quinta-feira, 31 de março de 2011

Jardim realiza palestras educativas no dia internacional da água

A equipe municipal do Núcleo de Meio Ambiente, aproveitando o dia mundial da água, realizou no dia 22 de março uma série de palestras sobre o tema à alunos do Curso de Meio Ambiente do Centro Integrado de Apoio ao Trabalhador, CIAT.

As palestras aconteceram no Centro de Atendimento ao Turista e foram focadas na importância da conservação da água no município e a necessidade de preservação do Rio Miranda, fonte de água potável para o município.

O gerente do núcleo, Clademar José Sovernigo explanou também sobre a fauna, flora, da importância de preservação das áreas degradadas que margeiam o Rio, as ações que são desenvolvidas para a melhoria da qualidade do meio ambiente pelo núcleo, como as estratégias de instalação de galerias de água pluvial no município e as ligações e elevatórias de esgoto, atividades projetadas para o melhor escoamento de detritos. O núcleo também presta apoio ao Projeto de Diagnóstico Ambiental do Rio Miranda no Estado de Mato Grosso do Sul.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Prefeitura Municipal e Enersul promovem plantio de ipês em Jardim

O Prefeito de Jardim, Carlos Américo Grubert e sua equipe administrativa estiveram na Gerência Municipal de Obras em reunião com técnicos da Enersul, no dia 21 de março para dar continuidade ao projeto de arborização municipal que acontece em parceria com a entidade fornecedora de energia elétrica em Jardim.

Carlinhos recebeu da Coordenadora Técnica da Enersul/Jardim, Mirma Lopes Amorim, 300 mudas de ipê rosa, branco e amarelo, que serão plantados em pontos estratégicos no município.

O projeto acontece através do Núcleo de Meio Ambiente, coordenado por Clademar José Sovernigo, que realiza este projeto a vários anos, sendo responsável pelo plantio das mudas.

Segundo Sovernigo, estas mudas serão plantadas na Praça Evandro Antonio Bazzo, que será inaugurada no aniversário de Jardim, nos canteiros centras da cidade, nas escolas da REME e nos locais deficientes de arborização. “Contaremos com o apoio do Projeto Florestinha, da Gerência de Assistência Social e também de alunos da REME de Jardim para plantar estas mudas e também realizar um trabalho de conscientização popular sobre a importância de preservação destas pequenas árvores”, comenta Sovernigo.

O Prefeito Carlinhos Grubert disse que o projeto é importante porque produz a arborização municipal juntamente com a conscientização ecológica, que, segundo o prefeito, precisa ser intensificado nas escolas, nos programas sociais e em demais setores educacionais. “Vivemos numa região rica em natureza onde o ecoturismo desponta em todo o mundo, o cidadão jardinense deve ser exemplo em proteção ao meio ambiente pela responsabilidade que todos temos em preservar nossas riquezas naturais hoje às gerações futuras. Penso que este projeto busca este objetivo e tenho certeza que muito ainda será feito através desta parceria”, disse.

Estiveram presentes além do prefeito, o gerente de obras, Wilson Molina de Brito, o gerente de Meio Ambiente, Clademar José Sovernigo, o gerente da UEMS – Unidade Jardim, Sidney Kuerten, a chefe de gabinete, Fátima Fernandes, o vereador Zé Preto e a técnica da ENERSUL/Jardim, Mirma Lopes Amorim.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Balneário de Jardim conquista complementação da Licença de Operação pelo IMASUL

O Gerente do Núcleo de Meio Ambiente de Jardim, Clademar José Sovernigo realizou no dia 23 de março um registro fotográfico da situação atual do balneário municipal, ação necessária para anexar ao relatório das condições técnicas de funcionamento do atrativo.

Foram registradas fotos das áreas de entrada do receptivo, os espaços de preservação permanente, as construções existentes como os banheiros ecológicos, o restaurante, os acessos ao rio, a portaria de entrada do atrativo, a quadra de vôlei, o calçamento e demais estruturas de proteção ao rio.

Este relatório, que também aborda as condições de coleta de resíduos sólidos produzidos no atrativo, faz parte das atividades necessárias para a apresentação do projeto que requer a complementação da Licença de Operação junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, IMASUL.

Segundo Sovernigo, esta é uma grande conquista do Balneário Municipal de Jardim, provando que suas atividades são realizadas de encontro com a Lei Ambiental, funcionando com o menor impacto ecológico possível, fazendo com que o município tenha a certeza de contribuir com o meio ambiente realizando a exploração do ecoturismo de maneira ecologicamente correta.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Merenda Escolar da REME de Jardim é sinônimo de qualidade segundo Conselho de Alimentação Escolar

A Administração de Jardim realizou através da Gerência de Educação uma reunião com membros do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, com a Assistente de Prestação de Contas, Dionísia Dedé, no dia 25 de março para a Prestação de Contas e Parecer Conclusivo sobre a execução do programa no município.

Eles formalizam seu parecer quanto ao acompanhamento da merenda escolar e os investimentos dos recursos recebidos pelo PNAE e a contrapartida da Entidade Executora. Os membros do CAE vêm acompanhando a execução dos cardápios, assim como a compra, recebimento, armazenamentos, preparo e distribuição dos alimentos, não havendo nenhum registro de irregularidades.

O CAE ao realizar seu trabalho, conclui que os recursos da Merenda Escolar PNAE, e o de contrapartida municipal, cerca de 80% a 100% dos recursos, são exclusivamente utilizados para nutrir de maneira eficaz todos os alunos devidamente matriculados na Rede Municipal.

“Não poderia ser diferente, o cardápio é elaborado pela nutricionista Juliana Aparecida de Mendonça, prezando sempre a qualidade dos alimentos, a variedade nos pratos oferecidos, e o valor nutricional adequado. As merendeiras usam toucas, aventais e calçados adequados. Ficamos orgulhosos pelo parecer do CAE, pois esta ação comprova que a Educação em Jardim possui qualidade em todas as suas áreas, os méritos são dos profissionais envolvidos, dos educadores da REME e principalmente do apoio do prefeito Carlinhos Grubert que investe muito na Educação inclusive dando especial atenção à merenda escolar, estamos satisfeitos”, comentou o resultado a Gerente de Educação, Suzana Lima de Medeiros.

O CAE destacou também a realização e execução dos cardápios de acordo com as necessidades dos alunos, controle de custo, através de licitação (tipo pregão) e monitoramento de compra, transporte, manipulação até a distribuição dos alimentos.

Tudo isso considerando os fundamentos legais do PNAE, “fica claro que o município de Jardim está cumprindo a meta prevista com todos os atributos que integram legalmente a responsabilidade para utilizar os recursos disposto para alimentação dos alunos da Rede municipal”, comentou Mirtes Ferreira do Prado, presidente do CAE em Jardim.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Prefeitura de Bandeirantes assina contrato de parceria com Hospital do Câncer Alfredo Abraão

A Prefeitura de Bandeirantes firmou uma parceria com o Hospital do Câncer Alfredo Abraão, de Campo Grande. O convênio de parceria foi assinado na última sexta-feira (25), com a Fundação Carmem Prudente de MS.

A solenidade de assinatura aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Flávio Gomes, do coordenador da região norte do Hospital do Câncer, Altenir Abdias Almeida, do secretário municipal de Saúde, Fábio Ozório, do presidente da câmara de vereadores, Marcio Faustino, do vice-presidente da câmara, Jeovane Felix, do vereador e também colaborador do processo de parceria com o Hospital, Adevaldo Freitas. Também estiveram presentes, a secretária de assistência social, Geisa Gomes, os secretários de agricultura, Antônio Fortunato e Administração, Antônio Martins.

O objetivo dessa parceria é o atendimento a população através da Fundação Carmem Prudente, com a vinda de profissionais da saúde em datas pré-estabelecidas e/ou encaminhadas diretamente ao Hospital do Câncer. A equipe de atendimento será composta de dois médicos especialistas em oncologia, dois auxiliares de enfermagem especializados e um enfermeiro padrão. A prefeitura, através da secretaria de saúde, disponibilizará um local para exames de pacientes.

Segundo o secretário de saúde, Fabio Ozório será feita uma triagem para as consultas de pacientes e além do atendimento preventivo que será realizado no município. Todo paciente que necessitar de atendimento complementar, seja cirúrgico e/ou clínico, será encaminhado imediatamente para o Hospital do Câncer, onde receberá todos os cuidados necessários. “É de extrema importância para o município esta parceria, pois, vai melhorar muito a agilidade no atendimento”, diz.

O Hospital se compromete em realizar palestras, referente á prevenção do câncer e orientações gerais a população. A prefeitura realizará um leilão no dia 16 de março e um almoço no dia 17 de março com o objetivo de arrecadar fundos para aquisição de uma unidade móvel para o Hospital do Câncer.
Ass. Comunicação

Monteiro participou da reunião da comissão da CCJR

Semana passada (21), aconteceu a 1ª sessão de instalação da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) com o objetivo de distribuir os projetos para analise e votação Dos 30 projetos, 9 foram direcionados para o deputado Marcio Monteiro emitir parecer.

Na tarde desta terça-feira (29), presidida pelo deputado Carlos Arroyo (PR), Monteiro fez a leitura da ata e, também, dos projetos que estavam sob sua relatoria na segunda reunião ordinária de 2011. Participam, também, os deputados Junior Mochi (PMDB), Pedro Kemp (PT) e Marquinhos Trad (PMDB).

Foram votados dez projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, quatro projetos de resolução, quatro vetos do Executivo e cinco receberam pedido de vista.

Monteiro foi elogiado por sua atuação e dedicação ao trabalho da sessão pelo presidente deputado Arroyo.

Marcio Monteiro ficou com dois projetos para analisar. “O projeto é mais complexo e de grande interesse, vamos analisar com mais detalhes no que tange a constituição”, disse.

Marycleide Vasques/Jornalista DRT 316/MS
fone: 9989 5408 / maryvasques@hotmail.com

Noticias de Pedro Gomes - MS

Equipe de paisagismo trabalha no visual da Rodoviária

A obra da Rodoviária Municipal no terreno de 50x50, localizado na Rua Bahia esquina com a Três Lagoas, está em nova fase. Agora o local está recebendo a equipe de paisagismo. Além disso o local foi todo cercado e o local de trânsito dos automóveis está sendo preparado.

O local tem capacidade para 04 ônibus, 02 guichês, 01 loja, banheiros masculino e feminino, toda projetada com acessibilidade, a construção atende aos portadores de necessidades especiais bem como, oferece conforto e qualidade a toda a população.

O projeto totaliza R$ 214.452,85; sendo R$ 146.250,00 do Ministério e R$ 68.202,85 a contra-partida da Prefeitura.


**************************************

Com sol, equipe de obras volta às ruas


A equipe da Secretaria Municipal de Obras aproveitou a estiagem e voltou às ruas com a operação tapa buraco.

Recentemente a equipe havia preparado alguns locais para o recebimento do material, mas as chuvas fizeram com que os trabalhos fossem perdidos.

Hoje, com o sol mais intenso a equipe redobrou os esforços e pode ser vista em ação pelas ruas da cidade.


*************************************

Pedro Gomes recebe projeto MuArq


Os alunos das redes estadual e municipal estão recebendo uma equipe do MuArq, em Pedro Gomes, liderada pelo professor geógrafo Dirceu Maurico van Lonkhuijzem.

A meta institucional do MuArq/PROPP/UFMS é realizar pesquisas sobre o passado arqueológico de Mato Grosso do Sul, buscando entender e explicar os diversos processos pretéritos de povoamento humano no território estadual, isto é, as origens e as relações homem-ambiente na pré-história, bem como os processos etno-arqueológicos de formação das etnias indígenas que existiram e existem em Mato Grosso do Sul.

Assim, pretende-se contribuir para a preservação da memória e do patrimônio cultural deste Estado e, mesmo tempo, divulgar os elementos necessários para a compreensão da importância do fenômeno da alteridade como instrumento de fomento e manutenção da diversidade cultural.

Entre apresentações de vídeos e palestras os alunos puderam ver alguns itens resgatados em sítios arqueológicos e se encantaram com as peças. As palestras devem continuar até esta sexta (01.04).

Para mais informações acesse http://muarq.ufms.br/site/



**********************************

MELHOR IDADE COMEMORA ANIVERSARIANTES DO MÊS NO CRAS


No dia 29 de Março de 2011 comemorou-se com muita alegria os aniversariantes do mês do grupo Esperança do Programa Conviver de Pedro Gomes, onde a Secretária Vanda Faria os homenageou através da leitura de uma mensagem e muitas felicitações, seguido de brincadeiras em grupo, ginástica, apresentação dos catireiros e muita dança, na ocasião foi servido ainda um delicioso bolo.

Deputado propõe castração química de pedófilos, em São Paulo

Divulgação/ Assembleia Legislativa de São PauloDeputado Rafael Silva argumenta que tratamento é reversível











Um projeto de lei que propõe a castração química de pedófilos chegou à Assembleia Legislativa de São Paulo. A proposta é do deputado Rafael Silva (PDT) e já havia sido apresentada no Congresso, em Brasília, mas acabou não seguindo adiante.

Silva defende a utilização de hormônios que reduziriam a libido e o impulso dos pedófilos, como medida terapêutica e temporária, de forma obrigatória. A polêmica em torno da questão é se caberia ao estado legislar sobre o tema.

O deputado argumenta que o método de castração química é reversível, e já é utilizado nos Estados Unidos, Itália, Portugal, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Grã-Bretanha e Polônia. "A violência e o abuso sexual, principalmente contra crianças e adolescentes, atingem proporções alarmantes em nosso estado. Diante disso, a castração química pode ser uma possível solução para o problema, com a utilização de hormônios femininos para diminuir o desejo sexual dos criminosos", afirma Rafael Silva.

Penitenciária apura por que Alexandre Nardoni ficou na solitária por dez dias

AE/ Alex SilvaAlexandre Nardoni foi condenado a 31 anos de prisão por matar a filha











A penitenciária de Tremembé, onde Alexandre Nardoni cumpre pena pelo assassinato da filha, em São Paulo, abriu uma sindicância para apurar o episódio que o levou a ficar dez dias na solitária, no final de fevereiro.

Os advogados de Nardoni acreditam que houve arbitrariedade dos agentes penitenciários. As informações são da coluna de Mônica Bergamo. Ele teria recebido o “castigo” por reclamar sobre problemas durante as visitas.

Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado contra sua própria filha, Isabela Nardoni. A esposa de Alexandre, Anna Carolina, foi condenada como cúmplice a 26 anos. Isabela foi asfixiada e jogada do sexto andar do apartamento do casal.

População da Índia cresce um Brasil em dez anos, diz censo

AFPÍndices sociais preocupam o governo da Índia

Segundo os resultados do censo de 2011, a população na Índia cresceu nos últimos dez anos quase o equivalente a toda a população brasileira. São 181 milhões de habitantes a mais desde 2001. O Brasil tem pouco mais de 190 milhões.

No total, a Índia está hoje com 1,21 bilhão de habitantes, o que equivale ao Brasil, os Estados Unidos, Paquistão e Bangladesh juntos. O censo da Índia é o maior do mundo. Cerca de 7.000 cidades foram visitadas por 2,5 milhões de funcionários. Todos os cidadãos com mais de 15 anos foram fotografados e tiveram as impressões digitais recolhidas para criação de um banco de dados biométricos.

O governo pretende usar os dados recolhidos no censo para fazer carteiras de identidade semelhantes às brasileiras. As maiores dificuldades do país são os altos níveis de alfabetismo, milhões de indianos sem-teto e ameaça de revoltas no país.

Além de agredir negros e gays, Bolsonaro desagrada aos militares, diz Jarbas Passarinho

ABrBolsonaro disse estar "se lixando" para o movimento gay











Em entrevista ao Portal Terra, o ex-ministro do regime militar, Jarbas Passarinho, aos 91 anos, desabafou sua pouca estima pelo deputado Jair Bolsonaro. "Ah, esse homem eu nunca pude suportar!", disse.

Bolsonaro protagoniza uma polêmica em torno de declarações que fez sobre sua desaprovação a um hipotético relacionamento de seu filho com uma mulher negra, em entrevista ao programa “CQC”. Após o alvoroço, ele tentou justificar direcionando a ofensa aos gays.

O congressista de extrema direita começou a ser apontado por muitos como representante da alma das Forças Armadas. Jarbas Passarinho desconstruiu essa ideia, dizendo que ele "irrita muito os militares". Segundo Passarinho, Bolsonaro é insuportável por ser um radical. “Eu não suportava os radicais da esquerda e não suporto os da direita.”

Nesta quarta-feira o parlamentar disse estar “se lixando” para o movimento gay, cujo representante, o deputado Jean Wyllys, protocolou representação contra Bolsonaro no Congresso.

Corpo de Alencar chega a Minas Gerais para velório e cremação

AE/ Pedro VilelaCorpo de Alencar chegando no aeroporto, em Belo Horizonte










O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou a Belo Horizonte por volta das 9h20, transportado pelo avião da FAB, de Brasília. A família de Alencar chegou um pouco antes à cidade.

O corpo será velado no Palácio da Liberdade pela manhã e, às 14 horas, será cremado no Cemitério Parque Renascer, em Contagem. A cerimônia será restrita a familiares.

Na cerimônia funebre com honras de chefe de Estado,que ocorreu nesta quarta-feira no Palácio do Planalto, mais de 8.100 pessoas passaram para se despedir do ex-vice-presidente José Alencar.

Ronaldinho, "meia boca", passa a ser questionado no Fla

VIPCOMMMesmo esforçado, Ronaldinho não consegue manter um bom desempenho no Fla













Em onze partidas, foram cinco gols e uma assistência. Nos treinos, nenhuma falta e dedicação ao máximo. Mas Ronaldinho ainda não conseguiu empolgar no Flamengo - e, num momento em que o time está instável, a cobrança fica maior. Sem marcar há três jogos, o poder de decisão do craque está sendo posto em xeque, mas o companheiro de time Thiago Neves defende o camisa 10 do Fla. "O Ronaldo está tranquilão. Ele sabe que não é sempre que vai fazer gol, decidir, jogar bem. Está nos ajudando muito, dá passes. Da bola parada dele sempre pode sair gol. Mesmo meia-boca é importante para o esquema e para o time", afirmou ao "Globoesporte.com" Thiago, que lembra da marcação implacável dos adversários contra o astro rubro-negro.

"Desde o começo falei que não daríamos espetáculo. O torcedor quer ver o Ronaldo brilhar, dar caneta, mas são muitos jogadores bons no Brasil. Ronaldo e eu estamos sendo bem marcados. O Flamengo está fazendo o feijão com arroz, mas ganhando os jogos. Foram três empates, mas o importante é continuarmos invictos para conseguirmos o título", lembrou Thiago Neves, que sabe que a pressão faz parte do cotidiano rubro-negro. "Jogar no Flamengo sempre tem pressão, ainda mais com três empates. Todos os jogadores sabem disso. No próximo jogo a cobrança vai existir, é normal. É hora de justificamos a contratação pelo Flamengo. Vamos ver se no sábado fazemos uma boa partida e conseguimos a vitória para acabar com essa pressão", encerrou.