terça-feira, 31 de maio de 2011

Confusões marcam venda de ingressos para duelo no Paraguai

Uma série de confusões marcou a venda de ingressos para o segundo jogo da semifinal da Copa Libertadores, entre Cerro Porteño e Santos, que será realizado nesta quarta-feira, no estádio Olla Azulgrana, em Assunção, no Paraguai.

Como o Cerro dá preferência de compra a seus sócios, muitos não-sócios, que só puderam comprar as entradas restantes nesta terça, compareceram às bilheterias da arena, mas se revoltaram com a demora para a comercialização.

Os aficionados tiveram de esperar um único caixa aberto emitir os cerca de seis mil lugares restantes, e ainda concorreram com a presença de cambistas. Assim, foram registrados protestos contra a desorganização e alguns confrontos entre torcedores e a polícia.

Para o duelo, que será realizado às 21h50 (de Brasília), todos os 25 mil assentos devem estar ocupados.

Agência Gazeta Press

Neymar sonha com a Libertadores para entrar na história do Santos

Mesmo com apenas 19 anos, Neymar já conquistou três títulos pelo Santos – dois Campeonatos Paulista e uma Copa do Brasil – mas nesta terça-feira o atacante afirmou que sonha conquistar a Libertadores para fazer história pelo clube. “É claro que passa pela minha cabeça (fazer história). Vencer esse campeonato nos deixaria marcados para sempre. Não apenas eu, mas todo o grupo”, disse o artilheiro alvinegro.

Para conseguir o seu objetivo, o camisa 11 sabe que primeiro precisa eliminar o Cerro Porteño-PAR, e sabe exatamente qual estratégia a equipe de Muricy Ramalho deve adotar para conseguir chegar a final do torneio. “O Cerro é um time muito bom, que jogou de igual para igual em São Paulo. Mas estamos prontos para fazer um bom jogo. O gol que marcamos foi importante, mas vamos entrar para tentar dificultar ainda mais o lado deles. O Cerro virá para cima e acredito que teremos espaços para os contra-ataques”, afirmou o atacante.

Arnold Schwarzenegger é processado por ex-marido de amante

Além de lidar com um divórcio milionário, Arnold Schwarzenegger está prestes a enfrentar também um processo. Segundo o site da “Fox News”, o ex-marido de sua amante, Rogelio Baena, disse a uma revista colombiana que vai entrar na Justiça contra o ex-governador.

Rogelio alega que a certidão de nascimento do filho ilegítimo do ator, que acreditava ser seu, foi falsificada. Ele, que foi casado com Mildred Patricia Baena, só descobriu recentemente sobre a traição da ex-mulher.

O menino de 13 anos foi registrado como sendo filho de Baena e Mildred. Advogados aconselharam que, se sua ex-mulher e Schwarzenegger sabiam da real paternidade do garoto, eles “conspiraram” para falsificar um documento público, o que é considerado um crime grave na Califórnia.

Romário convida Teixeira para explicar casos de corrupção

O ex-jogador e deputado federal Romário (PSB-RJ) fez um convite ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, para esclarecer dúvidas sobre as recentes denúncias de corrupção que envolvem o seu nome. O convite foi aprovado nesta terça-feira pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.

“Nada tenho contra o presidente da CBF. Tenho até uma boa relação com ele, não de amigo, mas uma boa relação. Mas a cada dia surgem novas acusações e acho pertinente a presença dele aqui para responder algumas questões”, disse o ex-jogador, destacando a boa relação que tem com Teixeira, que não precisa aceitar o convite feito.

Romário também anunciou que seu objetivo não é causar nenhum tipo de crise dentro da CBF, mas sim esclarecer a situação para que não haja problemas para as preparações dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos. “A última coisa que o país precisa é mais escândalos de corrupção para interferir no processo de andamento das obras e qualificação profissional que esses grandes eventos esportivos exigem (Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016). Isso deveria ser feito com a respeitabilidade e a transparência que o povo brasileiro merece”, concluiu.

CPI do Tráfico de Pessoas vai investigar sites de recrutamento de modelos

De acordo com a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), relatora da CPI do Tráfico de Pessoas, o Senado vai incluir nas investigações as atividades de recrutamento de modelos pela internet, para verificar se têm relação com redes de prostituição.

“Deveremos identificar as falsas agências de modelo e apurar os indícios de que estejam usando a internet para fins de exploração sexual na modalidade tráfico”, afirmou a senadora.

Segundo Marinor, a decisão de investigar esses sites partiu de denúncias reportadas pela SaferNet Brasil. O presidente da rede teria listado 700 sites de recrutamento de modelos que, de forma anônima, foram denunciados, por envolvimento com prostituição.

Senado aprova plebiscito para criação do estado de Tapajós, no Pará

O Senado aprovou, na tarde desta terça-feira, a realização de um plebiscito para criação do estado de Tapajós, que seria uma divisão do estado do Pará.

A matéria já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Câmara. O estado de Tapajós representaria 58% da área total do Pará.

O plebiscito deve ser organizado no prazo de seis meses.

Lula vira garoto-propaganda de campanha internacional contra a fome

A campanha “cresça” (grow, em inglês), da ONG internacional Oxfam, escalou o ex-presidente Lula como garoto-propaganda.

O projeto, que pretende promover a segurança alimentar nos países pobres, também conta com a participação de Desmond Tutu, vencedor do prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid na África do Sul, e os atores Scarlett Johansson e Gael García Bernal.

Lula gravou três vídeos para a campanha, e preferiu usar suas próprias palavras, ao invés de ler o texto que lhe foi dado. O ex-presidente ressalta em sua fala que o combate à fome é uma luta de todos e diz que "essa é a condição básica para a paz, a democracia e a cidadania, não existe conquista mais importante para uma sociedade do que poder tomar café da manhã, almoçar e jantar". Ele diz ainda que os países ricos devem ajudar os mais pobres a combater a fome.

Assista:

Dilma anuncia privatização dos aeroportos de Cumbica, Viracopos e Brasília

De acordo com anúncio da presidente Dilma Rousseff, as operações aeroportuárias e a exploração comercial de Cumbica (Guarulhos-SP) Viracopos (Campinas-SP) e Brasília (DF) serão privatizadas integralmente.

A partir de agora, os terminais serão administrados por Sociedades de Propósito Específico (SPEs), das quais 51% serão do setor privado e 49% da Infraero. A disputa será decidida por licitação.

A ampliação e gestão dos aeroportos ficarão a cargo das SPEs. Os detalhes sobre a exploração serão definidos nos editais de concessão. A Infraero continuará tendo obrigações quanto à administração, ao investimento e ao quadro de pessoal dos aeroportos.

Baleia com mais de 20 toneladas encalha em praia da Inglaterra

Uma megaoperação de resgate foi montada na manhã desta terça-feira para salvar uma baleia gigantesca que foi encontrada encalhada na praia em Cleveland, na Inglaterra. Infelizmente a cachalote adulta com mais de 20 toneladas e 13 metros foi declarada morta pouco depois do ínicio da operação, embora os bombeiros lutassem para mantê-la viva jogando jatos d'agua.

De acordo com o corpo de bombeiros local, é possível resgatar baleias com até cinco toneladas, desencalhar animais do tamanho da cachalote é quase impossível. Autoridades discutem o que fazer com o corpo do animal.

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Voluntários tentando salvar a baleia cachalote de 13 metros que acabou morrendo | Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Segundo equipes de resgate, qualquer tentativa para desencalhar o animal teria sido cruel | Foto: Reprodução do Site 'Daily Mail

Mulher de 26 anos é virgem devido à fobia de homem

Londres (Inglaterra) - Nem aranhas, baratas ou altura. O medo da britânica Emily Day, de 26 anos, está nos homens. Ela sofre de androfobia [como o próprio nome diz, é uma fobia que está relacionada à pessoa do sexo masculino] e, por não conseguir se aproximar dos rapazes, ainda é virgem.

Foto: Reprodução
Emily não consegue chegar perto de um homem | Foto: Reprodução

"Esse medo me perseguiu a vida inteira e nem sei explicar como e quando começou. Ainda sou virgem e não consigo me aproximar de homens, mas não sinto atração sexual alguma por mulheres", conta Emily. "Sei apreciar a beleza dos homens em fotos, mas é impossível para mim ficar em um quarto sozinha com um sem sentir medo", explicou. As informações são do jornal The Sun.

Esse tipo de fobia geralmente surge após alguma situação traumática de abuso, o que não é o caso de Emily. Ela apenas tem medo dos rapazes desde sua infância, a qual passou em uma casa com mulheres apenas - já que seu pai se separou de sua mãe quando tinha apenas 6 anos e nunca mais apareceu.

Uma das primeiras lembranças da britânica em relação ao medo incontrolável vem de quando tinha 13 anos. "Eu tinha que assinar para receber um documento e um homem que eu não conhecia batia na porta para entregá-lo. Entrei em um estado tão intenso que minha irmã achou que eu estivesse com febre e me mandou deitar", contou.

Emily conta que começa a se sentir mal e quente, como uma febre normal e, depois, vem a falta de ar. Os ataques geralmente duram entre 10 minutos e uma hora. "Até para encontrar meus amigos, fazia questão de que eles viessem até minha casa para que eu não visse os pais deles".

"Eu sei que tenho ter domínio sobre meu medo. Se não conseguir, penso em considerar uma inseminação artificial para poder ter filhos", conclui.

Marido já gastou R$ 40 mil para esposa ficar parecida com a Katie Price

O que você faria para se casar com sua amada? Steve, um motorista de ônibus inglês, recebeu uma tarefa um tanto estranha de sua noiva, Lisa Hind, 25 anos, que afirmou que só se casaria se ele pagasse uma série de tratamentos para que ela ficasse parecida com a modelo Katie Price, a quem idolatra.

Desde que ficaram noivos, há quatro anos, Steve já gastou o equivalente a R$ 40 mil para satisfazer os desejos de Lisa, que faz diversos tratamentos diariamente, que vão desde injeções de Botox, maquiagens e salões de beleza, até uma cama de bronzeamento artificial, a qual ela usa diariamente, sem se importar com os riscos de câncer de pele. "Eu sempre deixo minha maquiagem ao lado da cama, para caso eu tenha que sair correndo no meio da noite para o hospital".

Lisa, que já se encontrou com Katie nove vezes, começou a ter essa obsessão pela beleza aos 15 anos, o que a fez ser expulsa da escola por usar maquiagem. Ela afirma que esse é um trabalho de 24 horas e que não pensa em engravidar, já que o bebê seria negligenciado, pois sua vaidade vem em primeiro lugar. "É cansativo, mas é o preço a se pagar pela beleza", diz Lisa.

Aprovado projeto que prevê gratuidade no ecocardiograma a crianças com 'down'

Na sessão desta terça-feira (31), os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, em 1ª discussão, o projeto de lei nº 57/11, de autoria do democrata Zé Teixeira, que dispõe a gratuidade do exame ecocardiograma aos recém-nascidos com síndrome de down no Estado.

A proposta visa beneficiar as crianças com ‘down’ que nascem com alguma complicação no coração e ficam impossibilitadas de receber o estímulo precoce para desenvolver a fala e coordenação motora. Com o ecocardiograma, exame não invasivo, é possível avaliar as condições cardiovasculares e encaminhar a criança ao tratamento adequado.

Antes da aprovação da matéria, a sessão ordinária foi suspensa, para a presidente da Sociedade Juliano Varela Malu Fernandes, ocupar a tribuna para destacar a importância do projeto na vida das crianças com ‘down’ e pedir o apoio dos parlamentares. “Este projeto vem ao encontro de nossa luta, nossa missão de levar qualidade de vida a essas crianças, que com problema cardíaco não conseguem mamar, não ganham peso e não pode ser estimuladas”, ressaltou.

Malu contou que a criança, que apresenta doença congênita cardíaca, só viverá se for diagnosticada e fizer o tratamento adequado logo após o nascimento, caso contrário ficará privada de se desenvolver, pois não poderá iniciar a estimulação precoce (tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia). “Eu tive o privilégio de ter um filho, hoje com 19 anos, com a síndrome. Quando ele nasceu, os médicos não lhe deram muitos anos de vida, devido à falta de políticas públicas voltadas aos portadores de necessidades especiais. Graças a Deus, atualmente a situação é diferente e assim como ele, as crianças com down podem estudar, dançar, cantar e trabalhar”, acrescentou.

Para finalizar, a presidente da entidade pediu o apoio dos deputados para assegurar o direito à vida ao portador da síndrome de down. Emocionado com o depoimento da mãe, o deputado estadual Zé Teixeira disse que este é o verdadeiro papel do parlamentar, e que poder ajudar essas famílias será muito gratificante.

Karin Seben - Crédito Fotos Giuliano Lopes
Assessoria de Imprensa
Deputado Zé Teixeira

Atletas bandeirantenses se preparam para Copa ASSOMASUL

Atletas da equipe da prefeitura de Bandeirantes já estão se preparando para participar da maior competição de futebol de campo entre funcionários públicos de todo o Mato Grosso do Sul - Copa ASSOMASUL 2011.

A equipe de atletas bandeirantenses irá participar do jogo que acontece dia 16 de julho na cidade de Bela Vista.

O diretor de esportes, Gustavo Sprotte, já iniciou os treinos para classificar os atletas que irão participar do campeonato.
Ass.Comunicação

Miralles tem recepção animada no aeroporto Salgado Filho

A contratação do atacante Ezequiel Miralles, ex-Colo Colo-CHI, animou os torcedores do Grêmio. Durante a chegada do atleta ao aeroporto Salgado Filho nesta terça-feira, cerca de 30 gremistas recepcionaram o argentino em grande estilo. Em meio aos cânticos, o jogador afirmou estar bastante feliz com a sua recepção no Brasil.

“Escolhi o Grêmio, pois é um grande clube do Brasil. Jogo pelos dois lados do ataque e faço gols. Os argentinos são bem-vindos aqui. Estou muito contente pela recepção”, disse o atacante, que vestia um cachecol do Grêmio, que recebeu de um dos torcedores presentes em sua chegada. Miralles deve ser apresentado oficialmente pelo clube na quarta-feira.

Rumores apontam Leonardo DiCaprio em próximo filme de Tarantino

O próximo filme de Quentin Tarantino, “Django Unchained”, ainda está em fase embrionária, mas boatos apontam Leonardo DiCarpio como Calvin Candie, o fazendeiro escravocrata que abusa do personagem principal, Django.

Na história, Django (que pode ser interpretado por Will Smith) foge da fazenda de Candie e se junta a um caçador de recompensas alemão, papel de Christoph Waltz, o genial Hans Landa de “Bastardos Inglórios”, e se torna seu parceiro. Depois de aprender algumas habilidades, Django resolve voltar para a fazenda e se vingar de Candie.

Por enquanto são apenas rumores, afinal, DiCaprio estará em estúdios agora no meio do ano para a adaptação de “O Grande Gatsby”, de Baz Luhrman.

Radiação de telefones celulares pode causar câncer no cérebro, diz OMS

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), a radiação eletromagnética vinda de telefones celulares pode causar um tipo de câncer no cérebro. Segundo a Agência, no entanto, ainda não foram documentados casos desse câncer ligados diretamente ao uso do aparelho.

Os estudos sobre o tema foram revisados por um grupo de 31 cientistas em 14 países. De acordo com a OMS, há mais de 5 bilhões de aparelhos celulares no mundo, e é possível que no futuro surjam casos de câncer no cérebro por causa da radiação dos aparelhos.

Os detalhes sobre os estudos serão publicados na edição de junho da revista científica "Lancet".

Castán será investigado por tiro acidental em seu amigo

O Corinthians se deparou nesta terça-feira com um caso de polícia. O zagueiro Leandro Castán será investigado pela Polícia Civil por lesão corporal grave por causa do disparo acidental – segundo o jogador – feito com uma espingarda de chumbinho que atingiu o peito de um amigo do atleta durante um churrasco na última segunda-feira, em Jaú, a 287 km de São Paulo.

Depois do incidente, Leandro e mais dois homens levaram o amigo ferido à Santa Casa de Jaú, onde ele permanece internado e estava em estado grave até a manhã desta terça-feira. A diretoria do Corinthians já informou que ajudará o defensor e também o seu amigo que foi ferido. Leandro afirmou nesta terça-feira que desejava voltar a treinar para aliviar a tensão que vem tendo desde o acidente.

Lázaro Ramos conta que já apanhou por causa de personagem

Lázaro Ramos está vivendo um momento especial. O primeiro filho a caminho, uma boa fase na carreira e o prestígio do personagem que interpreta na novela “Insensato Coração”. Segundo o ator, esse reconhecimento nem sempre é positivo. Em entrevista ao jornal “O Globo”, ele disse que já apanhou de uma senhora que não gosta das atitudes de André, o designer vivido por Lázaro.

“`Você é aquele safado` [Ela disse] e me deu um tapão nas costas. Na hora, pensei: que legal... Mas, quando eu olhei, ela foi embora, não voltou para dizer que era brincadeira”, conta. Lázaro encara com bom humor a situação, mas diz que não se enxerga em André, já que o personagem é um namorador com medo de compromissos. “Eu pessoalmente não gosto desse tipo de comportamento, sou apegado à família, sou muito mais bem-humorado”, afirma.

Sobre o filho, que deve nascer em breve, o ator revela que tudo o leva a pensar no assunto. “Essa coisa de paternidade está me rondando até no trabalho [...] Não encontro palavras para essa sensação. Estou ansioso”, confessa.

Requião diz que vai desobedecer PMDB e assinar CPI contra Palocci

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) decidiu desobedecer a recomendação do partido e anunciou nesta terça-feira que vai assinar o requerimento da oposição, para instaurar a CPI contra o ministro Antonio Palocci.

O vice-presidente, Michel Temer, pediu aos parlamentares do PMDB, em reunião, que esperem o parecer do Ministério Público, sobre o enriquecimento de Palocci, para então se manifestarem em relação à CPI.

O senador Requião, no entanto, não seguirá a recomendação de Temer. De acordo com o Terra Magazine, todos no Paraná, inclusive a base do PT e PMDB querem que Requião assine, e ele já está decidido. Segundo ele, Palocci deve explicações à sociedade.

Governo não pode proteger todos os ambientalistas ameaçados, diz ministra

Nesta terça-feira, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou que o governo não terá condições de proteger todos os ambientalistas jurados de morte devido a atuações políticas em áreas de conflito agrário, no país. Segundo Rosário, será feito um levantamento para atender os casos mais graves.

Maria do Rosário recebeu nesta terça-feira a lista da pastoral da terra, com os nomes dos ativistas ameaçados, e declarou que seria ilusório acreditar que o governo pode proteger todos. “Não queremos um policial para cada ameaçado. Queremos que a situação seja combatida e monitorada”.

Quatro líderes extrativistas que atuavam denunciando derrubada ilegal de florestas no Pará foram assassinados, na semana passada.

Após repercussão, Sarney decide colocar impeachment de Collor de volta na galeria do Senado

Após o constrangimento geral diante da omissão do impeachment do presidente Fernando Collor, na galeria de fatos históricos do Senado, José Sarney voltou atrás e decidiu colocar de novo, no chamado Túnel do Tempo, um dos mais marcantes fatos de nossa histórica política recente.

Nesta segunda, os painéis foram reinaugurados, e o impeachment de Collor ficou de fora. Sarney disse então que não foi ele quem determinou a mudança, mas que provavelmente os historiadores consideraram o fato como um “acidente”, que não deveria ter ocorrido, então não precisava ser lembrado. Pegou mal, e ele voltou atrás.

Censura em texto de João Bosco Leal

Em nenhum de meus textos nunca pretendi agredir ou sequer ofender pessoalmente ou moralmente qualquer pessoa.

Sempre que me dirigi a pessoas que ocupam cargos públicos, foi no sentido de cobrar destes o que é seu dever, legal, constitucional, de defender os interesses dos cidadãos e os bens públicos.

Por esse motivo, estranhei ao ser informado que um texto publicado em meu blog estava em branco e não podia ser lido.

Ao verificar, realmente constatei que o texto "Carta aberta ao Prefeito Municipal de Campo Grande, MS, Nelson Trad Filho", estava em branco no blog, havia sido excluído.

Claro que isso não ocorreu por acaso, até por ter sido o único entre centenas de textos que foi apagado, e isso haver ocorrido após já haver sido republicado por quinze jornais, sites e blogs de diversos locais do país, como pode ser constatado no rodapé do próprio texto, onde estão descritos e com links para suas republicações.

Como não posso crer que quem conseguiu a façanha tenha sido alguém com um mínimo de bom senso, de consciência política ou de democracia, republiquei o texto no mesmo local, com o mesmo endereço, e estou reenviando o mesmo para toda a imprensa e mídias sociais, para que os que ainda não tivessem tomado conhecimento do mesmo, tomem agora.

O endereço eletrônico do texto surrupiado do blog e já republicado é:

http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/09/carta-aberta-ao-prefeito-municipal-de-campo-grande-ms-nelson-trad-filho/

Ah!, em tempo. Este blog possui backups em três equipamentos e locais diferentes, o que facilita a republicação de tudo o que pretenderem censurar.

Por:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Moka percorre municípios e mobiliza militância do PMDB para 2012

O senador Waldemir Moka (PMDB) começou a percorrer o Estado para mobilizar a militância do partido com vistas às eleições municipais de 2012. Moka acredita que o PMDB manterá as alianças com aliados históricos em Mato Grosso do Sul, como PSDB, DEM e PPS.

“Onde o partido tiver candidato em condições de ganhar a disputa, vamos dar total apoio. Agora no município onde eventuais aliados estiverem mais bem cotados o PMDB respeitará e dará respaldo à aliança”, observa.

Moka afirma que a direção peemedebista respeitará as peculiaridades locais e não descartará nenhum partido para formação das alianças municipais. "Há municípios em que somos coligados com o PT, em outros com o PSB, PP e PR, por exemplo", diz.

O senador diz que tem conversado com os líderes municipais da legenda para “fazer raios-x de corpo inteiro” do cenário político. A ideia, segundo ele, é fazer com que o PMDB e os partidos aliados do governador André Puccinelli conquistem o maior número de prefeituras.

Moka destaca a força do PMDB em Mato Grosso do Sul, cujo partido governa o Estado, a Capital e outras cidades de grande importância econômica e política, como Três Lagoas, Aquidauana, Sidrolândia, Nova Andradina e Naviraí. “A força do nosso partido é muito grande, razão pela qual acreditamos que em 2012 chegaremos muito fortes para a disputa”, avalia.

Uma das propostas de Moka é aumentar o número de filiados ao PMDB na Capital e interior, que passa de 40 mil. No último domingo (29), Moka, a vice-governadora Simone Tebet e o deputado estadual Eduardo Rocha estiveram em Água Clara para abonar ficha de filiação de várias pessoas, entre elas a do delegado Ailton Pereira, que deverá disputar a prefeitura da cidade em 2012.
Ass. Senador Moka

Prefeitura DE Bandeirantes realiza ação de saúde no campo e assistência na abertura da 2ª copa rural 2011

A prefeitura municipal de Bandeirantes, através das secretarias de saúde e de assistência social, realizou ações com as famílias presentes na abertura da 2ª copa rural de futebol suíço de Bandeirantes 2011, que aconteceu no campo da dona Vitalina, onde participaram oito equipes de futebol.

A secretaria de saúde levou equipe de enfermeiros e médico para a ação saúde no campo, onde realizaram vários atendimentos. Já a secretaria de assistência social levou equipe para atendimento do renda solidária e bolsa família. Também levou a cabeleireira Marinalva, que foi solidária ao evento e realizou cortes de cabelo totalmente gratuito.

O evento contou com a presença do prefeito Flávio Gomes, da secretária de assistência social e primeira dama, Geisa Gomes, do secretario de saúde, Fábio Ozório, do secretário de agricultura, Antônio Fortunato, do vereador, Jeovane Felix de Oliveira, da polícia militar e demais pessoas presentes.

Na abertura o diretor de esportes agradeceu o prefeito pelo apoio que a prefeitura dá ao esporte no município. “Nunca se investiu tanto no esporte como na gestão do prefeito Flávio Gomes”. Comentou Gustavo.

O prefeito Flávio entregou aos jogadores novos uniformes e quadros com foto dos times participantes e, também recebeu do diretor de esportes e lazer, Gustavo Sprotte, um quadro com foto da abertura da 1ª copa rural em 2010, no ato em que o prefeito chutou a bola abrindo o primeiro jogo.

O prefeito Flávio também agradeceu a oportunidade de participar e reforçou a importância que a copa rural tem para as famílias da área rural, pois é um momento de confraternização entre elas. “É nosso dever apoiar o esporte, e por isso sou parceiro do Gustavo e toda equipe envolvida na organização deste acontecimento”. Concluiu Flávio.
Ass. Comunicação

De juízes a policiais, brasileiro avalia negativamente a Justiça

O brasileiro, em uma escala de zero a dez, dá nota média de 4,5 para a Justiça brasileira, aponta uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, dia 31, pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). A percepção negativa é evidenciada em diferentes faixas etárias, regiões, renda, sexo e escolaridade.

O cidadão considera ruins, principalmente, os quesitos rapidez, imparcialidade e honestidade, nessa ordem. Os entrevistados também avaliaram separadamente as instituições e representantes da Justiça, como policiais, juízes, promotores, advogados e defensores públicos.

A pior nota foi atribuída às polícias civis dos estados e do Distrito Federal. Em uma escala de zero a quatro, a avaliação foi de 1,81. Os juízes chegaram a 2,14, enquanto a Polícia Federal e os promotores conquistaram a melhor pontuação: 2,20. O estudo ouviu 2.722 pessoas, de diferentes perfis e regiões do Brasil.

São Paulo tenta espantar crise após pior mês do ano

O elenco do São Paulo se reapresenta nesta terça-feira para encerrar o mês de maio, buscando afastar a crise - ao menos o panorama no Morumbi é animador, após as duas vitórias no início do Brasileiro, contra Fluminense e Figueirense, que deram fôlego ao treinador Carpegiani, em xeque após a eliminação na Copa do Brasil para o Avaí.

No último sábado, Carpegiani foi consciente ao afirmar que ainda há muito trabalho a ser feito. "É uma fase de transição e é muito difícil a recuperação de uma chaga que jamais cicatrizará, que foi a eliminação para o Avaí. Vamos reconquistar (o apoio da torcida) com as vitórias", afirmou ao "Lancenet" o comandante tricolor.

O São Paulo melhorou o ambiente em vários aspectos. A crise entre Rivaldo e Carpegiani já é parte do passado, e o meia Lucas recuperou seu bom futebol, após ser chamado de pipoqueiro pela torcida com a eliminação na Copa do Brasil. A diretoria nega crise. "Não aceito quando se diz que houve crise. Sempre mantivemos a serenidade", resumiu o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes.

Forlán quer proposta muito boa para sair do Atlético de Madrid

Diferente de seu companheiro de ataque, o argentino Sergio Aguero, o uruguaio Diego Forlan não quer sair do Atlético de Madrid. Ele chegou a ser especulado no São Paulo, mas afirmou que apenas uma proposta muito boa o faria deixar a Espanha.

"Por hora, ninguém fez nenhuma oferta. Tenho mais dois anos de contrato, estou muito bem aqui. Teria que vir uma oferta muito boa para eu pensar em sair", avisou, em entrevista ao jornal uruguaio El Observador.

De bom humor, o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 comentou os rumores de transferência. "Todo dia me colocam em um clube novo. Eu estava fazendo uma campanha publicitária na Suécia e disseram que eu ia para Dubai", brincou.

Forlan se prepara para disputar a Copa América da Argentina, a partir de julho, pelo Uruguai. Ele elogiou a seleção, mas não quer que os torcedores se iludam com o quarto lugar no Mundial da África do Sul.

"Temos uma seleção consolidada, um bom grupo, bons jogadores, mas as outras equipes também vão vir forte", analisou.

"Desde os seis, sete anos, venho jogando mais de sessenta partidas por ano. A verdade: estou bem preparado porque descansei e me preparei para a Copa América", concluiu.

Agência Gazeta Press

Recordista de títulos, Messi supera gênios com 23 anos

O argentino Lionel Messi é visto por muitos com potencial para se tornar o maior jogador da história. Alguns condicionam isso à vitória em uma Copa do Mundo, ou afirmam que ainda é cedo. Mas, se contar as conquistas da sua carreira, ninguém com 23 anos de idade ganhou tanto quanto o atacante do Barcelona.

A Liga dos Campeões conquistada no último sábado foi o 17º título de Messi - no total, cinco espanhóis, quatro Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei, três Ligas dos Campeões, uma Supercopa da Europa, um Mundial de Clubes, e pela seleção da Argentina, o Mundial Sub-20 de 2005 e os Jogos Olímpicos de 2008.

Para comparações: o Rei Pelé conquistou 13 títulos com 23 anos: duas Copas do Mundo, duas Libertadores, três Taças Brasil, quatro Paulistas e dois Rio-São Paulo. O holandês Cruyff conquistou cinco títulos, contra apenas duas taças de Diego Maradona.

Chile alerta Bolívia que está pronto para defender soberania

SANTIAGO (Reuters) - O Chile advertiu à Bolívia na segunda-feira que suas Forças Armadas estão preparadas para defender a soberania do país, depois que o governo boliviano manifestou sua intenção de buscar uma entidade internacional para iniciar uma negociação para conseguir uma saída para o mar.

O ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, disse que seu país está de olho nas pretensões do presidente boliviano, Evo Morales, que citou recentemente diversas resoluções da Organização dos Estados Americanos (OEA) que afirmam, desde 1979, que a exigência marítima da Bolívia é de interesse continental.

"Quero mostrar que os cidadãos e os chilenos, em particular, devem encarar estas iniciativas bolivianas com total tranquilidade", assegurou o ministro de Defesa chileno.

Falando na capital chilena, Santiago, o ministro afirmou que essa discussão já foi resolvida por um tratado em 1904, que delimitou as fronteiras atuais entre os dois países, após uma guerra em 1879, na qual a Bolívia perdeu parte de seu território, incluindo seu acesso soberano ao mar.

"(O Chile) é um país que tem do seu lado todo o amparo do direito internacional e, por último, tem Forças Armadas prestigiadas, profissionais e preparadas, que estão em condições de defender os tratados internacionais e proteger adequadamente a soberania e a integridade territorial", afirmou Allamand.

Alguns dias atrás, Morales pediu para que o Chile apresente uma proposta concreta baseada nas resoluções da OEA para iniciar formalmente um processo de negociação, já que, pelo contrário, advertiu, apresentará "oportunamente" uma demanda no Tribunal de Haia.

Os dois países não têm relações diplomáticas desde 1978, quando uma negociação sobre a reivindicação boliviana pelo acesso marítimo fracassou.

(Por Antonio de la Jara)

Reuters

Confirmada a 16.ª morte na Europa por "pepinos assassinos"

A Alemanha anunciou nesta terça-feira, dia 31, mais uma morte provocada por legumes contaminados pela bactéria potencialmente letal Eceh. Com isso, sobe para 16 o número de vítimas na Europa na “crise do pepino”, que também estão sendo chamados de “pepinos assassinos”.

A suspeita é que os legumes contaminados tenham vindo da Espanha, que ameaça pedir indenizações pelas acusações. Segundo autoridades sanitárias da União Europeia, há risco de uma epidemia no continente, onde 2 mil pessoas podem ter sido infectadas.

A bactéria é transmitida pela ingestão de legumes crus, em especial o pepino, e causa infecção gastrointestinal grave, com danos aos rins, ao sistema nervoso e ao sangue. A crise foi revelada na semana passada pela Alemanha, mas já foram registrados casos suspeitos na Suécia, Dinamarca, Bélgica, França e Grã-Bretanha. Outros países reforçaram a fiscalização sobre alimentos importados.

Médicos dizem que Amy Winehouse vai morrer se não parar de beber

Amy Winehouse se internou em uma clínica de reabilitação, e parece que o caso é grave mesmo. Segundo o jornal “The Sun”, a cantora recebeu um ultimato dos médicos do local: se não parar de beber, ela poderá morrer.

“É a última chance para Amy. Os médicos estão sendo firmes com ela por causa da gravidade da situação. É a dura realidade, mas ela precisa ouvir”, afirma uma fonte.

Esta não é a primeira vez que a cantora recebe conselhos do tipo: ela já esteve internada na clínica várias vezes, entre 2007 e 2009, para tratar de seu vício em drogas. Seu pai, Mitch, e seu namorado, Reg Traviss, também estão cientes das recomendações dos médicos e imploraram para que Amy as ouvisse. Resta ver se ela vai conseguir sair da reabilitação antes de sua turnê de shows pela Europa.

Marcos Mion é processado por comentários homofóbicos

Marcos Mion foi fazer brincadeiras com Nany People no programa “Legendários” e agora enfrenta um processo por causa dos comentários, segundo a colunista Mônica Bergamo, da “Folha de S. Paulo”. Entidades do movimento gay reclamaram do apresentador.

Na ocasião, Mion disse que a drag queen “tem surpresinha” e perguntou “o que ela faz com o pacote” quando vai tomar banho. Por isso, o apresentador e a emissora Record estão recebendo um processo por homofobia.

Marcos Mion parece não ter visto problema algum em seus comentários, e disse à coluna que “houve liberdade de expressão” e “não feriu ninguém”. O departamento jurídico da emissora está cuidando do caso.

Após perder papel, Maurício Mattar pede demissão da Globo

Depois de 26 anos trabalhando para a "Rede Globo", Maurício Mattar resolveu se desprender. O ator faria um papel de galã na próxima novela das nove, mas foi afastado por estar gordinho. "Wolf Maia me ligou dizendo que não daria para eu fazer o papel porque ele queria um ator mais sarado, de corpo atlético", contou ao "Extra".

Mattar disse que ficou chateado com as atitudes do diretor, e acha que deveria ter havido mais "classe" nas decisões. "Não sou fisiculturista. Estou com quase 50 anos e acho que estou muito bem, pratico esporte todo dia. Sou faixa preta de jiu-jitsu", comentou.

Sobre seu desligamento da emissora, Mattar afirmou que ganharia mais fazendo shows, já que como ator não aparece há algum tempo. "Quero ficar livre para voar como um passarinho. Já que não vou gravar novela nenhuma, na semana seguinte eu já estou em todas as emissoras", disse. Parece que o cantor ficou mesmo chateado!

Sandy "surpreende" ao dizer que nunca experimentou maconha

Sandy falou aquilo que todo mundo já sabia: que nunca fumou maconha! Durante o lançamento do documentário "Quebrando o Tabu", a cantora declarou à "Contigo!" que não gosta de sair do controle e por isso não experimenta drogas e não fica bêbada. "Preciso da minha racionalidade para usar no meu trabalho, pois tenho muita coisa na minha mão", afirmou.

Entretanto, Sandy parece praticar bem a tolerância, e não tem preconceito com quem decide fazer esse tipo de coisa: "Tem gente que gosta de sair um pouquinho da realidade e eu não recrimino. Se alguém acender um baseado do meu lado, eu não vou brigar e não vou xingar".

Há algum tempo, a garota-propaganda da Devassa chegou a afirmar que gostaria de se desvencilhar de sua imagem de boa moça. Até parece que vai conseguir.

Serra nega derrota na convenção do PSDB e desconversa sobre 2014

O ex-governador José Serra usou o Twitter na segunda-feira, dia 30, para se manifestar sobre a convenção do partido que elegeu a nova executiva nacional, no final de semana. Ele disse que o “esmagamento” de grupos do PSDB pelos próprios companheiros de legenda só existe no “mundo virtual” e também se mostrou contrário à antecipação da discussão em torno das próximas eleições presidenciais, em 2014.

“O esmagamento de grupos do PSDB por outros grupos do PSDB só existe no mundo virtual”, escreveu em sua página no microblog. “Tenho insistido muito nisso: é um erro grave trazer as eventuais disputas de 2014 para 2011. Para a oposição, é o popular "tiro no pé”. (...) Não podemos deixar a mentira e a intriga prosperarem, nos dividirem. Quem faz isso trabalha pelos adversários", completou.

Na convenção partidária, Serra perdeu para o ex-senador Tasso Jereissati a presidência do Instituto Teotônio Vilela. Ele ficou com a chefia do Conselho Político do PSDB.

Suspensa pelo PT por um ano, Serys diz que vai recorrer

A ex-senadora Serys Slhessarenko, suspensa pelo PT do Mato Grosso por um ano, disse que vai recorrer da decisão na executiva nacional. Se a punição não for revertida, a petista, que ficou de mãos abanando em 2010, não poderá concorrer a nenhum cargo nas próximas eleições, pois é pré-requisito estar em plena atividade partidária no dia 1.º de outubro do ano anterior ao pleito.

Um relatório feito pela comissão de ética da legenda chegou a recomendar a expulsão da ex-parlamentar, acusada de infidelidade partidária. Serys disse que o julgamento foi “inquisitorial, sem direito à defesa”. Quatro aliados seus também receberam punições, mas mais brandas.

Serys foi denunciada por infidelidade partidária pelo também petista e ex-deputado Carlos Abicalil, que a acusou de fazer campanha para o candidato ao senado Pedro Taques (PDT), que não era da coligação e acabou sendo eleito. Serys nega. Tanto ela quanto o companheiro de legenda perderam nas urnas o direito de exercer um novo mandato.

Maconha não é caso de polícia, defende FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) voltou a defender a discussão sobre as drogas e a condenar a repressão ao usuário. Ele participou de um debate sobre o tema na noite de segunda-feira, dia 30, em São Paulo, após o pré-lançamento do documentário “Quebrando o tabu”, que estreia nesta semana.

O presidente de honra tucano defendeu que se inicie um debate profundo sobre a descriminalização da maconha, que para ele não é caso de polícia, e sim de tratamento. FHC disse que esse é o meio de se enfrentar a guerra contra as drogas. “Nós não estamos falando de um criminoso. Estamos falando de muitos próximos de nós. A gente finge que não é. É um comodismo. A gente tem que sacudir a sociedade”, justificou.

FHC aparece no documentário ao lado de outros ex-presidentes, como o americano Bill Clinton. Ele viaja a diversos países para mostrar diferentes políticas contra as drogas e conclui que o correto, diferentemente do que fez no Planalto, é tratar o problema do ponto da saúde pública. “Só quem é burro que não muda de opinião diante de fatos novos. Eu não tinha consciência da gravidade e do que significava essa questão, naquela época como tenho hoje”, defende na produção. Dilma Rousseff, a pedido do tucano, deve receber uma cópia.

Dilma parece um "Collor de calças", diz Roberto Jefferson

Em entrevista ao portal Terra, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, pivô do escândalo do mensalão, criticou a relação da presidente Dilma Rousseff com o Congresso. Para ele, a petista é um “Collor de calças”, devido a uma alegada “impetuosidade“ na hora de se relacionar com os parlamentares.

"A Dilma vai bem, mas precisa ser mais flexível, mais política. Dilma está mais para um Collor de calças. Sabe aquela fase do Collor em 1992, com o Congresso Nacional? Ela está impetuosa, e isso não dá certo", afirmou Jefferson, que fez parte da tropa de choque do agora senador Fernando Collor de Mello na Presidência.

“Ela (Dilma) tem de gastar língua, ser flexível, ter habilidade política, ser habilidosa. Não basta dar murro na mesa", sugeriu o ex-deputado. Sobre o caso Palocci, Jefferson foi comedido. De acordo com ele, a evolução patrimonial do ministro não é um “crime”, porque “político quando abre consultoria fica rico mesmo”.

Confira os dotes musicais de Jefferson, exibidos no “Programa do Jô”, em 2006:

Líder do PT parabeniza FHC pelo apoio à descriminalização da maconha

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, da “Folha de S. Paulo”, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira, apoiou as declarações do tucano Fernando Henrique Cardoso sobre a regulação da maconha. O petista teria enviado um e-mail ao ex-presidente na segunda-feira, dia 30, para parabenizá-lo “pela importante e corajosa contribuição ao debate sobre drogas".

Teixeira também é favorável à discussão da descriminalização do uso da maconha. FHC, que aparece no documentário “Quebrando o tabu”, afirmou que a droga não é caso de polícia, e sim de tratamento, e que a repressão não resolve o problema. Ele assumiu que suas ideias sobre o consumo da substância na época do Planalto estavam erradas e que mudaram diante de novos fatos.

“Nós não estamos falando de um criminoso. Estamos falando de muitos próximos de nós. A gente finge que não é. É um comodismo. A gente tem que sacudir a sociedade”, disse o ex-presidente em um debate após o pré-lançamento do documentário, na segunda.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Secretaria de Saúde de Pedro Gomes visita as escolas Municipais e Creches

A fonoaudióloga Ana Paula A. Fontoura esteve visitando as Escolas Municipais(Zé Carioca, Archângela e Santo Antônio) e Creches ( Elvira, Enoque, Elza) que teve por finalidade observar a evolução dos pacientes que estão em atendimento Fonoaudiológico, e também de identificar alterações na fala, gagueira, respiração oral, auditivo e voz.

Foi solicitado para os professores aplicarem o ditado e uma redação aos alunos do 4° e 5° ano das escolas Municipais para avaliar as possíveis alterações na escrita como: omissões, distorções, trocas, aglutinação de palavras e outros . A Fonoaudióloga fará o levantamento das crianças que apresentam alterações na escrita e finalizará com uma palestra com o tema , como identificar o Distúrbio Leitura e Escrita, a palestra não tem data definida.
A Fonoaudiologia é uma profissão que se dedica a promover a comunicação entre as pessoas, por isso a Fonoaudióloga vem desempenhando um trabalho diferencial integrando os pais, pacientes, professores e terapeuta. Para ser um bom comunicador :
• Ouvir mais do que falar;
• Não alterar o volume da voz desnecessariamente;
• Usar vocabulário acessível ao interlocutor;
• Evitar gírias e expressões da moda;
• Evitar interromper o outro;

Lembre-se que a comunicação é fundamental em nossa vida, por isso se houver alterações procure o Fonoaudiólogo...

Aluno/atletas pedrogomenses se preparam para os Jogos Escolares da Rede Estadual (JOERE/JORIME)

Com o apoio da Prefeita Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes alunos das Estaduais de Pedro Gomes realizaram amistoso no ultimo sábado (21/05).

Os alunos/atletas das Escolas Estaduais Francisco Ribeiro Soares e Profª Cleuza Teodoro, que desde o inicio do ano letivo, vêm sendo preparados para as competições esportivas escolares pelos Professores Gustavo Mota, Renato de Paula e Regis Ricardo, realizaram jogos amistosos que faz parte do cronograma de preparação para as competições esportivas que acontecerão ao longo do ano.

Segundo relato dos professores o amistoso contra a equipe do município de Rio Verde é de fundamental importância para que possam avaliar o desempenho dos “atletas” e o quanto os mesmos estão preparados para as competições.

OS Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino (JOERE/JORIME) da Região Norte será sediado na cidade de Coxim no período de 1 a 5 de junho de 2011, na oportunidade acontecerão competições nas modalidades de Damas, Xadrez, Tênis de Mesa, Futsal, Voleibol, Handebol nos naipes Masculino e Feminino.

Conforme a Secretária de Educação, Cultura e Esportes (Alba de Moura),juntamente com o Diretor de Esportes Newto, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Educação apóia a participação dos alunos pedrogomenses neste evento.

Aproveitamos para agradecer ao Município de Rio Verde através do professor Joari por ter aceitado prontamente o convite.

Fonte: Departamento de Esportes.

Marcio Monteiro é favorável a nova estrutura partidária do PSDB Nacional

Um dos delegados que elegeram a nova composição da executiva nacional na convenção em Brasília, no ultimo sábado (28), foi o deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB).

Monteiro defendeu a nova estrutura partidária focada em cinco ações principais: avanços nas eleições municipais, recrutamento de novos integrantes, democratização do partido, estreitamento das relações com a sociedade e reestruturação da comunicação.

O parlamentar, que é vice-presidente do diretório estadual do partido, afirmou que o momento determina união para decidir e organizar as bases, de forma vertical e horizontal, e assim chegar fortalecido ás eleições de 2012. Ele também pediu mais atuação dos jovens e das mulheres para acender o comando no futuro do Brasil.

Sérgio Guerra que foi reconduzido a presidência do partido, em seu discurso valorizou a história do PSDB e os novos rumos políticos da oposição. “Não queremos ter apenas diretórios em todo lugar, queremos ter o PSDB com sua forma e conteúdo, uma imagem central que se espalhe Brasil afora”, disse Guerra.
O senador Aécio Neves destacou a importância do PSDB para o desenvolvimento e a modernização da economia do país, a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e disse que o PSDB está unido e pronto para enfrentar o que vir e reconduzir políticas. “ Temos orgulho do nosso passado. Ninguém fez mudanças mais profundas nesse país como fez o PSDB”, conclui.
O deputado federal Reinaldo Azambuja ficou com a tesouraria do partido. Azambuja falou sobre a valorização do partido coerente e competente, e apontou um futuro de combate ao governo que “ antes” defendia a transparência e que agora se mostra um governo omisso.
“ 1, 2, 3, 4, 5 mil, queremos um tucano, presidente do Brasil” esse foi o coro mais cantado do centro de convenções em Brasília, na 10ª Convenção Nacional do PSDB, que reuniu grandes nomes da história do Brasil. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ex-governador Jose Serra, os senadores Aécio Neves e Marisa Serrano, entre outros, que comemoraram a unidade do partido que avançam nas discussões de projetos para o país e na oposição ao governo do PT.

Marycleide Vasques/Jornalista DRT 316/MS
fone: 9989 5408 * maryvasques@hotmail.com

Bandeirantes firma parceria de empregabilidade com o Frigorífico Aurora

A prefeitura de Bandeirantes firmou parceria nesta segunda-feira (30) com o Frigorífico Aurora - empresa muito bem conceituada no abate de suínos, localizada em São Gabriel do Oeste.

O frigorífico está em fase de crescimento, expandindo sua produção e precisará de mão de obra, por isso está disponibilizando 40 vagas de emprego para munícipes de Bandeirantes para o cargo de auxiliar de produção.

Segundo o prefeito Flávio, o objetivo da parceria é gerar oportunidade de emprego para geração de renda no município. “Fico muito feliz em ter firmado esta parceria com a empresa Aurora, pois com isso abrimos caminhos para que nossos munícipes consigam um trabalho honesto, digno e com carteira assinada”, ressalta o gestor

A secretaria de assistência social, através do centro de referência de assistência social – CRAS, estará realizando os cadastros de pré-agendamento até o dia 08 de junho, na própria sede do CRAS, para pessoas interessadas em participar da pré-seleção, a realizar-se no dia 09 de junho, a partir das 08 horas.

A prefeitura não influenciará na seleção dos escolhidos, ficando de total responsabilidade da empresa os critérios para a seleção das pessoas que serão contratadas.

Ass.Comunicação

Prazo de vacinação contra a aftosa é prorrogado por 15 dias em MS

O prazo da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul, que terminaria nesta terça-feira (31.05) para as regiões da Zona de Alta Vigilância (ZAV) e Planalto, foi prorrogado por mais 15 dias. Desta forma, o prazo para que pecuaristas da ZAV e do Planalto vacinem seu rebanho é até 15 de junho. Já para os produtores do Pantanal, o prazo se encerra no dia 30 de junho. O decreto com a ampliação do prazo foi publicado nesta segunda-feira (30.05) no Diário Oficial do Estado. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), os pecuaristas precisam ficar atentos às novas datas e não deixar de imunizar todo o seu rebanho, sem distinção de idade.

De acordo com a normativa, a prorrogação é decorrente do excesso de chuvas ocorridas do início do ano até março, o que provocou enchentes e ocasionou prejuízos aos pecuaristas localizados no Pantanal do Estado. Conforme o documento, os proprietários de animais dessa região que foram afetados pelas enchentes, ficam isentos do pagamento das multas e das sanções previstas na Lei nº 3.823, de 21 de dezembro de 2009.

Segundo o decreto, os produtores que optaram por vacinar seu rebanho na etapa de maio, mas não tiverem condições de aplicar a vacina em todos os seus animais, nem de fazer a declaração de estoque de animais, deverão encaminhar ofício à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), justificando as razões do não cumprimento da legislação. Esses proprietários também estão isentos de multas e o prazo para regularizar a sua situação fica estendido até o dia 15 de dezembro desse ano.

Declaração de estoque

O prazo para que o produtor comunique e entregue a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos é até dia 30 de junho desse ano. Os nascimentos deverão ser registrados obrigatoriamente durante as etapas de vacinação contra a febre aftosa e facultativamente no período entre essas etapas.

Outra alteração ocorrida na normativa é no momento da entrega da Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos. O produtor não precisará necessariamente fazer reconhecimento de firma via cartório, podendo o próprio servidor público da Agenfa realizar a conferência da assinatura do pecuarista.

Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748

Jackie Stewart critica Hamilton por atitudes do inglês em Mônaco

O escocês Jackie Stewart, tricampeão da Fórmula 1, criticou o inglês Lewis Hamilton, após o piloto da McLaren disparar contra os comissários de prova pelas punições recebidas no GP de Mônaco - sobraram xingamentos a Felipe Massa e Pastor Maldonado, ambos envolvidos em colisões com o inglês, que tomou um drive-through e, no fim da corrida, foi punido em 20 segundos - que não modificaram sua posição final na prova.

Para Stewart, faltou cautela ao inglês nas disputas. "Acho que as duas colisões foram questionáveis e ele deu sorte de escapar da última sem danos à sua asa dianteira. Você faz sua própria sorte e cria suas próprias situações, mas a chave é que você não deveria se colocar em uma situação em que o outro piloto possa retaliar de uma forma negativa para você ou que possa ser vista como negativa pelos comissários", afirmou o escocês à revista "Autosport".

Stewart confia nas decisões dos comissários, ex-pilotos em sua maior parte. "Quando você é piloto, você não enxerga isso pelo outro lado. Eles pegam todo os ângulos, os vídeos e podem sentar para ver todos os replays. Então, eles analisam até melhor do que o homem no cockpit. Se existir algum grau de injustiça e for realmente óbvio, você pode apelar. Mas você tem de ter em mente que está muito exposto. Acho que deveria existir um grande interrogação nas batidas de Hamilton", resumiu.