domingo, 5 de agosto de 2012

Referência, a coluna de variedades do Horizonte MS

MERECIDO ABRAÇO - O Mercado Municipal Antônio Valente, inaugurado em agosto de 1958, tem sua origem numa feira livre de carnes e verduras que ocupava uma grande área margeando os trilhos da Noroeste, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 7 de Setembro. A feira funcionou até o final dos anos 50, quando o terreno foi doado à Municipalidade. A partir de então, o Mercadão passou a ser referência na comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, peixes e especiarias tendo sido durantes anos um dos locais de comércio aberto ao público nas manhãs de domingo. Atualmente o Mercadão, como é mais conhecido, é administrado pela Associação dos Mercadistas. Parabéns para seus dirigentes e comerciantes, este é o nosso Mercado Antônio Valente, fazendo jus à sua história, através , de um povo trabalhador que é símbolo campo-grandense.

MENSALÃO DO LULA - Após sete anos, o Judiciário brasileiro começou a julgar a denúncia de que, entre 2003 e 2005, o governo do ex-presidente Lula desviou recursos públicos para comprar apoio político. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, qualificou o mensalão como o mais ousado e escandaloso esquema de corrupção e desvio de dinheiro público descoberto no Brasil. Trata-se do julgamento mais importante no país desde a Constituição de 1946 - envolvendo 38 réus. Caso os réus REALMENTE sejam condenados, o STF sinalizará aos políticos brasileiros que a corrupção não ficará mais impune. O processo tem mais de 50 mil páginas. Desde que o Supremo aceitou a denúncia da procuradoria-geral da República, há 5 anos, mais de 600 pessoas prestaram depoimento para essa ação penal. E Lula, fica como...? Bem, se ficar claro que houve corrupção em seu governo, é certo que a imagem do ex-presidente petista ficará comprometida. Mas aí, o problema será dele!

MENSALÃO II - Ao todo, o mensalão tem 234 volumes e 500 apensos. São 50 mil páginas com vários tipos de provas, como depoimentos da CPI, quase 600 testemunhas de acusação e de defesa, cheques, contratos, livros contábeis, documentos fiscais, transferências bancárias, contratos, discos rígidos e mídias digitais. Todo esse material, com a indicação de fatos e o registro de dados que deverão ser levados em conta pelos ministros, enfrenta ainda o grande desafio de ter comprovada sua credibilidade. E mais ainda da conexão entre os crimes - uma aposta dos advogados para livrarem seus clientes da condenação. Que a JUSTIÇA seja feira!

NOVA IDENTIDADE - Criada em 2009 a nova cédula de identidade ou RIC (Registro de Identidade Civil - RIC) já está sendo emitida no lugar do RG desde o início de 2011. O novo documento reúne as mesmas informações do antigo, além de CPF, título de eleitor e registro de nascimento, vinculados a um cadastro eletrônico. O objetivo desta mudança é o combate a fraudes e a crimes utilizando o documento falsificado. O procedimento para a sua emissão é o mesmo do antigo, e quem quiser já pode substituir O RG pelo RIC.

A VEZ DA MELANCIA - Emagrecer nem sempre é um processo fácil e toda ajuda é sempre muito bem vinda. Dicas, truques de exercícios e principalmente de alimentação correta aparecem todos os dias. Além de tudo isso, existe aqueles segredinhos básicos para deitas emergenciais, que mostram excelentes resultados. A onda do momento é a dieta do suco de melancia. Isso mesmo! Essa é a novidade que ganhou adeptos do mundo inteiro e até mesmo as celebridades de plantão estão fazendo uso do suquinho, que é uma mão na roda para as moçoilas que querem perder aqueles quilinhos a mais. Rica em potássio, a fruta é diurética e ajuda a desinchar. Sem falar nas tão famosas propriedades antioxidantes – muito licopeno, que diminui a pressão e ajudam na prevenção de problemas cardíacos. Por ser composta de 95% de água, a melancia é ótima para enganar a fome e não engorda.

ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS - Nos dias 1 e 2 de setembro de 2012, na Praça Nelito Câmara, será realizado o 8º Encontro do Fusca e Veículos Antigos de Ivinhema. O encontro organizado pelo CAR – Clube dos Amigos Reliqueiros do Noroeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, pretende expor mais uma vez raridades de arrancar o folêgo. O evento realizado anualmente em Ivinhema, cidade a 283 quilômetros de Campo Grande, já faz parte da tradição local, onde aproximadamente 16 mil pessoas prestigiaram o encontro no ano passado com a exposição de 150 modelos.

DITO & ESCRITO

"O Julgamento do Mensalão vai ser a primeira prova de fogo para o Judiciário brasileiro no âmbito político". (Octaciano da Costa Nogueira, ex-professor de ciência política da Universidade de Brasília - UnB, à BBC Brasil).

“Acho que os gays no Brasil tinham que ter um pouquinho mais de consciência do seu significado como grupo. É vulgar ter que ficar subindo em caminhões nas paradas gays e ficar se beijando uma vez por ano para se mostrar. Quatro milhões de gays juntos elegem um presidente da República”. (Ney Matogrosso, que no dia 1º de agosto completou 71 anos)

“Bom dia querida Cris, dá uma chamada para o Festival de Pipas que acontecerá no domingo, 12 de agosto – Dia dos Pais na Feira Central” (Graciella Pimentel, comerciante na Feira Central)

'Não quero saber. Confio em você". (Delúbio Soares, para seu advogado Arnaldo Malheiros, quando começou a explicar o que faria no STF para defendê-lo).

"O homem verdadeiramente feliz se conhece pelas boas obras; não as que ele diz que faz, mas as que ele faz sem dizer”. (Inácio Dantas, escritor e um dos colunistas do Horizonte MS, que na semana passada lançou mais uma obra na Bienal de São Paulo)

“Existe um só sucesso: ser capaz de viver a sua vida do seu próprio jeito”. (Christopher Morley – Romancista americano)

DITO & ESCRITO - “O contato com a população nos bairros da cidade tem me ensinado muito. As pessoas se sentem à vontade em se abrir e compartilhar conosco aquilo que realmente influencia em suas vidas e eu quero fazer a diferença, como fizeram as minhas antecessoras, Beth Puccinelli e Antonieta Trad. (Rachel Giroto ao lado do marido e candidato a prefeito de Campo Grande pela coligação Mais Trabalho Por Campo Grande).

LUGO E LULA – Após visitar o ex-presidente Lula, o presidente deposto do Paraguai Fernando Lugo comentou com a imprensa que conversaram sim, sobre polítca, mas que não sobre mensalão – e que Lula estava muito tranquilo, feito “água de poço...!”


FÓRUM DO VAREJO – Nos dias 6 e 7 de agosto acontece o FÓRUM DO VAREJO, onde entendidos do assunto estarão reunidos para discutir marketing sensorial, tendências, tecnologia, palestras, workshops, inovação e muito mais. Sobre o tema "Inovação digital para micro e pequenas empresas - Soluções eficientes e de baixo custo em comércio eletrônico", a palestra será do publicitário Edgar da Silva Ramos da ShapWeb, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O fórum acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

ETIQUETA PROFISSIONAL – O que seria exatamente ter boas maneiras no ambiente de trabalho? Por que se fala tanto em inteligência emocional? Por que ter educação, bom senso e traquejo social são atitudes tão valorizadas profissionalmente? Simples! Porque hoje, uma pessoa que não tem educação, não se refina nem se atualiza com as boas maneiras pode comprometer seriamente o seu futuro profissional. A partir da semana que vem, retornando a pedido de leitores sobre dicas de comportamento no trabalho. A difícil arte de lidar com o ser humano!

INTERNADO EM SÃO PAULO – Após sofrer um AVC, o senador Antônio Russo, foi internado no Hospital dos “famosos” políticos e celebridades, Albert Eisten, em São Paulo. Russo assumiu mandato no Senado em 28 de agosto de 2011, em substituição à Marisa Serrano que renunciou o mandato do povo que a elegeu por alguns anos, para assumir vaga de Celina Jallad e garantir aposentadoria pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).

PEDALANDO COM SAÚDE - Para quem sempre anda de carro ou ônibus, o ideal seria arranjar, no mínimo, três horas por semana para andar de bicicleta. Os benefícios para quem anda de bicicleta começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos pedalando. Andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma". Este é o resultado final de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto. Confira os resultados obtidos: 10 minutos – Melhoria articular, 20 minutos – Reforço do sistema imunitário, 30 minutos – Melhorias a nível cardiovascular, 40 minutos – Aumento da capacidade respiratória, 50 minutos – Aceleração do metabolismo e 60 minutos – Controlo de peso e ação anti-stress.


NA VIDA E NO COTIDIANO
"O Coelho Branco colocou seus óculos e perguntou: 'Por onde devo começar, se Vossa Majestade, permite?'
'Comece pelo começo, e siga até o fim!', respondeu o Rei com grave entonação '. (Lewis Carroll - Alice no País das Maravilhas). Devemos fazer o mesmo. Ótima semana e grandes realizações.

Cristiana Carneiro
Contato: Cristiana@horizontems.com.br

Nenhum comentário: