quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cigarro mata 357 pessoas por dia no país

Um estudo feito pela Aliança de Controle do Tabagismo revelou que 357 pessoas morrem diariamente no Brasil por doenças relacionadas ao fumo e que o tratamento de males ligados ao cigarro custa R$ 21 bilhões anuais às redes públicas e privadas de saúde.

O valor gasto é equivalente a 30% do orçamento do Ministério da Saúde em 2011 e é 3,5 vezes maior que a arrecadação da Receita Federal com produtos derivados do tabaco, além de ser cinco vezes mais do que o governo pretende gastar no combate ao crack até 2014.

O estudo se baseia em dados de 2008 e aponta que, apesar do número de fumantes ter caído no país, o cigarro é responsável por 13% das mortes. Naquele ano, 130.152 mil pessoas morreram das 15 principais doenças relacionadas ao tabaco.

Nesta quinta-feira, dia 31, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e a Organização Mundial de Saúde alerta que o uso de produtos derivados do fumo é a segunda maior causa de mortalidade no mundo, correspondendo a um em cada dez óbitos.

CAMPO GRANDE - MS : VAMOS NO ARRAIÁ DA AMA?


Será dia 22 de Junho a partir das 17 horas, na sede da AMA na Rua José Antonio, 2917 no Bairro Monte Castelo.

Vai ter pipoca, quentão, cachorro quente, pescaria, leilão, cerveja gelada,refrigerante, moça bonita e moço também, som ao vivo, além de muita alegria e descontração. VAMOS?

Para FHC, Lula insiste em "tapar o sol com a peneira" no caso do mensalão

Sobre a polêmica envolvendo o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que Lula realmente tentou influenciar no julgamento do mensalão, e estaria “insistindo em tapar o sol com a peneira”.

"O Lula não é mais presidente. Ele tem a tese de que o mensalão é uma farsa. Ele fez aquela declaração em Paris [em julho de 2005] em que tenta minimizar o mensalão. Se ele fez isso, eu não posso afirmar porque não tenho dados, ele está insistindo na mesma tese, em tapar o sol com a peneira", disse.

Uma reportagem da revista “Veja” revelou que Lula se encontrou com Mendes no escritório do ex-ministro Nelson Jobim em abril e, na ocasião, teria oferecido blindagem ao ministro na CPMI de Carlinhos Cachoeira em troca do adiamento do julgamento do mensalão. O ministro confirma o teor da conversa.

FHC ainda acredita que a briga não irá atrapalhar o julgamento do mensalão e as decisões do Supremo.

Expedição em busca de corpos de guerrilheiros do Araguaia é retomada

A busca de restos mortais de integrantes da Guerrilha do Araguaia está prevista para retornar no próximo dia 10 de junho, segundo informações publicadas, nesta quinta-feira, no blog no Roldão Arruda.

O grupo que fará a nova expedição é formado por representantes dos ministérios da Defesa e da Justiça, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Secretaria de Direitos Humanos e familiares dos desaparecidos.

As buscas ficarão concentradas no cemitério de Xambioá, em Tocantins.

A Guerrilha do Araguaia, organizada pelo PC do B, ocorreu entre 1972 e 1974, as famílias dos desaparecidos buscam informações sobre os locais do sepultamento desde então. Até o momento somente os corpos de Maria Lúcia Petit e Bergson Gurjão Farias foram localizados.

Vice de futebol do Fla revela para torcedores que R10 está afastado

Em conversa com torcedores do Flamengo, o vice-presidente de futebol do clube, Paulo Cesar Coutinho, revelou que Ronaldinho Gaúcho está afastado do time por conta da ausência do camisa 10 no último treino.

O Jogador foi liberado na última segunda-feira pelo Rubro-Negro para visitar a mãe recém-operada em Porto Alegre. Na terça, o atleta pediu para ficar mais um dia na cidade e o pedido foi aceito. Porém, na quarta o meia não compareceu novamente para as atividades e não viajou com o elenco para Teresina, onde o time da Gávea irá fazer um amistoso com a seleção do Piauí.

O diálogo, que ocorreu no hotel que os jogadores estão hopedados, foi gravado em vídeo pelos torcedores. Confira os trechos da conversa:

Coutinho: "Se ele ligasse: Coutinho, estou mal de cabeça pelo caso da minha mãe". Eu iria falar: "Pode segurar a onda". Agora, não aparecer e não dar nenhuma satisfação?!", disse.

Torcedor: "Acho que ele tem que ser afastado"

Coutinho: "Acabei de falar com a presidente do Flamengo. Já está afastado. Já está afastado. Patricia pediu para se desculpar com o povo do Piauí"

O dirigente ainda garantiu que R10 não vai conseguir vencer a suposta briga. "Quem você acha que vai ganhar? O Flamengo tem 100 anos. O Ronaldinho não joga porra nenhuma", declarou.

Sobre o técnico Joel Santana, ele disse: "O Joel não está na discussão. Está chateado com que o Ronaldo fez também. Deixa ele fora dessa briga.

Cadernetas de poupança começam a render menos a partir desta quinta-feira

As cadernetas de poupança passam a render menos a partir desta quinta-feira. O cálculo do rendimento é baseado na taxa básica de juros (Selic), que na última quarta-feira foi alterada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, passando de 9% ao ano para 8,5%.

O rendimento menor só vale a partir desta quinta-feira. O dinheiro investido no decorrer do mês de maio, portanto, continua de acordo com a taxa antiga, pois o rendimento da poupança é calculado diariamente.

As mudanças na caderneta de poupança foram anunciadas no dia 3 de maio, passando a render, via de regra, 6% ao ano mais Taxa Referencial (TR). Pela nova norma, as poupanças abertas a partir de 4 de maio teriam rendimento diferente, quando a taxa básica de juros marcasse 8,5% ao ano.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENFOQUES (Por:Cleider de Souza Costa (30/05)

ENFOQUES DA SEMANA

MUNDO


* CHINA BATE BRASIL EM MERCADOLOGIA – A China compra algodão no mercado brasileiro, transporta pra lá, industrializa, exporta pra cá e suas confecções vendidas aqui são mais baratas que as nossas, que não fazem esse périplo.



* BRITÂNICOS QUEREM WILLIAN E KATE – A monarquia inglesa desfruta de bons índices de popularidade, alavancada pelas comemorações dos 60 anos da rainha Elizabeth 2. Mesmo que 39% dos britânicos aprovem um futuro rei Charles, 48% querem Willian e Kate, emocionados com o carinho do povo, ofuscando a trajetória natural.



* CARTAS SECRETAS DO PAPA GERAM ESCÂNDALO NA ITÁLIA –

A publicação de uma série de cartas confidenciais do papa Bento XVI sobre temas quentes, como as intrigas do Vaticano e os escândalos sexuais do padre mexicano Macial Maciel, provocou desconforto na Itália diante de um vazamento de informações sem precedentes.

Um resumo do livro "Sua Santidade, Cartas Secretas do Papa", escrito por Gianluigi Nuzzi, autor do best-seller "Vaticano SA", sobre as finanças da Santa Sé, foi publicado na sexta-feira, 18, pelo jornal II Corriere della Sera e começou a ser vendido no dia seguinte em toda a Itália.

Baseado em cartas confidenciais destinadas ao papa Bento XVI e ao seu secretário pessoal, Gerog Gaenswein, o livro descreve manobras e confabulações dentro do Vaticano e inclui relatórios internos enviados para o Papa sobre políticos italianos como Silvio Berlusconi e o presidente da República Giorgio Napolitano.

Também relata os confrontos com a chanceler alemã Angela Merkel sobre aqueles que negam o Holocausto, e as confissões do secretário do fundador da Congregação Mexicana Legionários de Cristo, Marcial Maciel, acusado de abusar de crianças e de ter uma vida dupla com duas esposas e filhos.

Este é o maior vazamento de documentos na história recente do Vaticano, que até agora não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

[Veja a notícia abaixo.]

* VATICANO PRENDE RESPONSÁVEL POR VAZAR DOCUMENTOS – Ao serem vilipendiados pelas consequências das denúncias publicadas por Gianluigi Nuzzi em seu livro “Sua Santidade, Cartas Secretas do Papa” e pelo jornal Corriere dela Sera, o Vaticano pôs sua polícia nas ruas à procura dos responsáveis pelo vazamento. Foi presa uma pessoa que está à disposição da magistratura, cujo nome e cargo não foram divulgados.

Os documentos secretos foram vazados pelo mordomo do papa, como nos bons filmes de suspense.

BRASIL


* LULA QUER NORTEAR CPI DO CACHOEIRA –

O ex-presidente Lula está se rebolando para desarticular o julgamento do Mensalão pelo STF. É quase patético o seu esforço. “É inconveniente julgar esse processo agora.”

O esquema do Mensalão foi montado pelos petistas para comprar apoio parlamentar, ganhar simpatia de parlamentares e abastecer as campanhas políticas do partido e dos aliados com dinheiro sujo.

Inicialmente o ex-presidente hopotetisou um caixa dois. Para ele seria um crime menor e corriqueiro no país. Depois apregoou que foi uma farsa montada pela imprensa e pelos inimigos.

Agora, no desespero, está abordando os integrantes do Supremo. O que ele mais cobra é o adiamento do julgamento, o que prescreveria penas de parte dos 36 réus e aposentaria dois ministros com votos favoráveis à condenação.

Nem todos os ministros estão engolindo Lula, embora seis deles foram colocados lá por ele.


* DILMA SE DIZ PREPARADA PARA A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL –





A presidente Dilma Roussef se informa todas as manhãs, via iPad, das turbulências internacionais através do The Wall Street Journal, The New York Times e Financial Times. Em seguida conversa com Guido Mantega por telefone. A presidente Dilma assegura que se o temporal recrudescer na Europa, ela possui armamentos na manga para enfrentar a batalha. (Foto: Gilberto Amaral)





* DIFÍCIL DE ENTENDER – Márcio Thomaz Bastos está cobrando de Carlinhos Cachoeira a bagatela de R$ 15 milhões para livrá-lo da cana. Pergunta você, como Cachoeira conseguiu pagar, se seus bens estão bloqueados? Bastos lhe responde: “Em situações assim, amigos costumam liquidar a fatura.” Hum!




* ÍNDIOS VÃO MONTAR OCAS PARA A RIO+20 –

Um grupo indígena do Alto Xingu, no Mato Grosso, vai construir duas ocas para a Rio+20, na aldeia Kari-Oca, no Jacarepaguá.

Levaram três dias do Alto Xingu ao Rio. Foram 12 horas de barco e o restante de ônibus. O grupo de 21 guerreiros trombou com a incompetência pública ao chegar ao local. O terreno que deveria estar limpo para eles iniciarem os trabalhos, só recebeu o trator da prefeitura dois dias depois. O município dependia de licença ambiental e não a requereu a tempo. O dinheiro para alimentação e infraestrutura também estava capengando na lerdeza do Ministério do Esporte. Para não passarem fome, um funcionário da Fiocruz, proprietária do terreno, pagou-lhs self-service em restaurante japonês de Jacarepaguá com o seu cartão de crédito.

Levaram um caminhão de madeira. Eles precisam montar suas ocas até o dia 12 de junho. Um dia depois, começa o evento. (Foto: Gabriel de Paiva, O Globo)

Em tempo: O leitor Reginaldo Nunes, de Ouro Preto, pergunta pelo Facebook: “Se duas ocas correm o risco de não ficarem prontas a tempo para a Rio+20, e os estádios para a Copa de 2014?”

* CRESCEM DENÚNCIAS AO DISQUE 100 APÓS DEPOIMENTO DA XUXA – Após as denúncias da Xuxa ao Fantástico do dia 20 de que sofreu abusos sexuais até os 13 anos por um padrinho, um professor da escola e um namorado de sua avó [noticiado pela edição anterior da Enfoques], o Disque 100 recebeu 285.051 ligações denunciando exploração sexual de menores.



A Secretaria de Direitos Humanos pretende convidar a apresentadora para participar, na Câmara dos Deputados, de uma audiência pública que vai discutir esses casos.


A expectativa do Departamento Nacional de Ouvidoria de Direitos Humanos é que o número de registros continue aumentando. Mais 90 teleatendentes estão sendo capacitadas para atender pelo Disque Denúncia, que funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.


Só não foi dito se a Secretaria possui estrutura para examinar todos os casos denunciados.




* FLASH DE BRASIL

• DE OLHO NO PIB – O governo não quer que o PIB de 2012 seja inferior ao do ano passado, 2,7%.

MATO GROSSO DO SUL


* MÚSICA E EVENTOS GOSPELS AGORA SÃO CULTURA EM ROCHEDO – Na sessão de sexta-feira, 26, a Câmara de Vereadores de Rochedo, 90 quilômetros de Campo Grande, aprovou a inclusão dos eventos gospels da cidade como manifestações culturais. A propositura foi do vereador Valdeci Nogueira, membro da Igreja Batista daquela cidade.

Prática semelhante foi introduzida no estado do Rio de Janeiro, no final do ano passado, conduzida pelo governador Sérgio Cabral.

ILUSTRADA

* AS 100 MULHERES MAIS BONITAS DO MUNDO –




A revista “Maxim” dos Estados Unidos listou as 100 mulheres mais bonitas do mundo. A lista está encabeçada pela modelo Bar Refaeli, 26, ex-namorada de Leonardo Di Caprio. "Muito feliz e honrada por ser a número 1 na Maxim. Isto é muito empolgante", disse ela.

Todos os anos ela lista as 100 mais belas e sexys. Na lista, aparecem as brasileiras Adriana Lima, modelo, e Jordana Brewster, atriz.

Veja relação e fotos no link http://zip.net/bwgL7m





* ROLLING STONES COMPLETAM 50 ANOS –





A banda britânica Rolling Stones completa 50 anos agora em 2012. Seu primeiro show foi no dia 12 de julho de 1962, num clube de Londres. (Foto: Comments Off)








* ONDE AS PESSOAS VEEM AS NOTÍCIAS –





O portal de notícias Rádio News está com uma pesquisa no ar medindo as fontes de notícias mais acessadas.

50% dos usuários priorizam os sites noticiosos; 25%, todos os veículos; 12,5%, os telejornais. Os outros 12,5% está em aberto.

O site é www.radiornews.com.br, de Campo Grande.









* OS LIVROS MAIS VENDIDOS NO BRASIL NA SEMANA PASSADA


Ficção
• O Filho de Netuno (Rick Riordan), Intrínseca
• A Escolha (Nicholas Sparks), Novo Conceito
• Um Homem de Sorte (Nicholas Sparks), Novo Conceito

Não ficção
• Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Luiz Felipe Pondé), Leya Brasil
• Para Sempre (Kim e Krickitt Carpenter), Novo Conceito
• Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (Leandro Narloch), Leya Brasil

Autoajuda
• Desperte o Milionário Que Há em Você (Carlos Wizard Martins), Gente
• Nietzsche para Estressados (Allan Percy), Sextante
• É Tudo Tão Simples (Danuza Leão), Agir

(Fonte: revista Veja)

* CAMILA PITANGA POR CIMA –



A atriz Camila Pitanga foi a personagem que mais apareceu em comerciais de TV de janeiro a maio deste ano: 2427. Só com a campanha da CEF desbancou os queridinhos dos publicitários, Neymar e Gisele Bündchen.




* FLASHES DE ILUSTRADA

• MAIOR ANUNCIANTE – As Casas Bahia mantiveram o posto de maior anunciante no país, segundo a Meio & Mensagem. O investimento foi de R$ 1,2 bilhão em 2011.

• ROCK IN RIO – Eike Batista pagou R$ 120 milhões pela compra de 50% do Rock in Rio de Medina.

TECNOLOGIA

* AÇÕES DO FACEBOOK CAEM MAIS DE 10% NO INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES – No segundo dia de suas negociações, as ações do Facebook abriram com queda superior a 10%, passando a valer menos dos US$ 38 definidos como preço mínimo da oferta inicial.

Esse desempenho frustrou as expectativas do mercado. Estão previstas mais dificuldades, se o Morgan Stanley deixar de apoiar as ações e administradores de investimentos que aguardavam uma alta optarem por não entrar no mercado.

A entrada da empresa foi um dos eventos mais aguardados por investidores de todo o mundo.

A rede está com mais de 900 milhões de usuários e já levanta dúvidas na manutenção do seu crescimento. Seu lucro caiu 12% em relação a 2011.

Embora tabule mais de 900 milhões de usuários, muitos deles são inativos: pessoas que entram e nada fazem.

FOCALIZANDO

* MAIS PLANETAS – A ciência confirmou a existência de 767 exoplanetas (fora do sistema solar). Mais da metade foram descobertos pelos astrofísicos William Boruki, Stéphane Udry e Geoffrey Marcy.

EVENTOS


* FESTA DAS NAÇÕES, EM RONDONÓPOLIS –






Acontece no próximo final de semana, 1 e 2, a “Festa das Nações” na cidade de Rondonópolis, MT. Com muita diversão e alegria, seis pratos típicos no cardápio, a promoção da Igreja Católica local visa arrecadar fundos para a Comunidade Terapêutica Divina Providência, para a manutenção da recém-inaugurada Clínica de Reabilitação de dependentes de drogas e álcool.






EMPREENDEDORISMO

* PERFIL COBIÇADO – Empresas brasileiras estão interessadas em contratar engenheiro-civil pós-graduado em finanças e em gestão de projetos, com dez anos de atuação, conhecedor do inglês e espanhol, disposto a residir fora do país e viajar. Salários acima dos R$ 10 mil.

EVANGÉLICOS


* 66ª ASSEMBLEIA DA CONVENÇÃO BATISTA SUL-MATO-GROSSENSE – A Convenção Batista Sul-mato-grossense, órgão que congrega as igrejas batistas do estado, estará realizando a sua 66ª assembleia anual, nos dias 6 a 9 de junho. As reuniões serão nas dependências da Igreja Batista Memorial aqui de Campo Grande, na Rua 13 de Maio, 4418.

Na ocasião, acontecerá o 6º Congresso Espiritual da referida convenção.

* PASTORES BATISTAS DE MS REALIZAM PRIMEIRO CONGRESSO – Os pastores batistas de Mato Grosso do Sul estarão realizando seu primeiro congresso no dia 6 de junho, quarta-feira. Será no templo da Segunda Igreja Batista de Campo Grande, na Rua 26 de Agosto, 2005. Será das 9 às 17h.

Em suas preleções, terá o pastor Augusto Rodrigues, secretário geral da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, seccional fluminense.

* TRIBO DE GADE – ”Tribo de Gade” é um grupo pertencente à Força Jovem Brasil, da Igreja Universal do Reino de Deus. Tem por objetivo levar os jovens a terem uma vida de comunhão com Deus.

Atua com esportes, cultura, dança, teatro e outras modalidades, procurando que os jovens tenham uma vida saudável, feliz, e que possam materializar todos os seus sonhos e objetivos.

Está aberto àqueles que desejam fazer amizades duráveis e terem uma vida de vitórias e comunhão com Deus.

Os que desejam participar do grupo, é só chegaram ao Cenáculo do Espírito Santo, da IURD, na Av. Mato Grosso, 921. As reuniões são nos sábados às 15h; domingos, às 14h30 e de segunda à sexta, às 19h.

Mais informações com Thales, pelo (67) 9132 8528 e Arideson, no 9235 2227.

* PASTORES DE ROCHEDO SERÃO HOMENAGEADOS – Os pastores evangélicos da cidade de Rochedo, 90 km de Campo Grande, serão homenageados no dia 9 de junho.

Todos os anos, no segundo domingo desse mês, comemora-se o Dia do Pastor.

O vereador Valdeci Nogueira, membro da igreja batista local, está conduzindo a realização do evento.

A “Enfoques” estará divulgando o encontro, após a sua efetivação.

* SHOW DA BANDA RESGATE EM CAMPO GRANDE – A Banda Resgate estará se apresentando no templo da Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande, na Rua 13 de Maio, 2647, no dia 31 de maio, a partir das 19h.

Os ingressos antecipados custam R$ 20 (entrada inteira) e R$ 10 para meia entrada. No dia, terão 25% de acréscimo. Estão sendo vendidos na Livraria Manancial.

* ADORAÇÃO NA GUANANDI – O Ministério de Adoração e Artes da Igreja Batista do Guanandi, aqui de Campo Grande, estará conduzindo o workshop “Louvor e Adoração” no dia 2, a partir das 14h. Daniela Rodrigues versará o tema “Saúde Vocal” e o pastor Ronaldo, “Passos para um Ministério de Qualidade”.

Será na sede da igreja, na Túlio Alves Quito, 758, Guanandi.

* LOUVOR E ADORAÇÃO – Foi um sucesso a programação realizada pela Igreja Batista do Guanandi, no ano passado.

Ela estará reeditando o êxito no dia 30 de junho. Serão 6 horas de louvor e adoração ao Grande e Arquipotente Deus.

O horário do início da programação ainda não foi divulgado.

* BLOG DO ARÃO E ELZI –

Os irmãos Arão e Elzi Salgado, da Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande, estão com um blog inspirativo, onde mensagens esclarecedoras e estimulativas (escritas por eles) são postadas todas as semanas.

São temas variados. O deste domingo é “O que a vaidade pode gerar numa pessoa”. Dê uma olhada lá. Muito importante.

Acesse pelo http://araoeelzi.blogspot.com.br

* FAMÍLIA EM FOCO – É um programa evangélico do vereador assembleiano Herculano Borges, apresentado por ele na TV Guanandi, de segunda à sexta, às 13h30. Contatos: familiaemfoco@hotmail.com.

* LOUVORES DE JEOVÁ – É o programa radiofônico dirigido e apresentado pelo pastor Eli Rangel na Rádio Difusora Pantanal aos domingos, das 19 às 22 horas. Contatos com ele: 3042 0201.

* VIGÍLIAS DE ORAÇÃO – Na primeira Igreja Batista, todas as sextas-feiras, com início às 22h30. Na Rua 13 de Maio, 2647.

* SÍTIO – A Convenção Batista Cearense possui um sítio próximo a Fortaleza – o Sítio Batista Alberta Stwart – local aprazível e aconchegante. Plantado numa área de 10 há, possui infraestrutura para 300 pessoas, playground, dois campos de futebol, um de vôlei e piscina semi-olímpica.

Contatos: WWW.sitiobatista.xpg.com.br, convencaobatistace@hotmail.com e cbc21ce@gmail.com.


* TRABALHO COM CRIANÇAS – Pessoas têm se levantado, com seus esforços e talentos, e dedicado parte de seu tempo em atividades voluntárias que trazem a alegria e o crescimento a outros que precisam.

Assim é a irmã Odete Barbosa Medeiros, da Igreja Batista, que vem desenvolvendo um trabalho no bairro Nova Lima, aqui em Campo Grande, com crianças carentes.

Há um ano, com música e evangelismo, tem alcançado diversas famílias da região.

Com o crescimento do grupo, Ela está precisando de alguém que a auxilie uma vez na semana, na área da música. Ela se predispõe a treinar a pessoa, ensinando-lhe teclado e outras nuances da música.

Pessoas interessadas podem contatá-la pelo ode_mb@yahoo.com.br

FRASES E CITAÇÕES

“Quando você está em oração, Deus luta por você.” (Missionária Emi Jaimes, de Campo Grande, no Facebook)

“Pessoas ousadas no reino de Deus agitam o coração de Deus.” (Pr. Ivonildo)

“Não há poder no mundo contra aquele que confia em Deus.” (Ruiz de Alarcon)

“Se os homens conhecessem o valor da oração, passariam a vida ajoelhados.” (Dr. Alex Carrel)

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” (Jesus, na Bíblia)

GENTE EM FOCO

* O CHARME DA SEMANA






Bruna Kolling Zilio

De Rondonópolis, MT





VIDA POSITIVA


* COMO DAR AOS SEUS SONHOS A OPORTUNIDADE DE SE REALIZAREM (2ª parte)

Ninguém sabe o que pode realizar até tentar. Isso é tão simples que algumas pessoas fazem vista grossa completamente.

O que quer dizer isso tudo? Dê uma chance para as coisas acontecerem! Dê uma chance para o sucesso acontecer! É impossível vencer a corrida a menos que se aventure a correr; impossível ganhar a vitória a menos que se ouse batalhar.

Nenhuma vida é mais trágica do que a do indivíduo que acalenta um sonho, uma ambição, sempre desejando e esperando, mas nunca dando uma chance para que aconteça. Acalenta o sonho bruxuleante, mas não permite que ele irrompa em fulgor.

As pessoas sonham, mas não ousam. Não estão dispostas a dizer “eu posso”, jamais confiando seus sonhos ao mundo real de ação e esforço. Em resumo, as pessoas receiam tanto o fracasso que acabam fracassando.

Para o indivíduo nessa situação, resta apenas uma coisa depois que todos os argumentos são pesados e todos os custos calculados: faça-o, tente-o. Pare de falar sobre o assunto e faça. Como vai saber se algum dia poderá pintar esse quadro, dirigir aquele estabelecimento, vender este equipamento, obter aquele diploma, ser eleito para aquele cargo, fazer esse discurso, casar com aquela garota, escrever esse livro, preparar aquele suflê, construir aquela casa – a menos que tente?

Fiz coisas que, olhando para trás, parecem quase temerárias. Mas estava tão ansioso para tentar novas coisas e tão confiante de que iria dar certo que apenas flutuei numa núvem de “eu posso”. E, geralmente, descobri que podia. Mas, para saber, primeiro tinha de tentar.

A única coisa que fica entre um homem e o que ele quer da vida é, muitas vezes, apenas a vontade de tentar e a fé em acreditar que é possível. Depois de 30 anos no mundo dos negócios, nada do que aprendi enfraqueceu essa convicção.

Por que tantas pessoas deixam seus sonhos morrerem sem terem vivido? Creio que a razão principal está nas atitudes negativas e irônicas dos outros. Não os inimigos. São os amigos, inclusive pessoas da família. Geralmente é o indivíduo que jamais ganhou US$ 10 mil por ano que conhece todas as razões pelas quais você não pode ganhar US$ 30 mil.

Se tem um sonho, seja qual for, ouse acreditar nele e tente-o. Dê a ele uma chance de acontecer. Não deixe ninguém tirar a fé que tem em si mesmo – a fé que faz as coisas acontecerem.

Se tiver aquela chama de um determinado sonho em algum lugar nas profundezas de seu ser, agradeça a Deus por isso e faça alguma coisa por ela. E não deixe que ninguém a apague.

Meu pai acreditava muitíssimo no potencial do esforço individual. Quando eu era menino, toda vez que me ouvia falar “não posso”, dizia: “Essas são palavras que não existem e se você as disser mais uma vez vou bater essa cabeça dura contra a parede!” Nunca fez isto, mas jamais esqueci o qaue ele queria dizer. Aprendi que, na verdade, não há um bom uso para as palavras “não posso”.

Acredite que pode e vai desacobrir que pode mesmo! Tente! E ficará surpreso diante da quantidade de coisas boas que podem acontecer.

(Richard M. DeVos – Do livro “Acredite”)

____________________________________________

CITAÇÕES


“Executa todos os teus atos como se fossem o último da tua vida.” (Marco Aurélio)

“Se os homens conhecessem o valor da oração, passariam a vida ajoelhados.” (Dr. Alex Carrel)

“Quando não temos uma cruz pesada para carregar, fabricamo-la com dois palitos.” (Valdés)

“Se um homem escreve um livro melhor do que os outros, se prega um sermão mais eloquente ou se fabrica uma ratoeira melhor do que o seu vizinho, ainda que tenha edificado sua residência em meio dos bosques, o mundo abrirá um caminho para a sua porta.” (Emerson)

O QUE FOI ESCRITO E DITO POR AÍ


“O FMI é muito bom quando a crise é na Bolívia, mas quando a crise é nos EUA, o FMI não vale nada.” (Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao Estadão Online)

“Com menos crianças, é possível investir mais em educação, lapidando talentos.” (Ronald Lee, economista norte americano, na revista Veja, sobre a proeminência da população velha no Brasil)

“As pessoas de 70 anos hoje estão tão ou mais saudáveis que as de 60 de três décadas atrás. Elas precisam começara a receber incentivos para adiar a aposentadoria, e não para antecipá-la, como é comum.” (Ronald Lee, economista norte americano, na revista Veja)

“Jornalistas obtêm informações de inúmeras fontes, inclusive de criminosos. Seu dever é publicar as notícias verdadeiras de interesse público. Criminosos passam informações – verdadeiras ou falsas – com a finalidade de atingir inimigos, que muitas vezes também são bandidos.” (Demétrio Magnoli, sociólogo e colunista da revista Veja)

“Como se evidencia pelo patrocínio estatal da calúnia contra Policarpo Jr. [jornalista da revista Veja], a presidente não controla as rédeas de seu governo ao menos no que concerne aos interesses vitais de Dirceu. A trama dos bons companheiros revela a existência de um governo paralelo, que ninguém elegeu.” (Demétrio Magnoli, sociólogo e colunista da revista Veja)

“O bicheiro Cachoeira emudeceu na CPI por ordem de um ex-ministro da Justiça (Márcio Thomaz Bastos) especializado em impedir que se faça justiça.” (Augusto Nunes, jornalista, na revista Veja)

“O mais difícil não é fazer cena de sexo, é assistir.” (Juliana Paes, atriz, na revista Veja)

PUBLICAÇÕES DIVERSAS


* FERNANDO NICOLAU

PATRIARCADO

O termo "patriarcado", literalmente, significa o "papel do pai". O foi adotado pela maioria das teóricas feministas para se referir à forma como as sociedades são estruturadas, valendo-se da dominação masculina sobre a mulher e a opressão dela."

Quero expor aqui, meu apoio às feministas. Anteriormente, já escrevi sobre pré-conceito e discriminação. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que pré-conceito e discriminação é o mesmo que "comer carne crua" ou lutar por "ideia" sem fundamento.

Eu acredito que "patriarcalismo" é o mesmo que ideia sem fundamento. Afinal, qual é o fundamento que garante que a mulher seja menos capaz do que o homem?

Patriarcalismo tinha seu fundamento quando o ser humano vivia em aldeias e precisava sair atrás de caça para sua alimentação. Nesse período, sim, o homem podia fazer valer sua força física. E penso que o homem que mandasse sua esposa para a floresta, atrás de caça, seria um medroso e covarde.

Mas, estamos em outro tempo. Um tempo em que não é preciso esforço maior para se conseguir alimentos, do que simplesmente decidir abrir a porta da geladeira e apanhar o que se deseja comer. É sobre esta decisão que o patriarcalismo se fundamenta nos dias atuais?

(Fernando Nicolau)

FACEBOOK

MEUS NOVOS AMIGOS

Que adicionei: MSsites Sites Editáveis e Oliver Wilson Fernandes (Campo Grande)
Que me adicionaram: Aline Andrade (Andradina), Vander Ferrugio Turini (Rondonópolis), Jarbas Jackson, Aurinete Soares Duarte Macenas, Moacir A. Alcântara e João Rees Dias (Campo Grande).

DATAS COMEMORATIVAS DESTA SEMANA


27: Dia Mundial dos meios de Comunicação, Dia do profissional liberal, Dia da Mata Atlântica; 28 Dia do ceramista; 29: Dia do geógrafo, Dia do estatístico; 30: Dia do geólogo, Dia da decoração; 31: Dia da aeromoça, Dia do comissário de bordo, Dia internacional do combate ao fumo; 1: Dia de Caxias, Dia da imprensa.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA PASSADA


21: Toni Feitosa e Luiz Albino; 22: Ivan Souza; 23: Edimar Maciel e Evandro Vaz; 24: Pablo Mayer, Sylvio Nogueira, Eber Monteiro e Luciana Francisca Coelho; 25: Elza Lúcia Elias Junqueira; 26: Cláudio Batista, Daniel Machado Ramos e Nestablo Ramos Neto; HOJE: Walmir Orlandeli, Renata Andrade e Marcelo Oliveira Silva.

Nota: Os aniversariantes acima são amigos do colunista. Se você deseja registrar o seu aniversário, de um amigo ou parente, contate pelo e-mail ou twitter anunciados no final da coluna.

COMENTÁRIOS À COLUNA NA SEMANA PASSADA


Na coluna (no Jornal Bandeirantes News)

“Cleider, obrigado por enriquecer nosso jornal com sua coluna semanal. Cada dia mais variada e com matérias interessantes. Em menos de 48 horas a coluna ‘Enfoques’ ultrapassou as 391 visualizações de página. Parabéns e sucesso.” (Jornal Bandeirantes News)

No Facebook

“Obrigada, Cleider, pela publicação na sua coluna sobre a Comunidade Terapêutica Divina Providência, de Rondonópolis, MT e Festa das Nações. Que Deus abençoe essa obra, pois ela irá restaurar muitas famílias. Deus abençoe você e sua coluna, que além de muito bom gosto presta utilidade pública. Fique com Deus.” (Izabelle Georginni Machado, Rondonópolis, MT)

ENFOQUES EM MAIS UM SITE

A partir desta edição a coluna “Enfoques” é publicada também no www.radiornews.com, aqui de Campo Grande. O site é dirigido pelo empresário de Comunicação e radialista Clóvis Rogel.

NOTAS E AGRADECIMENTOS

* AGRADECIMENTOS

• À Jussara Lanzellotti pelo convite para participar da exposição “Quadrinhos’51”, no Museu Belas Artes de São Paulo, aos sábados, durante três meses.

• À Gibiteca Henfil, pelo convite para participar da Oficina de HQs e Fanzines, no Centro Cultural de São Paulo, de maio a julho.

• À Igreja Batista do Guanandi, de Campo Grande, pelo convite para participar do 1º Churrasco Missionário neste dia 20.

IMPORTANTE – Por princípios e postura próprios, o editor desta coluna não utiliza expressões chulas, obscenas, preconceituosas ou que fomentem o vício e a sensualidade.
_______________________________________________

NOTAS: Esta coluna é publicada no Jornal da Cidade Online, Jornal Bandeirantes News, Radiornews e Facebook. Edição encerrada na sexta, 25, às 20h. Fatos relevantes que ocorram após este horário, serão abordados no Facebook, nos jornais e na próxima edição. Comentários sobre a mesma e contatos com o editor: ícone “Comentar”, abaixo, e-mail cleidercleider@bol.com.br, twitter @cleidercleider ou Facebook.com/cleider.desouzacosta.

Cleider de Souza Costa