segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Referência, a coluna de variedades do Horizonte MS


Referência

Por: Cristiana Carneiro
Contato: Cristiana@horizontems.com.br

MERECIDO ABRAÇO

Educar é nobre, mais ainda “para quem ama, e tem que educar!” Mostrar o certo e o errado é tarefa de pais inteligentes. No dia a dia, todo filho precisa de um pai que explica, questiona, pergunta, revela, ensina, respeita e acima de tudo ama. Educar é uma construção diária, ao qual, pais e filhos aprendem mais de si e do mundo. E nessa peleja, é possível colher as sementinhas de um amanhã promissor, através do laboratório do amor. Para aquele paizão especial que sempre deu uma mãozinha, uma “mãozona”, as duas mãos por completo, para auxiliar seus filhos, por todos os horizontes da vida, além de estar sempre por perto, aquele abraço e Feliz Dia dos Pais.

CHUMBO TROCADO NÃO DÓI

O presidente do Paraguai, Federico Franco, voltou a dizer em coletiva na última nesta sexta-feira que o Paraguai vai utilizar toda a energia elétrica a que tem direito nas hidrelétricas Itaipu e Yacyretá, até agora “cedidas” para o Brasil e a Argentina. A bem da verdade, o Paraguai ainda não tem capacidade para utilizar todo o potencial energético a que tem direito na hidrelétrica binacional, mas como diria Bento Carneiro - personagem do humorista Chico Anisio - o Vampiro brasileiro, a "vingança será maligrina...!!"

NA BIENAL DO LIVRO

Do pool de colunistas colaboradores do Horizonte MS, dois deles participam da 22ª Bienal do Livro em São Paulo: Inácio Dantas, (coluna Estilo de Vida) e a sul-mato-grossense Raquel Naveira, (coluna Flores e Livros). Aqui vai o caloroso abraço de toda nossa equipe para Inácio e Raquel, desejando sempre muito sucesso.

Inácio Dantas - Monitor universitário de Ciências Gerenciais, pesquisador e estudioso das inter-relações humanas. Pós-graduado (MBA) em Controladoria, Economista, Contador, Escritor de livros de autoajuda, filosofia de vida, romances e corporativismo, tendo 17 livros editados, (13 no Brasil e 4 no México) e mais de 50.000 exemplares vendidos.

Raquel Naveira – Nascida em Campo Grande, é Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN CLUBE DO BRASIL. Diretora da União Brasileira de Escritores/SP, também já escreveu vários livros, entre eles: Abadia (Rio de Janeiro: Imago,1996) e Casa de Tecla (São Paulo: Escrituras, 1999), finalistas do Prêmio Jabuti de Poesia.

EMOÇÃO

Eva Wilma foi a grande homenageada da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu na noite de sexta-feira, na Serra Gaúcha. A atriz se emocionou ao subir ao palco para receber o prêmio do evento.

ETIQUETA PROFISSIONAL

Boas maneiras são indispensáveis, não apenas para diplomatas conduzidos por protocolos nem por madames que querem aparecer nas colunas sociais. Atualmente, quem não aprendeu a dominar a arte de saber viver e se comportar corretamente em todas as ocasiões, sempre acaba deixando muito a desejar e se comprometem cada vez mais através dos erros e gafes que cometem. Esses erros se tornam aparentes nos gestos, na aparência pessoal, na entonação, troca do cartão de visita, no palavreado e até no aperto de mão. Etiqueta profissional, se resume em um conjunto de regras no relacionamento entre colegas de trabalho, e no ambiente de trabalho o respeito é à base de tudo. É no trabalho que convivemos diariamente com as mesmas pessoas na maior parte do tempo, muito mais do que com a nossa família. O que é preciso para mudar, talvez seja a disposição de mudar. E mudança, é bom lembrar – vem de dentro para fora e tem que ser para melhor.

REI LEÃO NA ANIMAÇÃO E NA REALIDADE

“O Rei Leão” foi o desenho animado com a maior bilheteria da história da Disney, sendo superada apenas em 2003 com “Procurando Nemo”, com 312 milhões de dólares nos Estados Unidos e quase 800 milhões ao redor do mundo. No Brasil, fez mais de 500 mil pagantes na estreia e cerca de 4 milhões no total. Mas sobre o Rei Leão, o que gostaria de enfatizar, é a mensagem de pai para filho extraída do filme: “Tudo que o sol toca é o nosso reino”. Na realidade funciona assim: “Tudo que eu te ensino é para o seu bem”.

DITO & ESCRITO

“Quem te viu quem te vê. Dilma condenava as privatizações e vai privatizar. Enquanto isso, trata o sindicalismo petista a pão e água”. (Deputado Marcus Pestana do PSDB-MG, sobre o pacote de concessões que a presidente lança na semana que vem e a resistência em negociar com os grevistas).

“Por quê será que Luiz Inácio não foi denunciado? Eu sou intrigado com isso. Nesse Brasil o pau só quebra nas costas do pequeno”. (Délio Lins e Silva, advogado de Jacinto Lamas).

"Vocês não têm ideia de como era pesada a vida. Hoje, de alguma maneira, a vida está mais macia. A gente não sabe bem onde está o bandido, onde está o herói. [...] A dificuldade é no que redundou pra esse país toda essa transformação. No que há de verdade nessas estatísticas que soltam em cima da gente". (AtrizFernanda Montenegro, em discursou para a plateia da peça Eles Não Usam Black Tie no Rio).

"A sorte me acompanha, tenho corpo fechado à inveja, a intriga não me amarra os pés, sou imune ao mau-olhado..." (Jorge Amado que no último dia 10 completaria 100 anos de idade).

"Eu diria que ler Jorge Amado com um olhar contemporâneo é lê-lo, em primeiro lugar, como grande escritor que foi, dedicando a ele todas as reverências que merece. (José Castello, crítico de literatura)

"Esta decisão não tem volta. Somos donos de 50% da energia em Itaipu e Yacyretá. Não vamos usar nossas dez turbinas em Itaipu da noite para o dia, mas vamos preparar o envio dessa energia para os polos de desenvolvimento". (Frederico Franco, presidente do Paraguai sobre o fim da cedência de energia para Brasil e Argentina)

“Quando você conhece um cara honesto, fraterno, bacana mesmo, você já pode pensar: esse filho da mãe deve ser marciano”. (Ziraldo, na Bienal em SP sobre seu livro “Os meninos de Marte”, pois na visão do escritor, os “marcianos” têm a alma aberta para o melhor sentimento do mundo).

POPULAÇÃO INDÍGENA

Dados divulgados na última sexta-feira pelo IBGE constataram que 315,2 mil índios vivem na zona urbana. Segundo o Censo 2010, 36,2% dos índios moram nas cidades e 502,8 mil vivem na zona rural, 63,8% do total. O Censo 2010 ainda investigou pela primeira vez o número de etnias indígenas (comunidades definidas por afinidades linguísticas, culturais e sociais), encontrando 305 etnias, das quais a maior é a Tikúna, com 6,8% da população indígena. Também foram identificadas 274 línguas indígenas. Dos indígenas com 5 anos ou mais de idade 37,4% falavam uma língua indígena e 76,9% falavam português. Nas terras indígenas, nos grupos etários acima dos 50 anos, a taxa de analfabetismo é superior à de alfabetização.

MISS MS

Simpática e bonita, Karen Recalde é a nossa representante oficial no Miss Brasil 2012. Karen, 22 anos, acadêmica do curso de direito e representante de Três Lagoas, foi eleita a mais bonita sul-mato-grossense no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a participação de 17 candidatas ao título, na última quinta-feira (9). O segundo lugar ficou com a Miss Campo Grande, Haruê Chuiji e em terceiro, a Miss Naviraí, Vanessa Brum. O concurso foi realizado nos moldes nacionais. Além do desfile de gala as representantes também desfilaram de maiô.

DICA LEGAL PARA LIMPAR PRATA

Anéis, pulseiras e outros adornos de prata podem escurecer com o passar do tempo. Isso acontece por causa das partículas de enxofre, que aderem à superfície do metal e formam uma camada cinzenta de sulfeto de prata. Mas como brasileiro sempre dá um jeitinho em tudo, fica aqui a dica: ferver um pouco de água e adicionar papel de alumínio, bicarbonato de sódio e sal de cozinha. Jogue o adorno escurecido e veja a camada escura desaparecer como mágica.

PAIS QUE MARCAM

O Pai que educa

O Pai que dá bons exemplos

O Pai que ama e respeita seus filhos

O Pai presente é um timoneiro na educação de seus filhos

O Pai que defende, protege, cuida e dá umas duras de vez em quando ou sempre.

NA VIDA – Não existe vento favorável para aquele que não sabe aonde vai nem o que quer da vida. Saiba atrair a sorte até você com exatidão e sabedoria. Excelente semana e até domingo que vem!

Nenhum comentário: