sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A corrupção e o futuro

Autor:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Existem países e continentes com muitas, outros com raríssimas riquezas naturais, o que mostra a capacidade humana de adaptação e de geração de possibilidades nas mais diversas situações.

Com as atuais facilidades de comunicação, é possível ver imagens das enormes diferenças de alimentação, saúde, educação, cultura e riqueza entre os mais diversos povos que habitam a terra, que anteriormente só imaginávamos.

Podemos observar que muitos países com riquezas naturais abundantes são pobres, em todos os sentidos, enquanto outros, bastante desprovidos dessas riquezas conseguem ser ricos, com sua população possuindo um elevado nível cultural e excelente qualidade de vida.

A conclusão é de que as riquezas não são suficientes para proporcionar boa qualidade de vida de uma população, se esta não tiver o conhecimento necessário para sua exploração, se for governada por pessoas incompetentes ou por líderes ditadores e corruptos, que aumentam sua fortuna em detrimento da falta de cultura e da opressão de seus subordinados como temos visto em vários países.

Excluindo-se os casos citados, percebe-se que a saúde é desigual de acordo com as regiões, principalmente por dois fatores: as riquezas naturais ou sua falta - como nas regiões áridas- e a cultura da população.

As consequências de uma acabam gerando outras, como na educação, dificílima de ser alcançada por pessoas pobres, residentes em locais distantes dos centros urbanos ou em países desprovidos de recursos para maiores investimentos na área educacional.

A cultura dos povos influi muito, tanto no alcance de progressos como na manutenção de atrasos, o que é facilmente notado nas diferenças entre os países asiáticos, africanos e sul-americanos, todos com suas características culturais e religiosas distintas.

Além das diferenças climáticas, de riquezas naturais, culturais e religiosas, populações inteiras são prejudicadas por décadas e até por gerações quando submetidas a dirigentes mal intencionados, corruptos ou com ideologias ultrapassadas como podemos ver em diversos desses países e também no nosso.

Países como o Brasil, com riquezas naturais vastíssimas, inigualáveis, ainda não é uma das maiores potências do mundo em decorrência de nossos dois maiores problemas: nossos políticos e a corrupção.

A região nordestina brasileira, ao arrastar seu atraso por décadas, é um exemplo disso, com milhões de pessoas mal alimentadas, sem acesso à educação, despreparadas para a modernidade, simplesmente por estarem, há décadas, comandadas por políticos inescrupulosos que, às suas custas, amealharam e continuam aumentando suas fortunas, dentro e fora do país.

Com os conhecimentos atuais, a aridez regional não pode ser a responsável pela falta de água ou de produtividade de suas terras, pois onde lá se irrigou, a produção frutífera é de qualidade inigualável e tanto a irrigação como a dessalinização da água do mar são técnicas já muito conhecidas e utilizadas em vários países.

Como só aprendemos o que nos mostram, é necessário incentivar uma imprensa totalmente livre, que cada vez mais mostre aos brasileiros os desmandos, roubos e assaltos aos cofres públicos cometidos por nossos políticos, para que, conscientemente, iniciemos uma verdadeira faxina, nos Três Poderes Constituídos.

Persistindo o quadro atual, onde a população nasce, cresce e fica adulta em meio à corrupção, na próxima geração ela sequer será questionada.

SAUDADES...APENAS SAUDADES!

*Por: Helena de Paula Paula

Sentado na sua cadeira de balanço,
José Elias olhava para a rua...
Via seu neto que empinava uma pipa,
Via também outros garotos que jogavam bola,
corriam de um lado para outro.
Agilidade que ele não tinha mais.
Seus olhos também perderam um pouco do brilho, mas ainda assim conseguia ver além...
Muito além da linha do horizonte.
Sua filha, Maria Cecília, pela terceira vez o chamava.
- Pai! O jantar está na mesa... Vem antes que esfrie, mas José Elias estava bem distante dali.
Seus pensamentos o levavam constantemente ao passado, ao encontro dos seus três amigos de outrora; Oscar, Arnaldo e Waldomiro, onde faziam o que mais gostavam de fazer... Pegar o bondinho de Santa Tereza e todos se encontravam na casa de Arnaldo, filho de Dona Sebastiana, a dona da pensão Aurora. Lá se reuniam todas às tarde de sábado...
Cavaquinho, pandeiro e violão.
Era ele o dono de uma bela voz, sempre era o escolhido para cantar nas noites de serestas , que faziam embaixo das janelas, das mocinhas apaixonadas.
Dona Sebastiana era uma mulher de fibra, perdera seu marido em um acidente de trabalho, mas a vida não a derrubou.
Era dali, daquela pensão que ela tirava o sustento de toda família.
Ela sabia; Quando os meninos, como ela os chamavam, se reuniam, tinha que ter, aquele caldinho de feijão, o caldo de mocotó com bastante pimenta cheiro verde e o pão Sírio que ela aprendera a fazer.
Todos adoravam seus caldinhos bem conhecidos na região.
Ela com uma simpatia que Deus lhe deu, sempre sorrindo e às vezes ate ensaiava uns passos de dança com um dos meninos que para ela eram como filhos.
Tudo era uma alegria só, as canções iam soando noite adentro...
A DEUSA DA MINHA RUA...
MEU CORAÇÃO; NÃO SEI POR QUE BATE FELIZ...
QUE SAUDADES DA PROFESSORINHA QUE ME ENSINOU O BEABÁ...
EU AMANHEÇO PENSANDO EM TI, EU ANOITEÇO PENSANDO EM TI...
E assim, Nelson Gonçalves, Ataulfo Alves e outros seresteiros iam surgindo, todos tinham uma historia engraçada para contar, pois boêmios como eles eram, as noites de serestas nem sempre terminavam bem.
Vez ou outra era um pai que acordava no meio da noite e os expulsavam ou até mesmo muitos baldes de água os obrigavam a voltar para casa mais cedo.
Eles eram felizes. Porém, o tempo passou, Jose Elias se casou com a professorinha e seus velhos amigos se foram,cada um seguiu seu caminho.
Estes encontros agora só mesmo nas lembranças.
Lembranças que eram interrompidas pelo insistente chamado de Maria Cecília...
–Pai, vem! O jantar esta na mesa.
José Elias resignadamente volta do passado,senta-se à mesa quieto... Come automaticamente, pois em sua mente ainda resta um trechinho da canção de Nelson Gonçalves...

ME DEIXE AO MENOS, POR FAVOR PENSAR EM DEUS!

*Helena de Paula Escritora do Romance "MOINHOS DE VENTO" e do O HOMEM QUE AMEI! Editora Barauna. e-mail: mhelenap66@hotmail.com

A VIDA É ASSIM...

*Por:Helena de Paula Paula

Silvia dirigia pela Avenida Vinte e três de maio... Era seu ultimo dia de trabalho. O trânsito estava horrível, era véspera de um feriado prolongado, mas o que para ela deveria ser motivo de alegria infelizmente não fora pois, com uma tempestade se aproximando, o pavor tomou conta dela..Sabia que não demoraria muito e estaria presa na chuva no engarrafamento. Motivo do terror que tomara conta dela... Silvia ha algum tempo fazia tratamento para síndrome do pânico. Ela que já havia presenciado tantas situações de verdadeiro terror nas ruas de São Paulo enquanto dirigia. Viu certa vez uma mãe gritando desesperada, pois seu carro fora levado por bandidos com seu bebezinho dentro. Viu um homem ser baleado em plena luz do dia num farol por tentar reagir a um assalto, agora era uma gang de motoqueiros que assaltavam e matavam sem piedade quem cruzasse no caminho deles. Como se tudo não bastasse, Silvia também fora certa vez arrastada dentro do carro por uma enchente que inundou seu carro em questão de minutos, fora salva graças a ação rápida dos bombeiros.

Ela ia completar quarenta anos, e seu casamento estava a ponto de desmoronar, pois com um emprego que a consumia ela foi deixando passar a chance de ter um filho tão desejado pelo marido. Quando a síndrome do pânico tomou conta, ela decidiu; Não iria mais trabalhar... Pena que ficou só na ameaça, pois Silvia continuou no emprego.

Um dia ela sentiu uma vertigem, acreditou ser por causa dos remédios que ela havia parado de tomar por conta própria. Mas as vertigens continuavam mesmo depois de voltar a tomar os remédios. Decidiu que era hora de fazer uns exames... "Surpresa" Ela estava grávida! Sim grávida, beirando os quarenta anos... Agora sim, não iria mais trabalhar. Ia voltar para o interior.Ia criar seu filho numa cidadezinha tranqüila, queria vê-lo crescer jogando bola na rua, brincando com amiguinhos, ia estudar numa escola pequena, mas segura.Não ia querer criar seu filho no meio daquela loucura que era cidade grande.

Enquanto pensava, Silvia presa no meio daquele congestionamento que não andava, segurava com força a bolsa com um terror crescente, ali continha ali seu ultimo salário. Era como se ela quisesse proteger aquele inicio de vida tranqüila que se aproximava. Quatro horas da tarde... O céu escureceu rapidamente e a chuva caiu torrencialmente. Silvia sentiu que ia ser de novo arrastada pela enxurrada, ou então ia ser assaltada. Suava frio, sua mente criava monstros, sua mente mostrava o perigo de todos os lados ...Assim quando um motoqueiro bateu no vidro do carro ela já estava num grau máximo de terror e pânico, tirou rapidamente uma arma da bolsa e descarregou varias vezes no motoqueiro, matando-o nas ruas enlameadas de São Paulo.

Imediatamente alguns amigos do motoqueiro morto se aproximaram e em pânico diziam _Ele só queria avisar que o cinto de segurança estava para fora impedindo que a porta fosse fechada adequadamente.

E ali, naquela tarde chuvosa, em meio aquele caos, Silvia via ir por água abaixo o sonho de viver tranqüila numa cidadezinha do interior. Esta é mais uma historia que a vida escreve!

*Helena de Paula Escritora do Romance "MOINHOS DE VENTO" e do O HOMEM QUE AMEI! Editora Barauna. e-mail: mhelenap66@hotmail.com

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bovespa varia pouco e evolução do dólar continua assustando

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) manteve-se quase estável, com uma pequena alta após um dia muito flutuante. Durante a manhã o mercado estava animador e na tarde operava com fortes quedas. Ainda assim, o Ibovespa fechou com valorização de 0,21%, aos 53.384 pontos. No mês a principal bolsa de São Paulo acumula perda de 5,51% e, no ano, de 22,97%.

A recuperação forte das bolsas norte-americanas fez com que os investidores mudassem suas apostas, investindo na compra. A ação garantiu a terceira alta nesta semana.

Nos Estados Unidos, os principais índices registraram alta após uma quarta-feira complicada de volatilidade e grandes períodos de queda. A melhora veio com a confiança adquirida pelo mercado após novos dados sobre o emprego. No principal índice de Nova York, Dow Jones ganhou 1,30% e o S&P 500 avançou 0,81%. Ainda assim, a bolsa de referência tecnológica, Nasdaq, registrou queda de 0,43%.

O dólar voltou a subir nesta quinta-feira, acordando com a piora do mercado internacional. No fim do dia, a forte cautela sobre a crise da dívida na Europa foi soberana. Com alta de 0,35%, a moeda norte-americana ficou a R$ 1,8430.

Na Europa, os principais índices da bolsa encerraram o pregão em alta. Este é o quarto dia seguido de ganho, um reflexo da queda inesperada no número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA e à aprovação de elevação no fundo de resgate europeu, confirmado pela Alemanha na manhã desta quinta-feira. Frankfurt ganhou 1,10%, Paris subiu 1,07%, Milão valorizou 2,07%, Londres teve perda de 0,40% e Madri subiu 1,32%.

PIB brasileiro diminui para 3,5%, diz BC

Conforme o Relatório Trimestral de Inflação, o Banco Central reduziu a estimativa de crescimento da economia neste ano. A previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) vem caindo de 4% para 3,5%.

Aumento da taxa Selic seria um dos motivos para queda do PIB, conforme relatório divulgado pelo BC.

"Essa revisão reflete ações de política econômica implementadas de restrição do crédito e aumento da taxa Selic de até julho deste ano desde o final do ano passado e, principalmente, a deterioração do cenário internacional, que tem levado a reduções generalizadas e de grande magnitude nas projeções de crescimento para os principais blocos econômicos", destaca o relatório do BC.

PIB brasileiro tinha estimativa de crescimento

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mantinha a previsão de crescimento real do PIB e da inflação para 2011 em 4,5% e 5,8%, respectivamente. As estimativas foram publicadas no Relatório Bimestral de Avaliação de Receita e Despesas Primárias do quarto bimestre de 2011, que foi enviado ao Congresso Nacional.

Em termos nominais, com o PIB real em 4,5%, esperava-se um resultado de quase R$ 4,110 trilhões. A taxa básica de juros média ficaria em 11,79% neste ano de acordo com as projeções, e não mais em 11,87%.

* Fonte: Agência Brasil

Governo divulga pior superávit primário de agosto em 9 anos

O governo central (composto pelo Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrou um superávit primário (economia feita para pagamento de juros) de de R$ 2,5 bilhões em agosto. Em julho haviam sido registrados R$ 11,3 bilhões. Este é o pior resultado no mês desde 2003.

No acumulado dos oito primeiros meses de 2011, a economia destinada ao pagamento de juris da dívida pública chegou a R$ 69,843 bilhões, equivalente a 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB). A quantia equivale a 135,3% mais do que o acumulado no mesmo período de 2010. Nesta época, o Tesouro teve superávit primário de R$ 95,879 bilhões, enquanto o INSS foi deficitário em R$ 25,536 bilhões e o Banco Central marcou R$ 499,1 milhões negativos. A meta para 2011 é um superávit de R$ 91,8 bilhões.

Mesmo com um resultado baixo o suficiente para não ser visto nos últimos oito anos, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse que o resultado foi positivo. Ele explicou que os fatores sazonais de julho, que incluem fortes transferências para estados e municípios, costumam ter forte impacto no resultado do Tesouro em agosto. Neste mesmo mês em 2010, o superávit primário marcou R$ 4 bilhões.

Augustin falou também sobre o baixo crescimento dos investimentos, de apenas 0,2% entre janeiro e agosto, se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com o secretário, fenômenos diversos contribuem para isso. Um exemplo seriam as exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto as obras e a troca de equipes no governo. Ele disse que mesmo que o desempenho não seja o esperado, há uma forte comoção para que as obras antem.

Segundo relatório apresentado pelo Tesouro, em agosto, a União teve melhora de $ 6,474 bilhões; a Previdência Social registrou perda de R$ 3,926 bilhões e o Banco Central teve balanço negativo de R$ 58,3 milhões.

Inflação do Brasil está entre as mais elevadas do mundo

A inflação brasileira foi classificada entre as mais elevadas do planeta e a previsão é de que continue assim até o fim de 2012. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) durante esta quinta-feira, na apresentação do relatório de inflação do terceiro trimestre de 2011 pelo diretor de Política Econômica da instituição, Carlos Hamilton Araujo.

Em agosto, a inflação brasileira chegou a marcar 7,33%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante os últimos 12 meses partindo desta marca, o país só foi superado em elevação de preços pela Rússia, que chegou a 8%, e pela Índia, que ultrapassou este mesmo patamar.

Os números que apareceram na amostra de países selecionada pelo BC para comparação indicam que a inflação brasileira entre agosto de 2010 e o mesmo mês de 2011 ficou a cima da observada em países como a China (aproximadamente 6%), Estados Unidos (entre 4% e 5%), Nova Zelândia (entre 5% e 6%), e África do Sul (aproximadamente 5%). Também apareceram na listagem a Suécia, Noruega, Colômbia, México e Chile, todos com uma inflação corrente abaixo de 4%.

Para o Banco Central, a previsão de inflação ainda neste ano é de 6,4% e algo próximo a 5% para 2012. Essa projeção também deixa o Brasil a cima da grande maioria dos países neste quesito. Ainda assim, de acordo com o diretor de Política Econômica do BC, os números apontam que houve uma elevação da inflação em todo o mundo, como um fenômeno conjunto. A espectativa, segundo ele, é que haja uma queda geral destes preços em um futuro próximo.

Juros reais

Outro nível considerado grande em comparação com outros países é a taxa de juros do Brasil, que consta como a mais elevada de todas. O país marca mais de 5% ao ano em juros reais. No caso da Índia e Rússia, que também têm inflação corrente alta, os juros anuais estão entre zero e 1%. A China também figura neste nível enquanto os Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia, têm atualmente taxas negativas.

Mais Alimentos garante estruturação de pequena propriedade rural em Bataguassu

O Programa Mais Alimentos, que desde 2007 beneficia centenas de famílias em Mato Grosso do Sul, propiciando melhorias na estruturação das propriedades rurais ganhou mais um beneficiário, desta vez no município de Bataguassu.

O produtor Alberto Alexandre da Silva, morador do assentamento Aldeia acaba de adquirir um trator novo através do Pronaf Mais Alimentos para execução das atividades cotidianas de sua propriedade. ”Desde quando ouvi falar da entrega do primeiro trator pelo Programa Mais Alimentos e dos benefícios que teria enquanto agricultor familiar tive a convicção de que teria condições de comprar um trator novo”, diz o produtor.

Alberto é produtor de leite e tem investido no melhoramento do seu rebanho através do descarte programado dos animais que não estão atingindo níveis satisfatórios de produtividade e aquisicão de novilhas e/ou matrizes de boa aptidão leiteira. Capacitou-se em inseminação artificial e passou a utilizar as técnicas na propriedade, e durante boa parte do ano ocupa-se com o plantio de culturas como milho, sorgo e milheto para confecção de silagem, garantindo assim, a alimentação dos animais de sua propriedade em épocas de seca.

Até a aquisição do novo equipamento, o produtor realizava as atividades de preparo do solo, plantio e colheita com um trator que utilizava há 32 anos, e pagava aluguel de outras máquinas para que conseguisse colher no melhor tempo, aproveitando o máximo das culturas. “Isso vinha me gerando muitos custos extras. Agora, com o trator novo, já estou com 2 hectares preparados para o plantio de melancia, cultura na qual eu sempre quis investir para garantir uma renda extra”, ressalta o produtor.

Programa: O Mais Alimentos, linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), foi criado pelo MDA em 2008, como estratégia para estimular a modernização produtiva das unidades familiares. Desde então, financiou em todo o País a comercialização de mais de 40 mil tratores (até 80 cv), 2,6 mil caminhões e 160 colheitadeiras.

O programa atende projetos individuais (até R$ 130 mil) e coletivos (até R$ 500 mil), com juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.Além de tratores, são financiados máquinas, implementos agrícolas, colheitadeiras, veículos de transporte de carga, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.

Em Mato Grosso do Sul já foram financiados em 2011, mais de R$ 21 milhões pelo programa. “Investimentos como este, com foco na agricultura familiar, são valiosíssimos para um segmento que produz até 70% de tudo o que se consome pela população. É uma forma de catalisar recursos para promover o desenvolvimento da economia do Estado através da agricultura", conclui o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.

Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166

Aftosa: ministério não vai antecipar a vacinação


Brasília (29/09/2011) - O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidiu manter o início da imunização contra a aftosa conforme o estabelecido no calendário oficial – dia 1º de novembro. A decisão foi tomada depois de ter sido cogitada a possibilidade de antecipação da vacinação contra a febre aftosa para outubro na faixa de 15 quilômetros da linha internacional entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

A nota técnica explica que não há razões epidemiológicas que justifiquem a alteração do cronograma nacional de vacinação contra febre aftosa no estado. Caberá à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro) avaliar e identificar a necessidade, em situações específicas, de proceder a vacinação imediata mediante acompanhamento oficial.

De acordo com o documento, entre 2008 e 2010, a vacinação na região de fronteira internacional foi realizada pelo serviço veterinário oficial. O índice de cobertura vacinal alcançado na etapa de maio de 2011 foi de 98,36% – número suficiente para conter a circulação do vírus em caso de sua reintrodução na população suscetível.

Além disso, o governo já vem realizando uma série de medidas para impedir a entrada do vírus desde a notificação do foco no Paraguai. Entre elas estão a proibição da importação de animais suscetíveis e produtos que representem risco; intensificação da fiscalização de trânsito de animais, produtos e sub-produtos na fronteira; aumento da vigilância em propriedades identificadas como de maior risco e análise e investigação epidemiológica da movimentação animal recente. (Marcos Giesteira)


Crédito rural em Minas atinge R$ 966 milhões no início da safra 2011/2012

Volume é 19% maior do que o captado no mesmo período do ano passado

BELO HORIZONTE – Produtores mineiros estão confiantes e investindo na próxima safra (2011/2012), que se iniciou em julho deste ano. O balanço do volume de recursos captados na linha de crédito do Plano Agrícola e Pecuário alcançou R$ 966 milhões nos meses de julho e agosto. O volume é 19% maior em relação aos recursos aplicados no mesmo período do ano passado, que ficou em R$ 811 milhões, segundo o Banco do Brasil.

De acordo com o assessor técnico da Superintendência de Política e Economia da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Alceste Fernando Lima, os produtores estão acessando mais os recursos do crédito rural, motivados pelos preços alcançados pelas commodities agrícolas. “Para se ter uma ideia, a expectativa do Valor Bruto da Produção (VBP) em 2011 calculado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sinaliza um incremento de aproximadamente 11% em relação ao ano passado”, afirma.

O crédito rural faz parte do Plano Agrícola, que disponibilizou para o Estado o total de R$ 7 bilhões para investimentos, custeio e comercialização das atividades do agronegócio mineiro, na próxima safra. O termo de cooperação para a liberação dos recursos foi assinado entre o Banco do Brasil e o Governo de Minas. O volume é 40% maior que o destinado à safra passada. Do volume total, R$ 1,7 bilhão serão destinados à agricultura familiar. Também serão contemplados outros programas como o Minas Leite, Pró-Genética, Pró-Noroeste e as ações voltadas para estimular a agricultura de baixo carbono.

A maior captação de recursos pelos produtores indica mais investimentos no custeio da produção como, por exemplo, a compra de insumos (sementes, fertilizantes e corretivos). “Se as condições climáticas forem favoráveis, a indicação é de que manteremos a produção deste ano, podendo até mesmo a superá-la” analisa o assessor técnico da Seapa. Em 2011, a safra mineira atingiu o volume recorde de 10,6 milhões de toneladas.

Investimentos

Do volume de recursos captados pelos produtores, nos dois últimos meses, 24% foram destinados às culturas de milho e soja. O café vem em segundo lugar, respondendo por 20%. De acordo com Alceste Lima, a cafeicultura vem passando por um bom momento, e os produtores estão investindo em tecnologias para obter aumento de produtividade, e aproveitar os bons preços nos mercados interno e externo.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais - Jornalista responsável: Márcia França
Tel: (31) 3915-8545 e (31) 3915-8552 - www.twitter.com/agriculturamg

Agência do Banco do Brasil de Aral Moreira tem novo gerente

Joelso Gonçalves

A agência do Banco do Brasil de Aral Moreira está sob nova gerência. Depois de mais de 1 ano sob o comando de Pierre Giordano Barreto, transferido para a cidade de Paranaíba (MS), assumiu a agência do município nesta segunda-feira, 26, o bancário Dilson Moraes.

Antes de assumir a agência de Aral Moreira, Dilson Moraes era gerente geral na cidade de Paranhos. Ele também já atuou nas agências do Banco do Brasil nos municípios de Juti, Tacuru, Sete Quedas e Bonito.

Nesta terça-feira, 27, o novo gerente do Banco do Brasil, Dilson Moraes, esteve visitando a câmara de vereadores do município. Oportunidade na qual, pode acompanhar o trabalho dos vereadores, durante a sessão da câmara. Após o término da sessão ordinária, Dilson conversou com os vereadores, se colocando a disposição daquele legislativo.

“A cidade tem um semblante alegre e um povo muito acolhedor. Fui muito bem recebido e, espero dar continuidade ao excelente trabalho que o ex-gerente Pierre Giordano vinha realizado no munícipio. Sabemos da grande importância que o Banco do Brasil tem no desenvolvimento local e, esperamos poder contribuir com isso. A nossa agência estará sempre de portas abertas para atender à todos os munícipes de Aral Moreira” ressaltou Dilson.

O presidente da câmara, o vereador Valdir Paulo Soligo, deu boas vindas ao novo gerente e desejou um bom trabalho a frente da agência do Banco do Brasil em Aral Moreira.

Foto: Joelso Gonçalves/Aralmoreiranews
Legenda: Dilson Moraes prestigiou sessão da câmara nesta terça-feira.

Negociação entre Correios e trabalhadores é restabelecida

Na manhã desta quinta-feira (29), os Correios retomaram a negociação com a representação dos trabalhadores para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. Os representantes da mesa de negociação já estão reunidos no edifício-sede dos Correios em Brasília.

A iniciativa da Direção da empresa aumenta a possibilidade de entendimento e busca uma solução, por meio do diálogo, para as questões em que ainda há divergências.

Os Correios confiam na transparência e no diálogo como forma de encerrar a paralisação dos trabalhadores e, com isso, garantir um atendimento de qualidade a toda população brasileira.

Departamento de Relacionamento Institucional
imprensa@correios.com.br
www.correios.com.br / www.blogdoscorreios.com.br
(61) 3426-2014 / 3426-1325 / 3426-2018 / 3426-2008 / fax (61) 3426-2980

Aécio garante aos tucanos que disputará eleição em 2014 seja Lula ou Dilma o adversário

Durante um jantar com a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, o senador Aécio Neves garantiu que o partido pode ficar tranquilo, porque ele está disposto a entrar na disputa para a Presidência em qualquer cenário, seja contra a presidente Dilma Rousseff ou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Esse não é o momento de candidatura. Precisamos controlar a ansiedade. Mas quando for a hora, contem comigo, seja Lula ou seja Dilma", declarou.

A fala do senador foi bem recebida, já que até o momento havia dúvidas em setores do partido sobre Aécio estar ou não disposto a enfrentar Lula. "E se for contra o Lula, vamos em frente", afirmou.

Hebe se abala com volta do câncer, mas continua trabalhando

Hebe Camargo voltou, recentemente, a fazer quimioterapia. Embora a apresentadora garanta que o tratamento seja apenas preventivo, fontes próximas afirmam que o câncer voltou, sim.

De acordo com o "Extra", fontes revelaram que Hebe anda muito abalada com a situação. "Ela estava feliz porque o cabelo já tinha crescido. E agora voltou a usar peruca. Desta vez, ela não tem tanta certeza da superação", comentou.

A amiga da apresentadora ainda disse que no ano passado, quando descobriu a doença, Hebe sabia que tiraria de letra. "Agora, está assustada", afirmou

Brasil vai fazer amistosos contra o Egito em novembro e fevereiro

O Brasil vai fazer dois amistosos contra o Egito. As partidas serão realizadas nos próximos dia 15 de novembro de 2011 e 28 de fevereiro de 2012.

Os locais das partidas serão em lugares diferentes. A primeira sede do confronto será em Doha, no Catar. Já a segunda será em Cairo, capital do país que enfrenta a Seleção Brasileira. A informação foi divulgada pelo "LanceNet" e confirmada pelo site oficial da Fifa.

A desistência da federação egípcia em relação ao duelo que estava marcado anteriormente foi devido a situação conturbada que o país estava passando com a queda do ditador Hosni Mubarak.

Funcionários dos Correios bloqueiam entrada da empresa em Brasília

Nesta quinta-feira os funcionários dos Correios bloquearam a entrada e a garagem do edifício-sede da empresa, no Setor Bancário Norte, em Brasília. O intuito é impedir a entrada dos colegas que não participam do movimento.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Rodrigo Brito, esteve no local e incentivou a unificação da luta das classes trabalhadoras, dizendo que qualquer categoria que for derrotada vai influenciar no resultado da luta de outra, em relação às reivindicações das datas-bases. Desde terça-feira os bancários estão em greve, em todo o país. "Os fura-greves atentam contra o direito coletivo", disse.

Os trabalhadores dos Correios reivindicam 6,87% de reajuste nos salários. Caravanas de todos os estados devem chegar a Brasília para uma manifestação, na próxima terça-feira.

Homem armado tenta invadir Palácio do Planalto

Na manhã desta quinta-feira um homem armado tentou invadir o Palácio do Planalto e foi detido pelos seguranças do lugar. Maycon Custer Pinheiro, de 31 anos, morador de Vilha Velha no Espírito Santo, ameaçava se matar caso não fosse recebido pela presidente Dilma para supostamente entregar uma carta à ela.

Pinheiro chegou ao Palácio do Planalto às 9h40 e disse aos seguranças que queria falar com Dilma Rousseff. No momento, a presidente dava uma entrevista para o programa "Hoje em Dia" da Rede Record. Os seguranças disseram a ele que havia um procedimento comum, que era pedir com antecedência uma audiência e esperar que ela fosse agendada. Maycon ficou inconformado e tirou da bolsa um megafone, repetindo que queria falar com Dilma. Ele afirmou estar armado e apontou a pistola contra si.

Os seguranças se mobilizaram para tentar convencê-lo a largar a arma. Ele então pediu para falar com a imprensa. Maycon estava transtornado e entregou uma carta aos repórteres contendo uma história sem pé nem cabeça. Na carta, Maycon dizia que o ex-presidente Lula havia oferecido a ele, em 2006, R$ 1 bilhão e um carro diplomático. Ele então foi ao palácio para cobrar a dívida.

Depois de muita negociação os seguranças da presidência conseguiram fazer com que ele entregasse a arma. Ele foi conduzido à Polícia Federal.

SP: acusado de abuso sexual deve se apresentar nesta quinta à polícia

É esperado para depor nesta quinta-feira pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Bauru, em São Paulo, o advogado e assessor sindical Sandro Luiz Fernandes, de 45 anos, suspeito de ter cometido abusos sexuais contra a sobrinha, a cunhada e a filha. Além de já ser acusado de atentado violento ao pudor, Sandro também é acusado de estupro de vulnerável pelo filho de 9 anos.

Conforme uma tia da criança, ele teria sofrido abusos sexuais mais de 30 vezes e que a mãe sabia do acontecimento, mas nada fez para impedir. A diferença dos crimes acontece porque as meninas teriam sofrido abuso antes da mudança legislativa em 2009, e tal crime prevê pena de 6 a 10 anos de prisão, já para o crime de estupro de vulnerável a pena varia entre 8 a 15 anos.

Também foi intimada a depor, a esposa de Sandro, mães dos dois filhos, ela também seria conivente com o caso. De acordo com a delegada que está a frente do caso, Priscila Bianchini de Assunção Alferes, ela será ouvida como investigada e não como testemunha."Há indícios fortes de que ela teria sido conivente", explicou.

Após o depoimento de Sandro e da esposa, a delegada Priscila, não destaca em pedir a prisão preventiva dele após o depoimento nesta quinta-feira. "A prisão temporária era para que eu tivesse tranqüilidade para investigar. Eu tendo indícios fortes de que ele é o autor, eu posso pedir a preventiva", completou Bianchini.

Aluguel tem alta de 7,46% em um ano, diz Fundação

É, conseguir uma moradia está cada vez mais caro. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecida como inflação do aluguel, informou que a maioria dos contratos acelerou de 0,44% em agosto para 0,65% em setembro. Em 12 meses, o indicador acumula uma alta de 4,15%, e em 12 meses de 7,46%. No último mês, a taxa acumulada ficou em 8% conforme a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou taxa de variação de 0,74%. No mês anterior, a taxa foi de 0,57%. O índice relativo aos Bens Finais variou 0,31%, em setembro. Em agosto, este grupo de produtos mostrou elevação de 1,11%. Contribuiu para a desaceleração o subgrupo alimentos processados, cuja taxa de variação passou de 3,77% para 0,82%. Excluindo se os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, o índice de Bens Finais registrou variação de 0,29%. Em agosto, a taxa foi de 1,37%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou variação de 0,59%, em setembro. Em agosto, a variação foi de 0,21%. Todas as sete classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação, com destaque para Alimentação (0,31% para 0,95%). Os itens que mais influenciaram a taxa desta classe de despesa foram: hortaliças e legumes (4,70% para 2,74%), frutas (4,51% para 6,42%) e carnes bovinas (0,84% para 1,71%).

Já os demais grupos apresentaram as seguintes trajetórias: Vestuário (0,86% para 1,36%), Habitação (0,37% para 0,47%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,35% para 0,60%), Educação, Leitura e Recreação (0,02% para 0,19%), Transportes (0,06% para 0,19%) e Despesas Diversas (0,02% para 0,15%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos preços dos itens: roupas (0,84% para 1,56%), tarifa de eletricidade residencial (0,16% para 0,39%), medicamentos em geral (0,01% para 0,27%), passagem aérea (6,86% para 3,90%), álcool combustível (0,85% para 2,11%) e alimento para animais domésticos (0,96% para 0,01%), respectivamente.

Dilma: não se pode pensar que saúde não precisa de mais recursos

A presidente Dilma Rousseff afirmou afirmou na manhã desta quinta-feira que a sociedade não pode ter a ideia que o setor não precisa de mais recursos. Em entrevista ao programa "Hoje em Dia", da "TV Record", Dilma disse, contudo, que não pretende criar um novo imposto para saúde, e sim melhorar a gestão do Sistema Único da Saúde.

Dilma falou que a Argentina e o Chile investem mais em saúde que o Brasil, apesar de investir mais no setor que os dois países. "Não é possível aceitar a ideia de que a saúde no Brasil não precisa de mais dinheiro", disse. Hoje não estou pedindo a criação de impostos. Vamos melhor gerir".

A presidente disse que pretende melhorar o atendimento nos hospitais públicos, fazer com que eles tenham mais médicos e que eles não fiquem concentrados em uma determinada região.

"Eu tenho alguns compromissos, e compromisso tem que virar ideia fixa. Eu vou fazer de tudo para melhorar a saúde", disse a presidente, dizendo que em uma pesquisa recente, uma das maiores críticas que as pessoas fazem a saúde pública é a ausência dos médicos.

"Temos um problema sério de gestão. Temos recursos e eles precisam ser melhor administrados. Queremos até financiar cursos de medicina, caso ele sirva no SUS durante dois anos, e até terá o pagamento cancelado no financiamento do governo", disse.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Banco Central divulga perda de US$ 2 bilhões em dois dias

De acordo com o Banco Central (BC), investidores internacionais retiraram quase US$ 2 bilhões da economia brasileira em apenas dois dias da semana passada. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira.

Os números apresentados indicam no balanço de recursos financeiros uma perda de US$ 1,95 bilhão só nas últimas quinta-feira e sexta-feira (22 e 23 de setembro).

Ainda assim, na parcial de setembro, o ingresso da moeda norte-americana ainda é maior do que a saída. O mês chegou a registrar entrada de US$ 10 bilhões na quarta-feira passada e caiu para US$ 8 bilhões até o dia 23, sexta-feira.

No acumulado de 2011, até a sexta-feira da última semana, a entrada de divisas na economia brasileira totaliza US$ 67,89 bilhões, uma melhora de 178% se comparado a 2010, como apontou a autoridade monetária nacional.

A entrada de dólares registrada em 2011 até o mês de julho já é a segunda maior da história, perdendo apenas para 2007, que teve um ingresso de US$ 87,45 bilhões na economia nacional.

PSD quer instalar assembleia constituinte exclusiva em 2014

Foto: Agência Brasil

O Partido Social Democrático (PSD) que teve o registro aceito na terça-feira pela Justiça Eleitoral já tem uma pauta para mobilizar sua bancada, ainda em formação e chamar a atenção do público. Eles querem instalar uma assembleia constituinte revisora em 2014.

A ideia é fazer a reforma da Constituição Federal por meio de uma assembleia eleita exclusivamente para este fim. De acordo com a senadora Katia Abreu (TO), escolhida pelo PSD para coordenar a mobilização no Congresso, a eleição dos constituintes deve ser feita por intermédio de lista fechada da legenda e cada estado teria direito à metade da atual representação na Câmara dos Deputados; ou seja, no mínimo quatro representantes para os estados menores e no máximo 35 para São Paulo, que é o maior colégio eleitoral.

As decisões em assembleia constituinte devem ser tomadas por maioria absoluta (com votos da metade mais um de todos os representantes) - rito mais simples que a exigência de votação em dois turnos na Câmara e no Senado (com aprovação de dois terços dos parlamentares) para a votação de emendas constitucionais.

Para Katia Abreu, a assembleia deverá dar prioridade à revisão do pacto federativo - a distribuição de poderes e atribuições entre União, estados e municípios. Na opinião da parlamentar, após tratar das competências dos entes federativos, será possível fazer, por exemplo, a reforma tributária e resolver "problemas institucionais", que ela considera "pontos críticos" como o financiamento da saúde.

Em Brasília foi feito o anuncio da mobilização pró-revisão constitucional após a primeira reunião da executiva nacional do PSD, dirigida pelo presidente da nova legenda, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.

De acordo com Kassab, o partido "tem o objetivo de chegar ao poder" e pretende disputar o máximo possível de prefeituras nas eleições do próximo ano com candidato próprio. Ele não descartou, no entanto, a possibilidade de fazer alianças locais. "O que vai nortear as alianças são nossos princípios e programas." A sigla ainda não tem programa.

Kassab estima que a agremiação partidária terá 50 deputados federais, número inferior apenas aos do PT e do PMDB. Entre os dias 7 a 15 de outubro, os partidos devem apresentar à Justiça Eleitoral a listagem de filiados que poderão se candidatar nas eleições de 2012.

Com informações da Agência Brasil

Justiça suspende aumento salarial de Gilberto Kassab

O aumento salarial do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e da vice-prefeita, Alda Marco Antonio (PMDB) foi suspenso pela Justiça. A decisão liminar foi emitida pela juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara da Fazenda Pública.

O salário de Kassab subiu de R$ 12.384,06 para R$ 20.042,33 em fevereiro. Em julho, após a divulgação deste fato, Kassab doou R$ 28 mil ao hospital AC Camargo, valor referente ao aumento desse período. O prefeito informou que no fim do ano vai fazer nova doação referente ao segundo semestre.

Para o Ministério Público, o aumento é inconstitucional e a juíza também entendeu dessa forma, determinando que os salários voltem aos patamares. Anteriores. O prefeito pode entrar com recurso.

Kassab terá um novo aumento a partir de janeiro para R$ 24.117,62 e informou que vai doar a diferença. A mesma lei prevê o aumento para a vice-prefeita, que passará a ganhar R$ 21.705,86 e para os secretários municipais que saem de R$ 5.379, 26 para R$ 19.294, 10.

O prefeito declarou que pretende estender o aumento aos subprefeitos, que não foram citados na lei, porque os considera secretários. A maioria dos subprefeitos são coronéis da Polícia Militar e, sem contar com a remuneração da PM, R$ 6.936, 63.

Internautas discutem a legalização do aborto: você é a favor ou contra?

Desde a última terça-feira, um assunto polêmico tomou conta do Twitter e ainda figura entre os mais comentados do país na rede social. A "hashtag" #legalizaroaborto traz à tona um uma discussão que parece ter solução óbvia para correntes religiosas, mas que não chega a definição ética unanime, seja no popular ou na política.

Diversos países legalizaram a prática do aborto, outros deixam a decisão para os governos estaduais. No Brasil, a prática é apontada pelo Código Penal Brasileiro como crime a vida, e prevê prisão de um a dez anos. Estão salvos de punição os casos em que a gestação trás risco de morte para a mãe e em que a gravidez for fruto de estupro.

Na revista "Quem" dessa semana, a atriz Christine Fernandes deu uma entrevista onde disse ser a favor do aborto. Mãe de um menino de 8 anos, ela afirma que quer ter mais um filho, mas defende a escolha das mães na hora de ter ou não um bebê. "A mulher tem que ter muita certeza de que quer mesmo essa missão da maternidade", decretou.

E você, leitor, é a favor ou contra a legalização do aborto? Dê a sua opinião no espaço abaixo, reservado para os comentários.

Vocalista do Cólera será velado na noite desta quarta-feira em SP

O corpo do músico Redson, vocalista da banda Cólera, será velado nesta quarta-feira às 22h no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo. Ele morreu na noite desta terça-feira. De acordo com a fotógrafa, Renata Lacerda, Redson morreu de hemorragia interna.

De acordo com informações publicadas no Facebook da banda, o enterro será no mesmo local às 10h da manhã desta quinta-feira.

No Twitter, outros músicos lamentaram a morte do cantor. Clemente, vocalista dos Inocentes, escreveu: "Infelizmente meu amigo Redson do Cólera faleceu na noite passada, sem palavras...".

E também João Gordo, do Ratos de Porão. "É com lágrimas nos olhos que eu recebo a notícia da morte prematura do maior ícone do punk brasileiro...", escreveu o músico no microblog.

Aral Moreira realiza I Feira da Saúde

Joelso Gonçalves

Em comemoração à Semana Nacional do Idoso, e o dia Mundial do Coração (comemorado oficial neste sábado), a Prefeitura de Aral Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (27), no posto de saúde Cirillo Rossati em Aral Moreira, a I Feira da saúde com a participação e orientação de enfermeiros, voluntários e profissionais da área.

Durante a feira foram montados standes explicativos, onde os participantes receberam orientações e dicas para manter uma boa saúde, dentre elas: o consumo de cálcio, atividades físicas que previnem a osteoporose, benefícios do exercício físico para idosos, 10 dicas para melhorar a saúde, 10 passos para uma alimentação saudável e os 10 passos para um coração saudável. Na ocasião os visitantes passaram por uma avaliação de pressão arterial e antropometria (peso, altura, índice de massa corporal), além de participarem de atividades de alongamento e aeróbica.

Segundo a coordenadora do projeto, Juliana Zanette, o programa visa conscientizar a população a criar bons hábitos de alimentação. “A ideia da feira é conscientizar as famílias, principalmente da terceira idade, a criar uma adoção de hábitos de vida mais saudáveis. A feira também é uma oportunidade de identificar casos de hipertensão e obesidade, além de proporcionar momentos de alegria e lazer a população local”, ressaltou a coordenadora.

A secretária de saúde, Elaine Aparecida Soligo frisou que a secretaria de saúde vem apoaindo e incentivando todo e qualquer evento que promova a melhoria na qualidade de vida dos usuários da saúde no município. "Temos realizado diversas ações voltadas à prevenção e a conscientização dos nossos munícipes. Orientando sobre a importância de manter bons hábitos, para se ter uma vida mais saudável. Porque na saúde, prevenir é sempre o melhor caminho", disse ela.

Foto: Joelso Gonçalves/Aralmoreiranews
Legenda: Durante a feira, os participantes receberam dicas e orientações para manter uma boa saúde.

Governo pede suspensão de comercial de lingerie com Gisele Bündchen

AgNews

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República enviou ofício ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para pedir a suspensão da campanha “Hope ensina”, que tem como estrela a modelo Gisele Bündchen. A entidade já registrou pelo menos seis reclamações.

A propaganda “ensina” as mulheres a usarem a sensualidade para “derreter” os homens. Nos vídeos, Gisele conta ao marido que bateu o carro e estourou o limite do cartão de crédito. Primeiramente de roupa e depois apenas de lingerie. Segundo a campanha, as brasileiras devem adotar o segundo exemplo.

“‘Hope ensina’ é a campanha da empresa que ‘ensina’ como a sensualidade pode deixar qualquer homem ‘derretido’. Nela, a modelo Gisele Bündchen estimula as mulheres brasileiras a fazerem uso de seu `charme` (exposição do corpo e insinuações) para amenizar possíveis reações de seus companheiros frente a incidentes do cotidiano”, diz a SPM, em nota.

A secretaria completa que “a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas”.

Criada pela Giovanni+Draftfcb, a campanha foi ao ar no último dia 20. A SPM também enviou ofício ao diretor na Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, em repúdio ao conteúdo da peça.

Assista a um dos comerciais:

Vera Fischer deixa clínica de reabilitação pelos fundos, no Rio

A atriz Vera Fischer que estava internada desde o dia 26 de julho em uma clínica da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para o tratamento de reabilitação de dependência química. Ela deixou o local pelos fundos do Núcleo Integrado de Psiquiatria (NIP), acompanhada da filha Rafaela. Segundo uma amiga de Vera, ela já teria recebido alta desde o dia 30 de agosto, mas decidiu permanecer na clínica para ficar "longe de pessoas mal-intencionadas".

Conforme a assessora, a atriz já encontra-se em sua residência e passa bem. "Vera está super bem. Descansando em casa", disse Liége Monteiro. Ela também aproveitou para desmentir o boato de que Vera estaria sofrendo de paralisia facial.

"Três dias depois que ela foi internada, eu fui visitá-la preocupada com esses boatos. E quando cheguei na clínica encontrei uma mulher linda, com cabelo lindo e paralisia zero. Foi aí que descobri que inventaram essa história", afirmou.

Vera Fischer já irá voltar a atuar no próximo ano no espetáculo "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant", de Werner Fassbinder.

Cezar Peluso repudia declarações feitas por ministra do CNJ

Desde que foi criado há seis anos, o Conselho Nacional vem passando por uma crise sem precedente durante seis anos. O presidente da instituição e do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso leu uma nota durante uma reunião administrativa com 11 conselheiros que atingiu indiretamente a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, a segunda figura do CNJ.

Em nota Peluso repudia "declarações publicadas em jornais que de forma generalizada ofendem a idoneidade e a dignidade de todos os magistrados e de todo o Poder Judiciário". Em resposta a ministra Eliana Calmon, criticou as tentativas de associações de magistrados de limitar as atribuições disciplinares do CNJ, "Acho que é o primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga".

Cerca de 50 juízes e desembargadores já foram punidos pelo CNJ desde a sua criação em processos disciplinares. Dentre eles, 24 tiveram como punição, a pena máxima de aposentadoria compulsória, seis colocados em disponibilidade e 15 foram afastados provisoriamente.

Abaixo a nota na integra assinada pelo ministro Cezar Peluso e outros 12 integrantes do CNJ.

"A respeito de declarações publicadas em jornais desta data, que de forma generalizada ofendem a idoneidade e a dignidade de todos os magistrados e de todo o Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça, no exercício do dever constitucional de velar pela integridade da magistratura, repudia, veementemente, acusações levianas que, sem identificar pessoas, nem propiciar qualquer defesa, lançam, sem prova, dúvidas sobre a honra de milhares de juízes que diariamente se dedicam ao ofício de julgar com imparcialidade e honestidade, garantindo a segurança da sociedade e a estabilidade do Estado Democrático de direito, e desacreditam a instituição perante o povo.

Reafirma, ainda, o compromisso permanente da magistratura nacional com os preceitos éticos e jurídicos que devem governar o exercício da função judiciária, bem como a apuração e punição rigorosas de qualquer desvio funcional.

Reitera, por fim, seu extremo ao Supremo Tribunal Federal, cujas decisões serão, como não pode deixar de ser, objeto de estrito cumprimento e obediência".

Menino que se suicidou pode ter tomado as dores de colega, diz delegada

Nesta quarta-feira a delegada do 3º Distrito Policial de São Caetano do Sul, no ABC paulista, Lucy Fernandes, afirmou que ainda não sabe o que motivou o menino de dez anos a atirar em uma professora dentro de sala de aula e depois se matar. Ela ouviu depoimentos da família do menino entre a manhã e o começo da tarde desta quarta. Lucy afirmou no entanto que o depimento dos colegas pode indicar que ele tenha "tomado as dores de outro colega".

De acordo com a delegada, o depoimento da família (pai, mãe e irmão) durou cerca de três horas e não trouxe novas informações. Para ela, o pai não pode ser acusado de negligência porque, apesar de não esconder a arma dos filhos, ele tinha a precaução de deixá-las sem bala. Lucy não pretende indiciá-lo.

Na manhã desta quinta-feira a professora que foi baleada deve ser ouvida no Hospital das Clínicas, onde está internada desde a última quinta-feira. Na próxima segunda-feira, a polícia vai ouvir quatro alunos da escola Alcina Dantas Feijão.

PMDB realiza ato de filiações na Câmara de Campo Grande neste sábado

O Diretório Estadual do PMDB de Mato Grosso do Sul realiza cerimônia de oficialização de filiações neste sábado às 9h na Câmara Municipal de Campo Grande. A solenidade deve contar com a presença do governador André Puccinelli, senador Waldemir Moka, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores, além de dirigentes políticos de cidades do interior e da Capital.

Segundo o presidente do Diretório Estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, o ato servirá não apenas para oficializar as filiações dos últimos dias, mas também para a realização de novas filiações. “Estamos em um período de acomodação política por conta do prazo legal de filiação que expira no início de outubro para os que têm pretensão de candidatura. É natural que um número maior de filiações aconteça neste momento”.

Para o sábado estão previstas filiações de novas lideranças políticas e futuros candidatos pelo partido para diversas cidades de Mato Grosso do Sul. A vinda de outras lideranças enseja também a vinda de um número considerável de novos filiados que devem aproveitar a ocasião para a assinatura da ficha de filiação.

O presidente estadual estende o convite a todos os demais cidadãos para que aproveitem a ocasião e se filiem ao PMDB. “Conclamo a todos que desejam participar ativamente das decisões sobre os rumos da sociedade para que se filiem ao PMDB, pois assim opinarão e poderão colaborar para a melhora das administrações públicas e também da política”, convida o presidente.

Na ocasião o Diretório Estadual deve apresentar um balanço das migrações de políticos ocorridas até o momento para o Partido no estado, dando um novo panorama no quadro partidário com a filiação de novos prefeitos e vereadores.

Segundo a Lei Geral das Eleições, nº 9.504/97, no seu art. 9º, para quem deseja ser candidato é necessário estar filiado ao partido pelo qual concorrerá por um prazo de, no mínimo, 1 (um) ano antes das eleições. O Calendário Eleitoral das Eleições 2012, já aprovado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê as eleições municipais de 2012 em primeiro turno para o dia sete de outubro e segundo turno no dia 28 do mesmo mês nas cidades em que for o caso.

ACS PMDB/MS


Produção de mel é bom negócio em Mato Grosso do Sul

Clima favorável, abelhas resistentes a doenças, floradas abundantes e – o mais promissor – demanda maior que a oferta. Esses fatores fazem da produção de mel um bom negócio para apicultores de Mato Grosso do Sul. Para evidenciar essas potencialidades e propagar a qualidade dos produtos derivados das colmeias, a Federação de Apicultura e Meliponicultura de MS (Feams) realiza a I Feira Regional do Mel, de 07 a 09 de outubro de 2011, em Guia Lopes da Laguna.

O evento tem apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e participação de apicultores de cinco municípios da região, que concentra o maior número de produtores de mel do Estado. Mato Grosso do Sul tem aproximadamente 700 apicultores e produz cerca de 650 toneladas de mel por ano. “O que não atende a demanda de consumo, pois além do consumo normal, atendemos as escolas”, salienta o presidente da Feams, Gustavo Nadeu Bijos.

E é na rede escolar que se encontra um grande mercado instalado, pois a legislação estadual inclui o mel como integrante obrigatório da merenda dos alunos. “Mel é um excelente negócio, basta gostar da atividade”, ressalva o presidente da Feams.

A feira terá exposição de equipamentos, eleição da Rainha do Mel a apresentações culturais. Por reunir o maior número de apicultores do Estado, cerca de 100, a região conta com três entrepostos que inspecionam o envasamento do mel, localizados em Jardim, Guia Lopes e Nioaque. “Com o evento, queremos estimular a adesão e investimento de produtores e municípios na apicultura”, assinala Bijos.

A I Feira Regional do Mel de Mato Grosso do Sul será realizada no Ginásio de Esportes de Guia Lopes da Laguna, das 14h às 22h. O evento terá participação de apicultores de Bela Vista, Porto Murtinho, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque.


Mano acredita que Argentina está sendo beneficiada

O técnico da Seleção Brasileira ,Mano Menezes, declarou em entrevista nesta terça-feira que não gostou da suposta mudança de regras para o clássico contra a seleção argentina, nesta quarta-feira, às 9h50mim, no estádio do Mangueirão, em Belém. O treinador brasileiro criticou as convocações dos "brasileiros" Montillo do Cruzeiro, Guiñazu e Bolatti do Internacional.

De acordo com as regras para o Superclássico das Américas que estão no site da CBF, somente jogadores que atuam em clubes profissionais de futebol no Brasil e na Argentina podem ser convocados para suas respectivas seleções.

"Por que não utilizaram essa regra no primeiro jogo? Se as opções são maiores, existe um benefício. E tem que ser para os dois lados. Objetivamente, você dá vantagem para um dos lados, já que não temos nenhum brasileiro jogando na Argentina", declarou o treinador brasileiro ao responder um jornalista argentino.

Para gritar campeão: Brasil encara Argentina no segundo Superclássico

A Seleção Brasileira encara nesta quarta-feira a Argentina. A partida que é válida pela extinta Copa Roca será realizada em Belém (PA), às 21h50. Com o empate no primeiro confronto que aconteceu em Córdoba, o vencedor deste jogo leva a taça de campeão do Superclássico da América.

O Brasil vai entrar em campo com algumas modificações para o segundo duelo. Cortês ganhou a vaga de Kléber na lateral-esquerda. O técnico Mano Menezes não vai poder contar com o volante Paulinho que foi cortado devido a uma lesão e escalou Rômulo em seu lugar. Outra alteração importante é a entrada de Lucas. O meia do São Paulo vai ganhar uma oportunidade na equipe titular, enquanto que Renato Abreu terá que ficar no banco de reservas. E no ataque, Borges será o substituto do machucado Leandro Damião.

Na Albiceleste, o mistério continua. O treinador Alejandro Sabella preferiu esconder a formação para o desafio decisivo contra os brasileiros. O comandante que chamou quatro atletas que atuam no país rival deverá utilizar pelo menos dois ou três destes jogadores. Com D'Alessandro cortado, ele tem as opções de Guiñazu, Bolatti e Montillo.

"Tudo tem dois lados. E cabe aos inteligentes aproveitarem o positivo e minimizar o negativo. Estamos passando por situações absolutamente normais. Devemos fazer o melhor que podemos para aproveitarmos a oportunidade. Assim eu vou com a consciência tranquila. O fortalecimento da Argentina (com os argentinos que atuam no Brasil) vai valorizar ainda mais", declarou o comandante da Seleção Canarinho.

Produtores rurais têm até dia 30 para declarar o ITR

Encerra no próximo dia 30 o prazo de entrega do Imposto Territorial Rural (ITR). Em Mato Grosso do Sul são cerca de 40 mil propriedades rurais que deverão ser declaradas ao órgão, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A expectativa da Receita Federal é receber cerca de cinco milhões de declarações.

A declaração é obrigatória para pessoa física ou jurídica, isenta ou não, que seja proprietária, titular do domínio ou possuidora a qualquer título. Quem apenas usufruir do imóvel também é obrigado a fazer a declaração. “Cada propriedade é uma realidade diferente. Vale lembrar que os municípios conveniados são responsáveis pela fiscalização do ITR, que permanece um tributo federal”, destaca o assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Carlo Daniel Coldibelli.

A declaração deve ser feita via internet, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) do ITR relativo ao exercício de 2011, que deve ser baixado da página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). No endereço o produtor também vai encontrar link com perguntas e respostas e manual para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento.

Para propriedades com menos de 200 hectares existe alternativa de entregar o ITR impresso, por meio de um formulário específico disponível nas agências e lojas franqueadas dos Correios. O formulário custa R$ 6,00, valor que já inclui o preço da postagem.

Para preparar a declaração, o produtor terá que apresentar dois documentos. O primeiro é o Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR (Diac), o qual contém dados cadastrais do imóvel e de seu proprietário para integrar o Cadastro de Imóveis Rurais. O outro é o Documento de Informação e Apuração do ITR (Diat), que agrega as informações necessárias para o cálculo do ITR e apuração do valor do imposto.

Pela Instrução Normativa 1.166, o produtor rural que entregar a declaração após o dia 30 de setembro estará sujeito ao pagamento de multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50. Para imóvel rural imune ou isento de ITR, a multa também é de R$ 50.