseca, Rocco, Companhia das Letras, Sextante e Agir: 2 títulos
• 4º - Suma de Letras, Fundamento, Fontamar, Primeira Pessoa, Gente, Vida & Consciência e Arqueiro: 1 título

* 100 EXEMPLARES VENDIDOS – Paula Pimenta, uma mineira de 36 anos, já vendeu 100 mil exemplares do seu “Fazendo meu filme”. Ela atribui o sucesso ao enredo best-seller adolescente, direcionado a garotas.

CARTUNS E QUADRINISMO

* 24º TROFÉU HQMIX – O 24º Troféu HQMIX será realizado neste dia 30 de junho, às 17h, no SESC Pompeia, São Paulo.

Na ocasião, serão apresentados os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico, de 2011, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas de todo o Brasil. A apresentação será do Serginho Groisman com show da banda Fábrica de Animais e performance do DJ MZK.

O evento é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB e pelo Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG, com apoio do SESC Pompeia.

A cada ano, a estatueta do troféu é modificada, homenageando um grande personagem dos quadrinhos e do humor gráfico brasileiro. Neste ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu o personagem SACARROLHA do desenhista Primaggio Mantovi.

Também será distribuído o jornal HQMIX, com informações sobre os premiados e os homenageados, e uma coleção de mais 20 cards de desenhistas brasileiros ao estilo dos cards de basquete americanos. A ideia é continuar uma coleção iniciada no ano passado e que será acrescida de mais 20 nomes a cada edição anual do HQMIX. A distribuição será apenas no local, para quem assistir ao evento, por ter uma quantidade limitada.

* ANGELI E LAERTE ESTÃO NA FLIP – Os cartunistas Angeli e Laerte estarão na 10ª Festa Literária de Paraty, Flip, nos dias 4 a 7 de julho, em Paraty, RJ. Eles falaram na Tenda dos Autores, palco principal do encontro, neste dia 7. Falaram sobre HQ, comportamento e humor. Estarão se interagindo com o público.

Na Flip eles vão coordenar uma oficina literária para 30 ilustradores selecionados em concurso. Vão falar de seu trabalho e ouvir o que os participantes têm a dizer.

* LANÇAMENTO DE REVISTAS – Os Malditos Cartunistas lançaram em Juiz de Fora no sábado, 16, as revistas “Tarja Preta” e “Sem Semente”.

TECNOLOGIA


* APPLE E GOOGLE VÃO À GUERRA TECNOLÓGICA – O Google e a Apple já foram grandes parceiros. Eric Schimidt foi presidente do Google de 2001 a 2011 e ao mesmo tempo conselheiro da Apple. Com o lançamento do iPhone em 2007, o celular que revolucionou a telefonia móvel, a amizade entre as duas empresas começou a ruir. Pouco depois do lançamento da Apple, o Google lançou o Android, seu sistema operacional para smartphones e tablets, um concorrente direto do iPhone. Steve Jobs, fundador da Apple e que morreu no ano passado, declarou a seu biógrafo oficial a intenção de destruir o Android. Ele o considerava cópia do iPhone. “Pretendo transformar isso numa guerra termonuclear”, avisou.

O rompimento final veio na WWDC, Conferência Mundial dos Desenvolvedores, simpósio que a Apple promove todos osd anos nos Estados Unidos. Jim Cook, o substituto de Jobs, anunciou o fim da parceria. Foi um ataque direto aos serviços tradicionais do Google, que domina o setor de localização pela internet, com o Maps, o Earth (imagens feitas por satélite) e o Street (imagem em 3D de ruas).

A atualização da Siri, o assistente virtual do iPhone, está sendo vista como uma ofensiva da Apple sobre oi território do Google.

FOCALIZANDO


* “SALVAM OS BANCOS E SUCUMBEM OS POBRES” – “Muitos países fracassaram em administrar suas contas. A ganância derrotou o bom-senso. Alguns mais fortes, ou se julgando mais fortes, procuram oprimir os mais fracos, sempre submissos no seu “sim, senhor”. E a palavra-chave do momento é “dívidas, dívidas, dívidas”. Bilhões estão sendo empregados para salvar bancos e milhões de pessoas estão morrendo de miséria, de fome, de falta de higiene, de falta de dignidade, e falta de respeito por parte dos que deveriam ajudar.

Morram os bancos, não as pessoas inocentes. Não as crianças, não os velhos, não os fracos.”

(Lya Luft, na revista Veja)

* COMBATENDO A CORRUPÇÃO – O Banco Mundial criou uma lista com 150 casos de corrupção no mundo. Paulo Maluf, Daniel Dantas e Edemar Cid Ferreira estão na lista.

* ESTRELAS DOS ESPORTES FATURAM MENOS – Os mais ricos dos atletas dos esportes não são os melhores nem os mais famosos. Representantes com menos significância têm contas bancárias mais recheadas e de causar inveja e ciúme àqueles que estão na mídia. Em 2011, o boxeador filipino Manny Pacquiao recebeu US$ 50 milhões por apenas duas lutas. O jogador de futebol brasileiro Kaká não ganhou nem US$ 15 milhões durante o ano todo.

* CRESCE REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA PETROBRAS – O crescimento da participação feminina na Petrobras tem sido constante. Em oito anos esse crescimento dobrou. As mulheres representam 15,3% do quadro total de empregados e estão presentes em todos os setores da companhia.

* GENÉRICOS EM ALTA – Os detentores de patentes de remédios terão de ceder amostras de seus produto9s para a fabricação de genéricos.

GENTE


* VIVIANE SENNA recebeu nesta quarta-feira, 20, em Paris, o Gran Prix 2012 BNP Paribas, como principal líder mundial em investimento social. Ela enfrentou concorrentes de outros 90 países. Viviane preside o Instituo Ayrton Senna.

* O CHARME DA SEMANA (1)


Ellen Rocha

Jornalista. Trabalha no SBT, em Campo Grande.
Atuou em campanha no Senado.
Passou por alguns veículos de Comunicação locais.
Muito querida, tem mais de 5000 amigos no Facebook.


* O CHARME DA SEMANA (2)







Odete Medeiros Barbosa

Uma amiga querida de muitos anos aqui de Campo Grande.
Educadora aposentada, curte sua plêiade de amigos, a família, seus pinchers e uma tartaruga de 28 anos.



EVANGÉLICOS


* MORRE A MISSIONÁRIA BATISTA MARGARIDA LEMOS GONÇALVES – Morreu no dia 13 a missionária Margarida Lemos Gonçalves, 85, uma das maiores expressões do mundo evangélico batista brasileiro. Ela estava internada na UTI do Instituto Ortopédico de Palmas desde abril, vítima de AVC. Esteve no campo missionário por 63 anos e meio. Deu a sua vida.

Formada em Educação Cristã pelo Iber e Pedagogia pela Universidade do Pará, Margarida foi educadora, oradora, conferencista e pesquisadora. Em Tocantins desde 1948, foi diretora do Colégio Batista de Tocantínia por 32 anos. Fundou e foi diretora do Colégio Batista de Palmas. Foi membro do Conselho de Educação de Tocantins; membro fundadora da Academia Tocantinense de Letras e membro da Academia Palmense de Letras.

Cidadã honorária de Tocantínia, Cidadã Palmense, Cidadã de Lajeado e Cidadã Tocantinense.

Publicou “Beatriz, o que faz feliz” (1964), “Facetas da vida cristã” (2007) e “A missionária que veio para ficar” (2011).

Foi escolhida pela Academia Tocantinense de Letras para ser a homenageada regional da Flit, Feira Literária Internacional de Tocantins, que será realizada de 6 a 15 de julho em Palmas.

Governador e deputados de Tocantins lamentaram e o povo batista chorou a morte da grande missionária. O governador Siqueira Campos decretou três dias de luto oficial. As redes de Televisão a homenagearam durante 10 dias. Estiveram no estado autoridades políticas e eclesiásticas de todo o país. Seu funeral foi nas três cidades onde viveu e trabalhou.

Manifestações por publicações deste colunista nas redes sociais foram muitas e consternadas, inclusive de representantes católicos.

Foi uma vida dedicada a Missões e ao povo carente.

* 17º ENCONTRO DE SOLTEIROS, VIÚVOS E DIVORCIADOS – No Hotel Nacional de Poços de Caldas, MG, 9 a 11 de novembro.

Tema: “Com Cristo não estou só”

Preletores: Dr. Carlos Walter M. da Silva, psicóloga Maria Cristina Merlin Filizola e pastor Júlio Oliveira Sanches. Música: Dr. Handel Cecílio.

Inscrição: R$ 350 (parcelado). Informações: (15) 3324 2193.

* IGREJA BATISTA ESPERANÇA COMEMORA 31 ANOS – As comemorações foram em sua sede neste domingo, 24.

Com 54 membros e tendo à frente o pastor Adriano Cordeiro, há 6 anos, a igreja possui as organizações básicas batistas, tais como Escola Bíblica, Mulheres Cristãs em Ação, Embaixadores e Mensageiras do Rei.

Com cultos nos lares, a igreja apresenta um entrelaçamento, fator preponderante entre as instituições genuinamente cristãs.

No evento se apresentaram o Grupo Adorart, da igreja, o Coral Canto Grande, da Primeira Batista de Campo Grande e o grupo perfeito Louvor – com coreografias e danças ao pandeiro – da Terceira Batista, também de Campo Grande.

* CANTO GRANDE DINAMIZA APRESENTAÇÕES – O coral Canto Grande, de integrantes da Primeira Igreja Batista de Campo Grande vem se apresentando consecutivamente.

Nos últimos dois meses esteve nas igrejas do Aero Rancho, Itatiaia e Portal do Gramado. Neste domingo esteve na Igreja Batista Esperança. No dia 7 de julho, estará no lançamento do livro de Paulo Duarte, na Igreja Batista do Planalto.

Após o dia 7, o grupo entra em recesso, retornando às atividades em agosto, quando já estará preparando o seu repertório para a programação do Natal deste ano.

* PASTOR ADRIANO COMEMORA 40 ANOS DE MINISTÉRIO – O pastor Adriano Pereira de Oliveira estará completando 40 anos de ministério no dia 7 de julho. Estará comemorando na Igreja Batista de Tapiraí, SP, a partir das 19h30.

O preletor do evento será o seu irmão Abel.

O pastor Adriano foi um dos maiores líderes do Mato Grosso do Sul, inclusive presidente da Convenção estadual.

* ACADEMIA EVANGÉLICA DE LETRAS ABRE INSCRIÇÕES – A Academia Evangélica de Letras, AELA/MS, está com inscrições abertas no período de 5 de junho a 6 de agosto, para o ingresso de novos interessados na sua composição.

São pré-requisitos:

I - publicado trabalho original de significativo valor literário e / ou cultural, na linha evangélica (o caso dos escritores e poetas); ou gravado, editado, exposto ou apresentado seu trabalho de forma a torná-lo público e notório (no caso das outras modalidades artísticas).
II – reputação ilibada;
III – membresia regular e ativa numa denominação evangélica, reconhecida como tal;
IV – residência habitual no Estado de Mato Grosso do Sul.

Os interessados devem entrar no site www.academiaevangelica.blogspot.com, onde estão todas as informações.

* ESCRITOR EVANGÉLICO LANÇA LIVRO – O escritor Paulo Pereira Duarte, membro da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, AELA/MS, está lançando o seu livro “O cafezal e as crônicas de minhas memórias” no dia 7 e julho, sábado, na Igreja Batista do Planalto. A igreja fica na aRua José Bonifácio, 426, Vila Planalto. Será às 19h.

* CRISTIANE LANÇA TERCEIRO LIVRO – Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo, lançará em breve o seu terceiro livro, “Casamento Blindado”. Vai falar sobre relacionamentos e outros temas.

Os outros títulos lançados por ela foram “Melhor Que Comprar Sapatos” e “A Mulher V”, todos com mensagens inspirativas.

* IURD CONSAGRA PASTORES EM CAMPO GRANDE – A Igreja Universal do Reino de Deus consagrou ao ministério pastoral no domingo passado Rui Alves e sua esposa Shirlei Alves. Eles vêm trabalhando com a juventude do Mato Grosso do Sul, passaram pelo grupo Nova Geração e são os responsável pelo Força Jovem do estado.

* CAFÉ DA MANHÃ DA AEVB – O café da manhã da Aliança Evangélica Brasileira, seção de Campo Grande, desta quarta-feira, 27, será na Igreja Nova Vida, no bairro Chácara Cachoeira, às 8h30.

* BATISTAS NO MS – São 32 mil membros, em 176 igrejas. Apenas Japorã e Caracol não possuem igreja batista.

* BLOG DO ARÃO E ELZI – Os irmãos Arão e Elzi Salgado, da Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande, estão com um blog inspirativo, onde mensagens esclarecedoras e estimulativas (escritas por eles) são postadas todas as semanas.

São temas variados. O último post traz o tema “O que você acredita é o que você valoreiza. Dê uma olhada lá. Muito importante.

Acesse pelo http://araoeelzi.blogspot.com.br

* PROGRAMA SEJA LUZ, da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira:

* Rede Gênesis (região Centro-Oeste) – sábados, das 17 às 17h30.
* NGT (RJ e SP) – domingos, das 13 às 13h30.
* Rede Boas Novas (Norte, Nordeste e Sul) – domingos, das 14h30 às 15h.
* Rede Super (MG e ES) – domingos, das 15 às 15h30.

* FAMÍLIA EM FOCO – É um programa evangélico do vereador assembleiano Herculano Borges, apresentado por ele na TV Guanandi, de segunda à sexta, às 13h30. Contatos: familiaemfoco@hotmail.com.

* LOUVORES DE JEOVÁ – É o programa radiofônico dirigido e apresentado pelo pastor Eli Rangel na Rádio Difusora Pantanal aos domingos, das 19 às 22 horas. Contatos com ele: 3042 0201.

* VIGÍLIAS DE ORAÇÃO – Na primeira Igreja Batista, todas as sextas-feiras, com início às 22h30. Na Rua 13 de Maio, 2647.

* SÍTIO – A Convenção Batista Cearense possui um sítio próximo a Fortaleza – o Sítio Batista Alberta Stwart – local aprazível e aconchegante. Plantado numa área de 10 há, possui infraestrutura para 300 pessoas, playground, dois campos de futebol, um de vôlei e piscina semi-olímpica.

Contatos: WWW.sitiobatista.xpg.com.br, convencaobatistace@hotmail.com e cbc21ce@gmail.com.

FRASES E CITAÇÕES

“Quando você está em oração, Deus luta por você.” (Missionária Emi Jaimes, de Campo Grande, no Facebook)

“Não há poder no mundo contra aquele que confia em Deus.” (Ruiz de Alarcon)

“Se os homens conhecessem o valor da oração, passariam a vida ajoelhados.” (Dr. Alex Carrel)

“Creio no Deus que fez os homens... não no deus que os homens fizeram.” (Karr)

“Há momentos em que, qualquer que seja a posição do corpo, a alma está de joelhos.” (Victor Hugo)

“Quem vai de joelhos vai mais longe.” (Cleider de Souza Costa)

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” (Jesus, na Bíblia)

__________________________________________________________

EVENTOS

* OFICINAS IMPRENSA EM JULHO

• JORNALISMO EM REVISTA - Módulo I - Pautas e reportagens. Módulo II - Editores de texto e fechadores – 14/07. Palestrantes: Camilo Vannuchi, revista Época, SP, e Edson Rossi, professor, ex-Editora Abril. R$ 377,60

• PREVENÇÃO E GESTÃO DED CRISE – Como jornalistas e profissionais de marketing se preparam para agir durante crises corporativas – 18/07. Palestrante: Vera Lucia Rodrigues, diretora da Vervi Assessoria. R$ 236.

• JORNALISMO EM INTERNET E REDES SOCIAIS - Debate sobre a relação entre jornalismo e redes sociais e a aproximação desses dois universos – 21/07. Palestrante: Roger Modkovski, editor de Mundo do G1. R$ 350.

• JORNALISMO GASTRONÔMICO – Panorama atual e das tendências da cobertura gastronômica no mercado editorial brasileiro – 24/08. Palestrante: Ilan Kow, do grupo Estado/Paladar. R$ 236.

As palestras serão expostas no Centro Cultural Intercom, na Rua Joaquim Antunes, 711, Pinheiros, São Paulo.

Informações e inscrições: http://www.oficinasimprensa.com.br

* A FESTA – Dia 7 de julho na Praça do Rádio. Muita comida típica, dança e música.

Atrações musicais: Gauchinho de Cristo e Bruno e Bial.

Promoção: Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande.

Entrada gratuita. Pede-se uma oferta de R$ 3.

Informações: (67) 3041 4444 e www.primeirabatista.org.br

* FESTA CAIPIRA GOSPEL – Dia 21 de julho, início 20h. Brincadeiras, desafios, touro mecânico e um megaprêmio para o melhor caipira da noite.

A festa será animada pela dupla Bruno e Bial.

Haverá pipoca, cural, pamonha, milho cozido, arroz doce, bolos diversos, canjica e arroz carreteiro.

Traje caipira. Informações: (67) 8121 5141 (Samuel Magela) e 9260 5012 (Taynara Beatriz)

Local: Estância Aconchego. Pro9moção: MS Gospel.

* PROCESSO SELETIVO DA TEOLÓGICA - A Teológica Batista Sul-mato-grossense abre inscrições para ingresso no curso de Teologia no meio do ano. Se você não teve tempo nem condições de fazer no início do ano, aproveite a oportunidade. As inscrições vão até o dia 20 de julho.

Inscrições na Rua José Antônio, 1941. O curso é pago.

* ANIVERSÁRIO DA IGREJA A PALAVRA DE CRISTO do Jardim Carioca. Dia 29 de julho, domingo, às 8h. Festa seguida de almoço.

VIDA POSITIVA


* COMO TRANSFORMAR OS PENSAMENTOS EM REALIDADE

Toda pessoa é o que pensa e seu caráter é a soma total de todos os seus pensamentos.

Portanto, o que está pensando agora e o que pensará amanhã e no próximo mês, é o que virá a ser finalmente.

Este aviso gentil vem se ecoando através dos séculos, mas ninguém jamais o pronunciou melhor que o ensaísta James Allen.

Veja abaixo um trecho de sua obra que foi publicada durante quase 100 anos.

Ele é um dos autores mais citados de toda a história.

(Og Mandino)

* VISÕES E IDEAIS

Os sonhadores são os salvadores do mundo.

A humanidade não pode esquecer seus sonhadores. Não pode deixar seus ideais murcharem e morrerem. Ela os tem como as realidades que um dia há de ver e conhecer.

Os compositores, escultores, pintores, poetas, profetas, sábios – são esses os construtores do mundo. O mundo é belo porque eles existem. Sem eles, a humanidade morreria.

Aquele que acalenta no coração uma bela visão, um ideal sublime, um dia irá realizá-los. Colombo acalentava a visão de um outro mundo e o descobriu. Copérnico nutria a da multiplicidade dos mundos e a do Universo mais amplo e as revelou. Buda contemplava a visão de um mundo espiritual de beleza imaculada, de paz perfeita, e viveu nele.

Acalente suas visões. Acalente seus ideais. Acalente a música que está despertando em seu coração, a beleza que concebe em sua mente, a graça que adorna os seus pensamentos mais puros – pois serão eles que desenvolverão todas as condições maravilhosas, todos os ambientes celestiais. Deles será construído o seu mundo no final, se só a eles permanecer fiel.

Desejar é obter. Aspirar é alcançar. Sonhe com sublimes sonhos e – como sonhar – assim você será. Sua visão é a promessa do que um dia você vai ser. Seu ideal é a profecia naquilo que você acabará se revelando.

A princípio e durante certo tempo a maior das realizações não passou de um sonho. O carvalho repousa na glande; a ave aguarda no ovo. E na mais alta das visões da alma, desperta um anjo vigilante. Os sonhos são as sementes da realidade.

Suas condições podem não estar compatíveis, mas não ficarão por muito tempo se, ao perceber o ideal, lutar para alcançá-lo.

Você vai realizar a visão (não o desejo fútil) do seu coração – seja ele insignificante ou belo, ou uma mistura dos dois – pois sempre estará gravitando ao redor daquilo que, secretamente, mais ama.

Em suas mãos serão colocados os resultados exatos dos seus próprios pensamentos. Vai receber aquilo que merece – nem mais nem menos.

Seja qual for o seu ambiente atual, vai cair, permanecer ou se elevar com os seus pensamentos, com a sua visão e o seu ideal. Irá se tornar tão pequeno como o seu desejo controlado ou tão grande como suas aspirações avassaladoras.

O desatento, o ignorante e o indolente ao verem apenas os efeitos aparentes das coisas – e não as coisas em si – falam de sorte, fortuna e oportunidade. Quando veem um homem enriquecer, dizem: “Que felizardo!” Ao notarem o caráter puro e a grande influência de outro, observam: “A oportunidade só existe para ele!” Não levam em conta as provações, os fracassos e as lutas que esses homens enfrentaram para ganhar experiências. Não reconhecem os sacrifícios que fizeram, os esforços a que se propuseram, a fé que acalentaram para superar o aparentemente intransponível e realizarem a visão do seu coração. Não sabem da escuridão e da tristeza. Veem apenas a luz e a alegria e chamam isso de “sorte”. Não veem a jornada longa e árdua. Contemplam apenas a meta agradável e a chamam de “boa sorte”. Não entendem o processo. Só notam o resultado e o chamam de “oportunidade”.

Em todos os empreendimentos humanos há esforços e há resultados. A potência do esforço é a medida do resultado. Os dons e poderes, bens materiais, intelectuais e espirituais, são frutos do esforço. São pensamentos concluídos, metas alcançadas e visões realizadas.

A visão que se glorifica na mente, o ideal entronizado no coração. Com isto você construirá a sua vida. É nisto que vai se tornar!

(James Allen – Do livro “Como Um Homem Pensa”)

CITAÇÕES


“Se já construíste castelos no ar, não te envergonhes deles; estão onde deveriam estar. Agora, constrói os alicerces.” (Henry David Thoreau)

“Perdoa, amigo, a quem deu um passo em falso. Pensa que também tens um pé que pode resvalar.” (Pierre Joseph Proudhon)

“É mais fácil conservar na língua um carvão em brasas do que um segredo.” (Sócrates)

“Meu filho, lembra-te de que o maior dentre os príncipes é o que ergue para si um trono no coração dos homens.” (Thedor Körner)

O QUE FOI ESCRITO E DITO POR AÍ


“Galileu, quando afirmou que o mundo girava, só confirmou o que os bêbados já sabiam!” (De e-mail circulando pela internet)

“Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?” (De e-mail circulando pela internet)

“O protecionismo tem facetas complicadas. Quando um país começa a fazê-lo, outros ficam tentados a responder com medidas similares. O Brasil, que é uma potência importante e tem sido um aliado global, não pode entrar nesse jogo.” (José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, na Veja)

“Nós da Comissão Europeia temos ferramentas para fazer a economia crescer. Estão e curso nois países do bloco várias reformas estruturais para aumentar a competitividade e investimentos estão sendo feitos em projetos transnacionais, que facilitem o comércio entre os países-membros.” (José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, na Veja)

“O mundo voltou a olhar para o Rio, e as exportações não param de crescer.” (Governo do Rio de Janeiro, em publicidade na mídia)

“Elize Matsunaga, uma mnoça pobre que se tornou prostituta de luxo na juventude, casou-se com um rico executivo, deu-lhe um filho, mas a história teve um fim trágico.” (Revista Veja)

“Alguns relacionamentos são difíceis, principalmente quando um é possessivo ao extremo. Deve prevalecer a confiança mútua entre um casal. Mas... quem procura acha. Neste caso trágico, os dois acharam.” (Kleber Montoril Rocha, na Veja, se referindo a Marcos e Elize Matsunaga)

“Existem rivalidades que atravessam Gerações.” (Publicidade da Warner Bross)

“Somos tão apaixonados pelo futuro que fazemos de tudo para ele chegar mais cedo.” (Publicidade da Saab)

“Cortar o cordão umbilical entre democracia e liberdade de imprensa é matar as duas.” (Ayres Brito, presidente do Supremo, ressaltando o vínculo essencial entre democracia e liberdade de imprensa, que o PT quer destruir)

“A Venezuela está reforçando seu poder militar com a ajuda de aliados como China, Rússia e Irã.” (Hugo Chávez, presidente venezuelano, ao apresentar o primeiro avião espião não tripulado fabricado no país)

“Fala: é pro governador. Vamos lá pagar ele logo no palácio. Chega lá pro Jayme. Já manda ele levar o dinheiro.” (Carlinhos Cachoeira, em conversa gravada pela Polícia Federal e revelada pelo jornal O Globo)

“Estou farto da alegação de que o mensalão é fantasia.” (Osmar Serraglio, deputado federal, PMDB-PR, relator da CPI dos Correios)

“A CPI do Cachoeira decidiu que, por enquanto, não vai convocar para depor o dono do grupo Delta. Isso depois de ele ter ameaçado revelar segredos que envolvem outras empreiteiras com doações clandestinas a políticos.” (Revista Veja)

“Chefões do tráfico no Rio se refugiam em um complexo de favelas da Zona Norte. No novo QG do crime, até a polícia precisa usar um código para ir e vir.” (Revista Veja)

“Se no passado 0o Brasil pegava um resfriado quando os Estados Unidos espirravam, agora é a saúde chinesa que passou a ser acompanhada com atenção.” (Ana Luiza Daltro, jornalista da Veja, alusivo ao incremento da China na aquisição de produtos brasileiros)

PUBLICAÇÕES DIVERSAS


* FERNANDO NICOLAU

JEITINHO BRASILEIRO PARA "NERVOSISMO" FRANCO

Estresse = (inglês: stress)
Estresse – 1) Agressão ao organismo em sua totalidade por agentes de qualquer natureza. 2) Conjunto de respostas fisiológicas, metabólicas e comportamentais a essa agressão. (Em inglês, STRESS – Dicionário da Editora Lafonte Larousse.)
Acima, a fonte da definição de estresse. A definição de "língua franca" foi publicada em edição anterior.
Notadamente, percebe-se que a palavra estresse é grafada de acordo com sua preferência. É uma palavra de origem estrangeira. Já foi comentado antes, que existe um língua franca enraizando-se em nossa cultura: a língua inglesa. Acredito eu, este fenômeno acontece em todos os idiomas. O inglês está tornando-se língua franca.
Porém, além de estar sendo língua franca, está sendo também, "nervosismo franco". Além de ter emprestado o "substantivo", emprestou também todos os seus males.
O que me pergunto é: será que esta agressão e estas respostas, seriam as mesmas se estivéssemos sendo invadidos pelo russo, por exemplo, como língua franca?
Será que conheceríamos o "stress" assim como o conhecemos hoje, ou ao invés de "stress", seríamos infectados por outra patologia característica a outra cultura vigente?
Será que o "estresse" russo é o mesmo que o estresse da Índia? Ou dos mexicanos?
Imagino que o estresse da Índia seja um intensivo de 10 dias de meditação.
Seguindo essa linha de pensamento, me interessei por estresse baiano...
Já pensou, passar dias deitado em uma rede bebendo água de coco?

(Fernando Nicolau, de Curitiba)

HUMOR

FACEBOOK

* FACEBOOK PODE ACABAR AINDA NESTA DÉCADA – Na semana passada esta coluna noticiou que o Facebook tem capitulado em suas intenções. [A notícia é repetida abaixo.]

A empresa quebrou a cara a lançar suas tão sonhadas ações no mercado e malograr. Não teve sucesso nenhum. Suas ações despencaram 29% na primeira semana.

Pesqusa da Reuters/Ipsos revela que quatro entre cinco usuários da rede nunca adquiriram produto ou serviço a partir de anúncios ou comentários da rede, apesar da má educação e agressão do Facebook em jogar propagandas em locais impróprios, dificultando os usuários de visualizarem e manusearem suas páginas.

Também a rede agride usuários, bloqueando-os sem motivos e com mentiras. O editor desta coluna foi bloqueado sob a alegação de acessar vídeo protegido. Ele não acessa vídeos. Foi impedido por uma semana sob a alegação de enviar pedidos de amizade a estranhos. Ele não tem enviado solicitações. Só recebido. Além disto, é prática do Facebook sugerir solicitações de amizade.

Muitos usuários já abandonaram a rede. Apesar da empresa afirmar que possui 83w5 milhões de seguidores, não têm: grande parte abriu uma conta, não a utilizou ou simplesmente debandou.

Mais recentemente, adquiriu a Instagran por US$ 1 bilhão: motivo: a Instagran vinha crescendo vertiginosamente, ameaçando a vanguarda facebookiana.

Notícias divulgadas pela mídia nesta semana colocam que a rede de Mark Zuckerberg, que há seis meses parecia invulnerável, amarga queda em suas receitas em razão da migração de usuários para os dispositivos móveis. O site não foi concebido para a era da mobilidade. Alguns analistas apostam na morte do Facebook ainda nesta década.

* FACEBOOK ENFRENTA DIFICULDADES – A rede de Mark Zuckerberg vem atravessando dificuldades. Uma pesquisa da agência Reuters/Ipsos revela que quatro em cada cinco usuários do Facebook nunca adquiriram produto ou serviço a partir de anúncios ou comentários da rede.

Segundo O Estado de S. Paulo, o estudo ainda revela que 34% dos usuários já dedicam menos tempo à sua página do que há seis meses.

Muitas pessoas estão lá com páginas abertas, mas só as páginas. Uns não as acessam e outros debandaram.

Os resultados reforçam preocupações de investidores, tendo em vista a queda de 29% de suas ações na bolsa, desde a sua estreia. As ações na Nasdaq sofreram queda em seu valor de mercado em cerca de US$ 30 bilhões, segundo Lauro Jardim, da Veja.

No desespero, o Facebook está dando golpe baixo em muitos usuários, colocando propagandas chamativas no alto de suas páginas, dificultando a visualização e manuseio da própria página.

É comum pessoas serem bloqueadas indevidamente. Uma pessoa foi suspensa por sete dias de solicitações de amizade por, segundo a rede, emitir muitas solicitações, quando foi o próprio Facebook que lhe sugeriu os envios.

Recentemente, o Instagram foi adquirido pelo Facebook por US$ 1 bilhão, em dinheiro e ações. Segundo Michael Arrington, fundador da Techcrunchi, o Facebook o adquiriu não por ganância, mas por temer o seu crescimento. O Instagram é um aplicativo de fotos que vinha proporcionalmente ao Facebook, crescendo em maior velocidade e número de acessadores.

* MEUS NOVOS AMIGOS

Que adicionei: De Amambai: Batista Central de Amambai. De Campo Grande: Gláucia Brito, Leonardo Cohnho, Júnior Lilian Tophair, Walquíria Bittencourt Fontes, Zinho Cristaldo e Alex Lourenço da Silva.

Que me adicionaram: De Bonito: Alexsandra Oliveira. De Campo Grande: Thaís Helena (vereadora), Pastora Sueli Silva, Dagoberto Nogueira Filho, Dezinha Pimenta e Marcos Chavante.

* O QUE ESCREVERAM POR LÁ

“Governar pessoas deve parecer negócio de muito fácil execução: não há charlatão, pedante, louco, tolo ou néscio que não se creia habilitado para tão importante ministério.” (Marquês de Maricá – no álbum de Lucy Felix, de Florianópolis)

"A palavra é um chicote que quebra os ossos." (Do mural de Izabelle Georginni Machado, de Rondonópolis)

DATAS COMEMORATIVAS DESTA SEMANA

24: Dia nacional do leite, Dia das empresas gráficas, Dia do caboclo; 27: Dia nacional do progresso, Dia do mestiço; 29: Dia da telefonista, Dia do pescador.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA PASSADA


18: Adriana Corral Tacaci, Solange Flores, Moacir Muniz, apóstolo Natanael Gonçalves e Denize Zorzo; 20: Ana Paula Cardoso e Mattias Cartunista; 21: Malise Kroth; 22: Luciana Gualda e Fabio Lyra; 23: João Rocha (vereador), Regina Câmara, João Marreiro e Cacildo Melo (pastor).

ANIVERSARIANTES DE HOJE: Fernanda Leite e Rhôda Barbosa.

Nota: Os aniversariantes acima são amigos do colunista. Se você deseja registrar o seu aniversário, de um amigo ou parente, contate pelo e-mail ou twitter anunciados no final da coluna.

COMENTÁRIOS A ESTA COLUNA NA SEMANA PASSADA

No Facebook

“Água e vinho. Água e óleo. Quanta diferença! O Brasil sempre mostrando a cara sem-vergonha. Interpretar a expressão ‘sem-vergonha’ como quiser.” (Norma Valle, de Saquarema, alusivo à matéria “Supremo começa a perder a pose”.)

“Creio que a frase "A JUSTIÇA É COMO A SERPENTE, SÓ PICA PÉS DESCALÇOS” se aplica justamente no seu comentário sobre o STJ, e a frase de CHURCHILL também nos vem refrescar a memória sobre o tipo de povo que somos ao aceitar tudo goela abaixo – o que os políticos e magistrados fazem com a nossa nação!” (Izabelle Georginni Machado, de Rondonópolis, alusivo à matéria “Supremo começa a perder a pose”.)

“Este seu comentário é perfeito. Parabéns!” (Regina Ferraresi, alusivo à matéria “Supremo começa a perder a pose”.)

NOTAS E AGRADECIMENTOS


* AGRADECIMENTOS

• À Ana Maria Azevedo, que tem lido e divulgado esta coluna em diversos grupos.

• À Jussara Lanzellotti pelo convite para participar da exposição “Quadrinhos’51”, no Museu Belas Artes de São Paulo, aos sábados, durante três meses.

• À Gibiteca Henfil, pelo convite para participar da Oficina de HQs e Fanzines, no Centro Cultural de São Paulo, de maio a julho.

• Ao Thales Alvarenga pelo convite para a programação de consagração ao ministério pastoral no domingo passado de Rui Alves e Shirlei Alves, na catedral da IURD em Campo Grande.

• Aos “Malditos Cartunistas”, pelo convite para o lançamento das revistas “Tarja Preta” e “Sem Semente”, no sábado, 16, em Juiz de Fora.

• À Daniela Baptista, de São Paulo, pelo convite para participar do 24º Troféu HQMIX no dia 30, no Sesc de Pompeia, São Paulo, onde estarão grandes nomes do quadrinismo e do humorismo nacionais, juntamente com o apresentador Serginho Groisman.

IMPORTANTE – Por princípios e postura próprios, o editor desta coluna não utiliza expressões chulas, obscenas, preconceituosas ou que fomentem o vício e a sensualidade.
__________________________________________________________

NOTAS: Esta coluna é publicada no Jornal da Cidade Online, Jornal Bandeirantes News, Radialistanews e Facebook. Edição encerrada no segunda, 25, às 23h. Fatos relevantes que ocorram após este horário, serão abordados no Facebook, nos jornais e na próxima edição. Comentários sobre a mesma e contatos com o editor: ícone “Comentar”, abaixo, e-mail cleidercleider@bol.com.br, twitter @cleidercleider ou Facebook.com/cleider.desouzacosta.

Cleider de Souza Costa