quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Luiza Almeida estréia nos Jogos de Londres nesta quinta-feira 2

Única representante latino-americana na disputa individual do Adestramento, a amazona paulista Luiza Tavares de Almeida, 20 anos, entra pela primeira vez na pista do Greenwich Park – palco das competições de hipismo nas Olimpíadas - nesta quinta-feira 2, quando 25 dos 50 conjuntos (cavalo/cavaleiro) de 23 países abrem a competição. Os outros 25 conjuntos finalizam esta primeira fase do Adestramento na quinta-feira 3. “É uma responsabilidade enorme, e vou dar o meu melhor. Esta é minha segunda Olimpíada. Estou muito mais experiente e madura, porém, cada prova é uma prova. O aprendizado é enorme em uma Olimpíada, e ter a chance de conviver com os melhores atletas do mundo é simplesmente maravilhoso”, diz.

Luiza Almeida fez sua estréia olímpica em Pequim 2008, aos 16 anos, quando entrou para a história dos Jogos como a mais jovem atleta do hipismo na história das Olimpíadas, título que ainda mantém.

A montaria de Luiza é o Puro Sangue Lusitano Pastor, animal importado de Portugal no final de 2010, depois de ter sido treinado e participado de provas na França. Juntos desde 2011, Luiza e Pastor já contabilizam uma medalha de ouro individual e outra de prata por equipe nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, além de terem integrado a equipe brasileira de Adestramento no Pan de Guadalajara.

Desde final de maio Luiza Almeida vinha treinando em Hamburgo, na Alemanha, com seu treinador internacional Dolf Keller. A amazona chegou a Londres no dia 27/8 para participar da cerimônia de abertura dos Jogos e para fazer os últimos treinos antes da competição.

Luiza, que é 3º Sargento da Cavalaria do Exército, vai competir fardada. A expectativa da atleta é ficar entre os 30 melhores conjuntos do Grand Prix para poder voltar à pista na terça-feira 7, quando acontece o Grand Prix Special – onde serão definidas as medalhas por equipe -, e de onde saem os 15 melhores conjuntos para a disputa por medalha individual no dia 9, durante o Grand Prix Freestyle, prova com coreografia livre e música.

Trajetória de Luiza Tavares de Almeida no hipismo

A paulista Luiza Tavares de Almeida, 20 anos, é a amazona de maior expressão do Adestramento - modalidade hípica olímpica - do Brasil na atualidade.

Montando desde a infância em provas de Salto, optou aos 13 anos pela modalidade Adestramento para corrigir a postura em cima da sela. Apaixonou-se pelo esporte e deu início a uma série de conquistas.

Aos 15 anos foi medalha de bronze por equipe no Pan do Rio/2007 e Campeã Brasileira Junior.

Aos 16, integrou a inédita equipe brasileira nos Jogos de Pequim 2008, onde entrou para a história como a mais jovem atleta do hipismo em uma Olimpíada. No mesmo ano conquistou o título de Campeã Brasileira Sênior Top.

Aos 18, foi convidada a participar do World Cup Dressage 2009, na Holanda, disputa que reúne os 15 melhores conjuntos de Adestramento do mundo. Luiza foi a primeira representante da América do Sul na competição. No mesmo ano foi a vencedora do Prêmio Brasil Olímpico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Aos 19, integrou a primeira equipe brasileira de Adestramento nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky 2010, nos Estados Unidos, e voltou a ganhar o Prêmio Brasil Olímpico. Ainda aos 19, no início de 2011, foi convidada pelas Forças Armadas para participar dos Jogos Mundiais Militares realizados no Rio de Janeiro. A amazona cursou a Escola de Equitação do Exército, também no Rio, onde se formou como 3º Sargento da Cavalaria. Nos Jogos, foi medalha de ouro Individual e a prata por Equipe.

Em 2011, logo depois de completar 20 anos, integrou a equipe brasileira nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, sagrou-se Bicampeão Brasileira Sênior Top, e pelo terceiro ano consecutivo conquistou o Prêmio Brasil Olímpico (COB).

Em 2012, volta ao palco olímpico como a única representante da modalidade Adestramento da América Latina na disputa individual nos Jogos de Londres.

Informações para Imprensa:
Rute Araújo
(11) 99131-4712 / 5666-8524
Ruthe.araujo@uol.com.br
Foto de Ney Messi/Divulgação

Nenhum comentário: