segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aneel nega ressarcimento ao consumidor


Brasília (AE) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reiterou na semana passada a polêmica decisão, do fim do ano passado, de que os consumidores que pagaram cerca de R$ 7 bilhões a mais para as distribuidoras de energia elétrica entre 2002 e 2009 não receberão o dinheiro de volta. Por unanimidade, a agência negou o pedido de reconsideração de um grupo de parlamentares, na tentativa de reverter a decisão.

Os seis diretores da Aneel, incluindo o diretor-geral, Nelson Hubner, e também a Procuradoria-geral do órgão, mantiveram o entendimento de que a aplicação retroativa do novo sistema de reajuste das tarifas não tem amparo jurídico e sua aceitação provocaria instabilidade regulatória ao setor, com prejuízos à prestação do serviço e aos consumidores.

Hubner ressaltou que não houve erro no uso da fórmula de cálculo de reajuste usada até então. Segundo ele, essa metodologia, prevista nos contratos de concessão da década de 1990, foi colocada de forma intencional pelos legisladores da época para atrair investimentos de capital no setor elétrico. “Em 2007, a Aneel identificou que a cláusula do contrato de concessão refletia um pensamento da época, que depois evoluiu, e a fórmula precisava ser modificada para atender a uma realidade que temos hoje. A agência não podia agir diferente.” Por essa razão, disse Hubner, a Aneel mudou a fórmula dos novos contratos de concessão, mas não reconheceu passivo algum a ser pago.

MODELO

A “falha” começa no reajuste tarifário, aplicado todos os anos, exceto no ano da revisão tarifária - que ocorre em intervalos de quatro anos em todas as distribuidoras. Ao aplicar o reajuste, a Aneel o faz sobre a receita total dos 12 meses anteriores.

A agência concluiu que o correto seria aplicar o reajuste sobre a estimativa de receita futura, e não sobre os 12 meses anteriores, pois só assim o modelo captaria o aumento de demanda Ou seja, o ganho das empresas com o aumento de consumo, que teria de reduzir o reajuste, não estava sendo contabilizado.

Inter minimiza revés de time B contra reservas do Grêmio

Por: Agencia Estado - AE
Embora o Internacional tenha sido derrotado por 2 a 1 no clássico contra o Grêmio, no último domingo, em Rivera, no Uruguai, pelo Campeonato Gaúcho, o técnico Enderson Moreira e dirigentes do time se mostraram conformados com o resultado até pelo fato de o mesmo ter ocorrido ainda com a equipe B representando o clube. No final das contas, uma falha do volante Natan resultou no segundo gol da vitória do rival, que também optou por utilizar um time considerado reserva no duelo.
'Tivemos um volume de jogo muito bom no primeiro tempo. Depois perdemos campo para o adversário e cedemos o empate. O segundo gol foi num lance de infortúnio. Pressionamos em busca do empate, mas não deu. De qualquer forma temos muita confiança neste grupo, por isso vamos seguir trabalhando', disse o vice-presidente de futebol do Internacional, Roberto Siegmann.

Moreira, por sua vez, também minimizou a importância da falha de Natan diante do resultado final do confronto. 'Foi um jogo aberto. Os dois times criaram chances, mas no detalhe acabamos sofrendo a derrota. Mas uma equipe que fez nove pontos em cinco jogos não pode ser desvalorizada. Hoje (domingo) jogamos de igual para igual com um time que é mais maduro', avaliou o treinador.

Após a equipe B do Inter defender o clube nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, o time principal, comandado por Celso Roth, fará sua estreia na competição na próxima quinta-feira, às 19h30, contra o Juventude, no Beira-Rio. O clube optou por usar seu time B nas rodadas iniciais do torneio estadual pelo fato de o Inter ter disputado o Mundial de Clubes da Fifa no final do ano passado, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes.

Rossi: se Kassab vier para o PMDB, não será cacique

Por: Agencia Estado - Gustavo Porto
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), encontrará as portas abertas para entrar no PMDB e poderá até ser candidato a governador em 2014, desde que seus planos excluam ser o 'novo cacique' do partido no Estado. 'Ele (Kassab), se vier, poderá ser candidato a qualquer cargo porque é um nome de primeiríssima linha da política brasileira. A única coisa que não queremos é que venha para se constituir no novo cacique do partido', disse o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, uma das principais lideranças do PMDB paulista.
Rossi assumiu, ao lado do filho, o deputado estadual Baleia Rossi (SP), as articulações políticas no PMDB paulista. Os dois são os guardiães do novo comandante do partido no Estado, o vice-presidente da República, Michel Temer. Após a morte de Orestes Quércia em dezembro de 2010, Temer articulou a dissolução do Diretório Estadual do PMDB e a criação de uma comissão provisória. Escolheu Baleia Rossi para comandá-la.

Temer negocia diretamente com Kassab a ida do prefeito para o partido. Segundo Rossi, a mudança de Kassab para o PMDB não deve ser acompanhada por outros integrantes do DEM, os quais temem perder o mandato por infidelidade partidária. Como o prefeito de São Paulo tem menos de dois anos de mandato, dificilmente um processo para tirá-lo do cargo seria resolvido na Justiça antes desse prazo. 'O Kassab se garante até o final do mandato, mas o mesmo não ocorreria com deputados, por exemplo', lembrou o ministro.

Já a segunda maior liderança do DEM em São Paulo, a prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera, pode perder as esperanças se quiser ir para o PMDB, na avaliação do ministro. 'Nós respeitamos a prefeita, mas não está no horizonte político a vinda dela para o PMDB, pois a cidade é hoje o principal polo do partido no Estado', afirmou o ministro. Além dele e do filho, o PMDB de Ribeirão Preto tem o vice-prefeito da cidade, Marinho Sampaio, e vereadores, entre eles o primeiro suplente de deputado federal, Léo Oliveira.

Com quatro deputados estaduais e apenas um federal, o PMDB é um 'nanico' em São Paulo, principal berço político do partido. Quem admite é o próprio Baleia Rossi, que assumiu na semana passada o comando do PMDB paulista. 'Isso ocorreu porque o PMDB foi esvaziado e muitos diretórios seguiram controlados por ex-lideranças, mesmo após elas deixarem o partido', explicou Baleia.

Para reverter o quadro, além de trazer de volta lideranças perdidas para outros partidos e incentivar a filiação de novos quadros, o deputado admite tomar medidas radicais. A primeira seria dissolver diretórios em cidades nas quais o PMDB não obteve 5% dos votos válidos para deputado estadual ou federal em 2010. 'Se os diretórios não conseguiram esse porcentual, isso mostra que não trabalham e não funcionam', disse Rossi. 'E o exemplo será dado com as primeiras ações tomadas na nossa região', completou.

Ainda de acordo com Baleia Rossi, a primeira etapa da reformulação do PMDB paulista inclui ampliar o número de vereadores e ter mais do que os 69 prefeitos do partido no Estado, após as eleições de 2012. 'Já em 2014, municípios com mais de 50 mil habitantes terão, necessariamente, de ter um candidato a federal ou estadual; os (municípios) com mais de 100 mil habitantes terão os dois candidatos', concluiu

Anac: tarifas aeroportuárias no Brasil subirão 5,2%

Por: Agencia Estado - Silvana Mautone
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial de hoje os novos valores teto das tarifas aeroportuárias domésticas de embarque, pouso e permanência nos aeroportos brasileiros. Os valores foram reajustados em 5,2% e passam a valer a partir de 14 de março.
Esses são os valores máximos que podem ser cobrados, porque, de acordo com resolução divulgada pela Anac na semana passada, em 26 de janeiro, cada aeroporto poderá conceder descontos ilimitados no valor das tarifas. Dessa forma, os administradores aeroportuários podem incentivar voos em horários ociosos e reduzi-los em horários de pico - nos horários de pico, as tarifas teto podem ser acrescidas em até 20%.

O objetivo, de acordo com a Anac, é 'motivar o melhor uso da infraestrutura do aeroporto ao longo do dia'. A resolução determina, porém, que 'a majoração no teto da tarifa em algum período deverá ser obrigatoriamente compensada por descontos em outros períodos, desde que, ao final de um ano, o valor médio arrecadado com essas tarifas não ultrapasse o limite estabelecido'.

Os reajustes dessas tarifas serão feitos anualmente de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deflacionado por um Fator-X de produtividade esperada do setor. Também será feita uma revisão a cada cinco anos com base na análise de custos e receitas das operações dos aeroportos.

O reajuste das tarifas levará em conta o desempenho dos aeroportos, baseado no alcance de metas de eficiência estabelecidas pela Anac e o nível de qualidade de serviço oferecido às companhias aéreas e aos passageiros. Essas metas são calculadas em termos de redução do custo do aeroporto por passageiros e cargas transportados.

Ibama: licença de Belo Monte tem base em 5 pareceres

Por: Agencia Estado - Kelly Lima
A diretora de licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gisela Fiorachini, refutou que o órgão tenha sofrido qualquer tipo de pressão para liberar a licença provisória para o início da construção do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte.
Ao abrir sua palestra durante o Congresso Latino Americano de Energia, a diretora lembrou que o tema tem levantado 'muita polêmica', mas atribuiu isso à 'total falta de informação. 'A licença foi baseada em cinco pareceres e foi muito bem embasada. Foram cerca de 20 reuniões com o governo federal, mais audiências públicas... Tem movimentos contrários à usina, muita gente se posicionando contra, mas atribuo isso à falta de informação', disse Gisela.

Um pouco antes, na mesma mesa de congressistas, na abertura do evento, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, admitiu que a usina terá uma capacidade de aproveitamento muito pequena, em média de 4,5 mil megawatts, mas disse que ainda assim é 'um empreendimento relevante para o País'. 'É preciso considerar que Belo Monte terá como um dos seus produtos a geração elétrica. Mas sua principal função será o desenvolvimento social de uma região, já que vai investir em construção de casas, saneamento básico e em melhorias para aquela área', comentou.

Indagado sobre estes investimentos - que somam R$ 3 bilhões, dos R$ 20 bilhões previstos para a usina - serem uma forma de compensação pelos danos ambientais causados ao local, Tolmasquim negou: 'Saneamento básico quem tem de fazer é o poder público. Mas os investidores na usina vão disponibilizar este saneamento não só para as residências afetadas, mas para toda a cidade', disse, lembrando que na região serão 'apenas' cinco mil famílias afetadas. 'Não é como em Três Gargantas', quando um milhão de pessoas foram atingidas pela construção da usina.

Tolmasquim destacou ainda que mesmo com este custo extra, a usina de Belo Monte tem um custo de energia que equivale a metade do que se gastaria para produzir a mesma quantidade de energia com fontes de eólica e de biomassa, por exemplo.

União libera R$ 2,168 bi em gasto do Orçamento de 2010

Por: Agencia Estado - Lu Aiko Otta
O governo liberou hoje R$ 2,168 bilhões em gastos referentes ao Orçamento do ano passado. Segundo o Ministério do Planejamento, são compromissos que os ministérios não conseguiram honrar até o dia 31 de dezembro, por isso a verba foi liberada agora. Essa manobra é autorizada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O maior decreto, de R$ 1,662 bilhão, beneficia 12 ministérios. Foram autorizados, por exemplo, gastos para financiar parcialmente obras para o alinhamento do Porto de Santos e para pagar bolsas a policiais que serão treinados para trabalhar nos Jogos Olímpicos de 2016.

As empresas estatais também tiveram liberados R$ 452 milhões. Entre as obras beneficiadas, estão a construção de um terminal de cargas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e obras para implantação de um parque de energia eólica em Casa Nova (BA), além da aquisição de imóveis para o Dataprev (estatal de processamento de dados da Previdência Social).

Foram liberados ainda R$ 53,7 milhões para as companhias de Docas de São Paulo e do Rio de Janeiro e para Furnas Centrais Elétricas, que recebeu R$ 7,8 milhões para implantação de linha de transmissão da usina hidrelétrica de Mascarenhas (MG) a Linhares (ES), com subestação no município capixaba.

Árvores genealógicas

Sempre me admirei da sabedoria dos homens do passado que, com simplicidade ímpar, faziam ligações de vários aspectos da vida com a natureza, como chamar de "árvore" genealógica a constituição da origem de cada um dos seres humanos que habitam a Terra.

A "árvore" humana possui raízes, tal qual a da natureza, e elas estão sob a terra, assim como também estão os nossos antepassados, sobre os quais pouco sabemos, motivo pelo qual, na árvore humana, quem inicia a mesma, seu tronco principal, é o antepassado mais próximo sobre quem sabemos algo, pouco ou muito, desde que não sejam fatos desabonadores, pois, se assim o forem, mesmo que conhecidos, normalmente são colocados nas raízes, de modo a não aparecerem.

Assim como fazemos ao retirar o galho de uma figueira, que, ao ser replantada, se transforma no tronco de uma nova árvore, fazemos também ao escolher por qual "tronco" iniciar a exposição da nossa "árvore", muitas vezes iniciando-a a partir de nossos pais, avós, bisavós ou tataravós, ao invés de buscar origens ainda mais remotas, talvez até mesmo escondendo-as, por desconhecimento ou propositalmente, pelos mais variados motivos.

As raízes, entretanto, são tão ou mais importantes que a própria árvore, pois, mesmo não estando visíveis, são elas que dão sustentação e alimentam a mesma, assim como nos humanos. Nestes, as suas raízes, as origens, é que os alimentam com seus genes saudáveis e também os afetam com aqueles com problemas, sejam morais, éticos ou de saúde, dando-lhes a sustentação e a orientação para toda a vida. Mas, assim como nos humanos, quando a árvore pende para um lado errado, se as raízes não lhe proporcionarem sustentação suficiente, a árvore toda vai ao chão.

Escolhido o tronco, não poderemos mais esconder os galhos e ramos, pois estes, como na natureza, estarão aparentes e, também como na natureza, serão todos diferentes uns dos outros, seja pelo sol que recebem, da manhã ou da tarde, seja por estarem mais ou menos expostos aos ventos, ao frio e a outras diversas ações da natureza, que certamente interferirão em seu crescimento e em sua formação.

Assim, olhando para uma árvore, consigo entender, com mais facilidade, as diferenças existentes entre os seres humanos provenientes de um mesmo tronco, que, ao se dividir, gerando sua primeira família, cria a primeira diferença, pois cada galho daquele tronco, ao se casar, une-se a um galho de outro tronco, já diferente daquele, o que fará com que produza seus frutos também diferentes, mais ou menos doces ou ácidos.

Como de cada tronco normalmente surgem no mínimo dois galhos principais, e em alguns casos muitos mais, que se casarão com outros galhos principais e, de cada uma dessas uniões surgirão novos galhos, agora secundários àquela primeira árvore, os quais gerarão galhos terciários, e estes gerarão novos ramos, e estes novos brotos, assim também são as "árvores" humanas.

Como na natureza, cada novo galho da árvore humana estará sujeito a uma exposição financeira, educacional, cultural e do meio ambiente diferente da do outro, o que formará seres diferentes em constituição física, cor da pele, condição financeira, humor, gênio e também em princípios morais e caráter.

E as famílias se formam, assim como as árvores e os bosques, de pessoas ou árvores mais ou menos fortes; viradas para este ou aquele lado, o que nos humanos gera ideologias diferentes; com crescimento maior ou menor, no sentido horizontal ou vertical, provocando maior ou menor solidez moral e ética; com mais ou menos irrigação, o que propiciará um maior ou menor crescimento cultural e financeiro; e com maior ou menor exposição aos ventos frios, o que nos dará mais ou menos saúde.

Pela inteligência dos seres humanos que viveram séculos antes de nós, e de suas observações e comparações do ser humano com a natureza, com os animais e vegetais, é que hoje podemos ver, na prática, com ilustrações ao vivo, como é a nossa vida, nossas semelhanças e diferenças, e o porquê nunca seremos nem podemos ser iguais.

Autor:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Nota da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul

Nos últimos 73 anos a secular ACRISSUL (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) promove a EXPOGRANDE, que se transformou na maior feira agropecuária e de entretenimento do Centro-Oeste. A população de Campo Grande, do Brasil e de países vizinhos programam-se para participar com suas famílias desta grande festa.
Durante o dia os produtores rurais assistem a palestras, conhecem tecnologias, encontram amigos, expõem seus animais e com isso gira nossa economia, basicamente oriunda da terra. À noite a cidade toma conta da festa. Este ano prevemos a participação de cerca de 400 mil pessoas. Proporcionalmente é o maior evento do Brasil, um público que representa cerca de 20% da população total do Estado, equivalente as populações de Dourados, Corumbá e Três Lagoas juntas.

Nossa tradição e nossas festas causaram o surgimento e alavancaram grandes talentos da música sertaneja local, tais como João Bosco e Vinicius, Maria Cecília e Rodolfo, Michel Teló, Amannda, Munhoz e Mariano, Jads e Jadson, o meteoro Luan Santana, além do grande e querido Almir Sater e tantos outros. A cada minuto nas rádios do Brasil ouve-se o som desses jovens que começaram em violadas universitárias no Parque Laucidio Coelho. Os palcos da Expogrande tornaram-se o sonho de todos os artistas, e fez com que nossa cidade se tornasse a “Capital da música sertaneja do Brasil.” Talento torno- se um dos nossos maiores produtos de exportação.

O impacto da Expogrande é extraordinário no comércio local e na geração de emprego. Os shows fazem com que nossos jovens e a população em geral consumam e isso gira a roda da economia. A cidade toda ganha pois seu povo está feliz. O erário público ganha com a geração de empregos, de divisas, de riquezas e de impostos.

Nossa feira irá acontecer com ou sem shows. Já estão programados mais de 50 leilões e prevista uma comercialização de 30 mil cabeças de gado de corte, o que nos consolida como a maior exposição em venda de gado comercial do mundo.

A decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que acatou a pretensão do MP, negada pelo juiz de direito Amaury da Silva Kuklinski , da Vara de Direitos Difusos,Coletivos e Individuais Homogêneos, não afeta os produtores. Mas é um golpe mortal no negócio do lazer em nosso Estado. Campo Grande não dispõe de local mais apropriado para shows como o Parque de Exposições da ACRISSUL, tanto é que as festas promovidas pela própria Prefeitura da Capital são na ACRISSUL.

Isso posto, entendemos que o problema deve ser resolvido no âmbito do Poder Público, para evitar que esse grande negócio do entretenimento, que se tornou um segmento forte da economia seja desviado para Cuiabá, assim como os jogos da Copa do Mundo.

A Acrissul foi surpreendida com a decisão judicial contrária aos shows há 70 dias de começar a Expogrande, embora em dezembro juízo de primeira instância já tivesse decidido liminarmente a favor da manutenção dos shows. Só esperamos que a decisão final não recaia em cima da hora, o que colocaria a Feira em situação de caos e emergência, com decisão contra ou a favor.

Que o bom senso prevaleça e questões menores não ocupem a mente de quem pode reverter a decisão e evitar o fim dos shows em Campo Grande.

FRANCISCO MAIA
PRESIDENTE DA ACRISSUL
ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE MATO GROSSO DO SUL

Tiririca quer entrar na Comissão de Educação e Cultura, mas não revela projetos

AE/ William VolcovTiririca na saída do Hospital Sírio-Libanês, no domingo (30)


Na saída do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para a retirada de pedras da “inflamadíssima” vesícula, o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, falou dos projetos para a Câmara.

O humorista afirmou que pretende fazer parte da Comissão de Educação e Cultura, e que esse também é o desejo de seu partido, que enfrenta atritos gerados pela “desobediência” de Sandro Mabel, decidido a fazer oposição ao candidato governista à presidência da Casa, Marco Maia.

Questionado sobre os projetos para a Comissão, Tiririca foi evasivo. "Já mostrei alguma coisa para a galera. Mas tem que chegar primeiro na Câmara, conversar, marcar reuniões, aquela coisa toda", respondeu. Ele também disse que não sabe como será seu discurso de posse, na terça-feira.

Azambuja recebe as chaves de seu gabinete em Brasília

O deputado Federal diplomado, Reinaldo Azambuja, recebeu hoje as chaves de seu gabinete na Câmara dos Deputados. O parlamentar está em Brasília desde o domingo (30).

Pela manhã ele participou da reunião de ambientação com colegas de parlamento, esteve em seu gabinete (572), no anexo III e conversou com alguns dos seus novos colaboradores.

Nesta terça feira, dia 01 de fevereiro ele será empossado. Na oportunidade estarão presentes familiares membros de sua equipe.

A cobertura completa da posse do deputado Reinaldo Azambuja estará disponível no site do parlamentar: www.reinaldoazambuja.com.br

Assessoria de Imprensa/Kelly Venturini

Prefeito diz que usou trator da prefeitura por não ter recursos e pagar impostos

HoradaNotícia
O prefeito do Município de Figueirão, Getulio Furtado Barbosa (PMDB), procurou a imprensa na última quinta-feira (27) para informar que foi ouvido pelo representante do Ministério Público Estadual, Bolivar Luis da Costa Vieira. Segundo o prefeito, ele apresentou cópia da documentação exigida para ter direito a Patrulha Mecanizada da Prefeitura.

Getúlio afirma que os adversários políticos querem seu desgaste político. “Não é porque sou prefeito que não tenho o direito de usar a patrulha mecanizada da prefeitura”. Ele justificou o uso do maquinário da prefeitura uma vez que ele não tem trator nem grade: “tenho direito, me enquadro no módulo, pago meus impostos, não tenho tantos recursos para trabalhar a terra na fazenda!”.

O modulo a que o prefeito se referiu está estabelecido na lei municipal como “módulo fiscal”, que vai de 70 hectares até 280, o que permite preparar até 15 % do total da área. A lei foi criada para beneficiar os pequenos produtores rurais da “Agricultura Familiar”. O prefeito justifica que enquadra no perfil exigido pela lei, uma vez que sua área de terra é de 250 hectares.

Depois da certificação do Ministério Público que o prefeito estava usando a máquina da prefeitura na Fazenda Estiva, ele suspendeu o trabalho, e disse que só gradeou oito hectares.

Getulio afirmou que o vereador presidente da Câmara Municipal, Antonio Azevedo Nabhan (PR), também foi atendido com o maquinário da prefeitura em sua fazenda.

De acordo com o prefeito, já atendeu 48 propriedades rurais nesse primeiro mês do ano. Disse ainda que faltam somente três produtores para serem atendidos.

O que estabelece a lei municipal:

A Patrulha Mecanizada Municipal é destinada a prestar serviço nas propriedades rurais visando o aumento da produção, diversificação de cultura e melhoria das condições de vida da população rural. Visa ainda à fixação e integração do pequeno produtor rural no campo e incentivar a agricultura familiar.

BOAS & NOVAS

ABRAÇO MERECIDO: Sempre simpática e cordata com todos, Maritza Côgo, feliz da vida com a inauguração do site FALA MS NOTÍCIAS, na semana passada. Parabéns e muito sucesso na nova empreitada.

MÍNIMO: A presidente Dilma Rousseff assegurou mais uma vez que a base da proposta do governo para reajuste do salário mínimo permanece em R$ 545. Assim, pelo que tudo indica, esse é o único aumento que não pode ser realmente digno nem justo porque vai comprometer o orçamento do governo federal. Mas o salário ‘deles’ - esse foi aprovado em apenas três horas com eficiência.

VER PARA CRER: Governar é a arte do possível. Implica imprevistos e exige improvisos. Lula fez isso e se deu bem. Tomara que a presidente supere a deficiência congênita de sua gestão: o matrimônio entre o PT e PMDB...

E ASSIM FOI DITO E ESCRITO:
"Na vida real não lidamos com deuses, mas com humanos tão comuns quanto nós mesmos. São homens cheios de contradições, estáveis e inconstantes, fortes e fracos, famosos e infames." (Nelson Mandela).

“Deus está onde o deixam entrar”. (Paulo Coelho, do livro O Alquimista).

“Se há algo polêmico e ainda não comprovado á a credibilidade das chamadas pesquisas de opinião e intenção de voto”. (Bruno Lima Rocha, jornalista).

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas”. (Carlos Drummond de Andrade).

“Causa espanto e medo ver que a corrupção tomou conta do País, mas muitas não se preocupam com isso”. (Manoel Lacerda, advogado em Campo Grande – MS).

“Discordar é considerado um insulto – pois significa condenar a opinião alheia”. (Baltasar Gracián).

“Não tenho procurado outra coisa na vida senão ser livre”. (Millor Fernandes, jornalista).

MODERAÇÃO: Água até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados. Prevenir é a melhor forma de remediar a falta do líquido mais precioso do planeta.

SILÊNCIO! Por determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, acatando pedido do Ministério Público Estadual, a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul está proibida de realizar ou permitir a organização de eventos musicais, shows ou espetáculos no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Pode uma barbaridade dessa?

ÓTIMO: A coluna Boas & Novas circulando semanalmente desde o último 24, no Blog e Jornal Bandeirantes News a convite do seu Diretor e jornalista Renato Rech.

PÉSSIMO: Enquanto a chuvarada não passa o perigo da DENGUE persiste. Vamos fazer nossa parte cuidando para evitar em casa e no quintal focos do mosquito transmissor.

FILME: Indicado a quatro categorias de Oscar “Inverno da Alma” estreou em São Paulo na sexta-feira (28). O longa da diretora americana Debra Granik, foi indicado às categorias de melhor filme, melhore atriz (Jennifer Lawrence), melhor ator coadjuvante (John Hawkes) e melhor roteiro com a história de uma jovem que precisa encontrar o pai envolvido no comércio de drogas.

FASHIO WEEK: As vésperas do maior evento de tendência de moda no País, vem aí mais um São Paulo Fashion Week. Atualmente, a indústria da moda brasileira reúne 30 mil empresas, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega 1,7 milhão de pessoas.

ROCK IN RIO: Quem comparecer na estréia do Rock in Rio terá a oportunidade de assistir quatro das maiores estrelas da cena pop internacional e nacional: o ícone britânico Elton John, as novas divas Katy Perry, dos Estados Unidos, e Rihanna, de Barbados – as duas pela primeira vez no Brasil –, e a brasileira Claudia Leitte. Todo esse barulho começa dia 23 de setembro.

NA CÂMARA DA CAPITAL: O vereador Lídio Lopes passa a responder a partir do dia 1º de fevereiro pela primeira vice-presidência da Câmara Municipal de Campo Grande.

NA VIDA: Caridade é um atributo moral da alma instruída na jornada do bem. A verdadeira caridade - é anônima, discreta e não divulgada. Bom domingo a todos e até a semana que vem!

Sem liberdade a democracia não respira!

Cristiana Carneiro

domingo, 30 de janeiro de 2011

Sem Limites, com Robert De Niro e Bradley Cooper ganha a primeira imagem oficial

por Erika

Eis que já está circulando a primeira imagem oficial de Sem Limites, o novo filme de Robert de Niro. Sem nada de especial, a foto revela uma conversa entre o personagem de De Niro e Bradiey Cooper, no que parece uma sala de espera (?).

A história segue Eddie (Cooper) um escritor fracassado que obtém sucesso repentino, após conhecer uma poderosa substância que lhe permite usar a capacidade total do seu cérebro: droga.

Nos dias atuais, em que notícias e conhecimento trafegam nas páginas da Internet, nas antenas dos celulares e nas telas das TVs em velocidade cada vez mais assustadora, ter poder para armazenar, e capacidade para relacionar todas elas, é uma grande dádiva.

Porém, quando um misterioso magnata (De Niro) entra no cenário, Eddie perceberá que ele não passa de uma peça, numa engrenagem muito mais complexa.

O suspense chega ao Brasil dia 18 de março, como já está bem perto, acredito que nos próximos dias teremos mais notícias sobre Sem Limites por aqui. Enquanto isso você também pode assistir o trailer

Priscila Fantin está grávida do namorado, detido recentemente por fumar maconha

PhotoRioNewsPriscila e o namorado, Renan Abreu

Segundo o site Ego, a mais nova grávida do mundo das celebridades é a atriz Priscila Fantin. Ela teria descoberto que espera o primeiro filho no início da semana, após fazer um exame de sangue.

A gravidez de poucas semanas é fruto do relacionamento com altos e baixos com o ator Renan Abreu, engatado quando eles contracenaram na peça “A Marca do Zorro". Em novembro do ano passado, surgiram rumores que o casal havia rompido, após ele ter sido detido no Arpoador fumando maconha na companhia de duas mulheres.
Antes disso, Priscila teve uma briga com a ex-namorada de Abreu, que prestou queixa contra a atriz alegando ter sido agredida.

"Só não pode peito de fora", diz Sabrina Sato sobre o Carnaval

PhotoRioNewsDescente de japoneses e do interior de SP, Sabrina afirmou que a Vila Isabel é um sonho
















Em entrevista ao site Ego, a apresentadora Sabrina Sato falou sobre a preparação para o Carnaval deste ano, que envolve, além de desfilar à frente da bateria da Gaviões da Fiel, a estreia como madrinha da escola de samba Vila Isabel. Ela brincou que os ensaios e as gravações do “Pânico na TV” estão consumindo seu tempo, e que vai brilhar “com o corpo que tem”, mas que talvez tenha até que ganhar uns quilinhos, porque “sambar emagrece”.

Sobre a fantasia, Sabrina revelou a única restrição: mostrar os peitos. “Quem entende de fantasia é o carnavalesco, o estilista, então deixo tudo nas mãos deles. Eles sabem o que é melhor, qual a cor que vai ressaltar, o brilho que vai aparecer com a luz do Sambódromo. Se me mandarem ir toda coberta, eu vou. Só não gosto dessa coisa de tudo de fora. Ou melhor, pode ser uma fantasia mais ousada, só não pode peito de fora”, disse.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Ellen Roche é coroada Rainha de Bateria no Porto da Pedra

Rio - A atriz Ellen Roche foi coroada Rainha de Bateria da Porto da Pedra da noite de sexta-feira na quadra da escola, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.

Foto: Philippe Lima / AgNews
Vestida com as cores da escola, Ellen recebe a coroa de rainha das mãos do presidente Francisco Marins | Foto: Philippe Lima / AgNews

Com muita festa e animação, a loira chorou ao receber a coroa das mãos do presidente da agremiação Francisco Marins e, muito emocionada, agradeceu o carinho da comunidade e tocou chocalho do alto do seu camarote de realeza.

Foto: Philippe Lima / AgNews
A atriz toca chocalho para os súditos ao lado de Luizinho Andanças, intérprete da vermelho e branco de São Gonçalo | Foto: Philippe Lima / AgNews

A festa contou ainda com show do cantor Leandro Sapucahy.

A Porto da Pedra leva para avenida o enredo “O sonho sempre vem pra quem sonhar”, homenageando a escritora Maria Clara Machado. Os componentes da vermelho-e-branco de São Gonçalo desfilam na segunda-feira de carnaval.

Foto: Philippe Lima / AgNews
Ellen Roche posa para foto com a faixa da realeza com o sorrisão no rosto | Foto: Philippe Lima / AgNews

Paris Hilton desfila e participa de festa em São Paulo

São Paulo - A modelo Paris Hilton participou na noite desta sexta-feira do desfile da grife Triton no São Paulo Fashion Week. Hilton foi o grande destaque do evento e participou mais tarde da festa promovida pela marca.

Foto: AgNews
Paris Hilton em dois momentos: no desfile da Triton (E) e na festa promovida pela marca (D) | Fotos: Ag News

Maria, Rodrigo, Michelly e Rodrigão estão no paredão surpresa

Rio - O paredão surpresa, que aconteceu na noite desta sexta-feira, colocou dois casais na berlinda: Maria e Rodrigo, indicados pelo líder Igor, enfrentam Michelly e Rodrigão, os mais votados pela casa. No domingo, um homem e uma mulher serão eliminados e um novo casal entra no programa.

Fotos: Divulgação
O BBB 'Entra e sai' é uma novidade desta edição do programa e foi adiantando por Boninho esta semana, no Twitter. O diretor adiantou, inclusive, a identidade dos novos participantes: O médico Weslwey, de 24 anos e a estudante Adriana, de 19 anos. No domingo, o paredão será formado normalmente. "Ainda no domingo nova prova do líder mais novo paredão. O casal entra depois e tem imunidade para próxima semana", explicou Boninho.

Sabrina Sato revela que está solteir

Por:Regina Rito

Rio - Na véspera de entrar na Avenida à frente da bateria da Vila Isabel, Sabrina Sato experimenta o gosto de uma desilusão amorosa. A rainha de bateria revelou na São Paulo Fashion Week que está à base de remédios, depois que seu namorado, o deputado federal Fábio Faria, terminou o relacionamento de um ano e meio.

Foto: André Muzzel / Ag. News

Fabiana Murer vence torneio nos EUA e lidera ranking

Por: Agencia Estado - AE
A brasileira Fabiana Murer venceu na noite desta sexta-feira a prova do salto com vara da 104ª edição do Millrose Games, torneio de atletismo realizado no Madison Square Gardon, em Nova York.

A paulista, de 29 anos, ficou com a medalha de ouro ao conseguir a marca de 4,74 metros em seu melhor salto, superando as norte-americanas Jehn Suhr - medalhista olímpica em Pequim, em 2008 -, com 4,64 metros, e Melinda Owen, com 4,44 metros.

Com o resultado, Murer também assumiu a liderança mundial do salto com vara, embora as principais atletas do mundo não tenham estreado na temporada. Em março, ela duelará com a russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial, no Pole Vault Stars, em Donetsk, na Ucrânia.

De qualquer forma, Murer começou a temporada de 2011 mantendo o bom nível do ano passado, quando foi campeã mundial e registrou as melhores marcas de sua carreira: 4,85 metros ao ar livre e 4,82 metros em pista coberta.

Haddad reage às críticas sobre o Enem feitas por Serra

Por: Agencia Estado - Eduardo Kattah, enviado
Menos comedido que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem acompanhou na visita à região da Zona da Mata mineira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reagiu hoje às recentes críticas do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que usou o Twitter para criticar o 'vexame' do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os problemas verificados no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Por meio da rede de microblogs, o candidato do PSDB na última eleição presidencial atacou os mais recentes problemas relacionados ao Ministério comandado por Haddad, que geraram novos desgastes para o ministro. 'Depois do vexame do ENEM, agora deu pau no SISU. Por que não criam um vestibular para entrar no Min. da Educação?', escreveu o tucano, durante uma troca de farpas com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

Haddad não escondeu a irritação: 'Ele tem de responder pela administração dele. Para falar a verdade não acompanho o Twitter do Serra', rebateu o ministro. 'Acho pequeno a pessoa que pretendeu governar o País se aliar ao que tem de menor para fazer uma crítica desse tipo', disse o ministro. 'Está havendo enchente em São Paulo, as pessoas estão morrendo na zona leste há anos. Acho muito mais grave isso. Acho que os jornalistas deveriam perguntar isso para o Serra', acrescentou.

Durante a campanha para a Presidência, o candidato tucano defendeu a remodelação do Enem. Para o ministro, contudo, há muita 'histeria' na discussão. Ele reiterou a defesa do exame como melhor opção ao vestibular.

'Agora, se teve falhas pontuais que podem ser superadas, você vai abdicar de um projeto transformador em função da histeria promovida por algumas pessoas com interesse político nisso? Eu acho realmente uma pena que algumas pessoas tenham se dedicado tanto, tanto esforço para promover histeria ao invés de compreender a envergadura do projeto que está em curso.'

Com a ajuda da influência direta de Lula, Haddad foi mantido no cargo pela presidente Dilma Rousseff. Na sexta-feira, o ex-presidente disse que Dilma tomou uma 'decisão extraordinária' em relação à pasta da Educação. Para o ministro, as resistências ao seu nome são normais. 'Estou há sete anos no Ministério da Educação, qual o ministro que ficou sete anos no Ministério da Educação? É muito tempo mesmo. Você compra muita briga, você enfrenta desafios, tudo mais.'

Rodolfo não quer ser chamado de "xerifão" da zaga do Grêmio

Por:ViniciusRebello
Humilde, jogador acha que usar rótulo é complicado, mas que não foge de responsabilidades
Rodolfo foi apresentado como novo zagueiro do Grêmio na tarde desta sexta. O jogador, de 1m84, contratado junto ao Lokomotiv, da Rússia, chegou cheio de vontade de mostrar serviço com a camiseta tricolor. Na primeira entrevista como jogador do clube, disse que não foge de nenhuma responsabilidade, mas não quer ser chamado de "xerifão".
– Xerifão não é a palavra certa de se usar. Rotular o jogador como xerifão é complicado. Mas eu não fujo de responsabilidade nenhuma. Gosto muito de desafios – disse Rodolfo.
Como estava em plena atividade na Rússia, Rodolfo só depende da regularização dos documentos para entrar em campo pelo Grêmio. Depois de sete anos atuando longe do país, o zagueiro acha que pode ter problemas de adaptação ao futebol brasileiro, mas que isto não será problema:

– Se eu falar que não, vou estar mentindo. Tudo pra mim acho que consigo absorver muito rápido. Vou só precisar mudar um pouco as coisas. Aqui no Brasil se joga mais forte. Mas acho que não vai ter problema.

Atriz Geórgia Gomide morre em São Paulo

São Paulo - A atriz Geórgia Gomide morreu na madrugada deste sábado em São Paulo. Ela foi vítima de infecção generalizada.

Foto: Reprodução Internet
A atriz tinha 73 anos | Foto: Reprodução Internet

Geórgia começou sua carreira na TV Tupi nos anos 1960. Seus trabalhos mais marcantes foram em "Vereda Tropical", como Bina, em "Anos rebeldes", como Zuleika, em "Uga Uga", como Gerda e em "O Quinto dos Infernos", como Aurora.

Sua última aparição na TV foi em 'Malhação", interpretando Mamma Francesca, em 2005.

O velório será realizado na manhã deste sábado no próprio hospital e ela será enterrada por volta das 16h30 em São Paulo.

Desaparece computador que era usado por vereador de Alcinópolis morto a tiros

Eliane Souza
O município de Alcinópolis, na região norte do Estado, foi palco de mais uma confusão política, depois do assassinato do vereador presidente, Antônio Carlos Carneiro, em 25 de outubro do ano passado.

Desta vez um computador portátil modelo netbook, de propriedade da Casa de Leis desapareceu e gerou confusão entre vereadores. O equipamento era usado por Carneiro até a sua morte.
O sumiço do computador na Câmara foi percebido quando houve troca da Mesa Diretora, quando saiu a vereadora Izabel de Souza Silveira (PSDB) e assumiu o vereador Valter Roniz de Souza (PR).

Na conferência dos bens, verificou-se que o netbook não estava e com isto o novo presidente encaminhou um ofício para a ex-presidente exigindo a devolução do equipamento.

O teor da solicitação, expedida em 20 de janeiro de 2011, por parte do presidente tem a seguinte redação: “Sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria, se digne de entregar ou determinar a entrega por quem a detém em poder de forma irregular, o aparelho de computador portátil Notebbo, DV 6125 Gd 79 de propriedade do Poder Legislativo de Alcinópolis, no prazo de 24h (vinte e quatro horas), uma vez que o mesmo não foi encontrado nas dependências desta Casa no dia da transmissão do cargo (01/01/2011), e nem localizado por servidores em minuciosa conferência do material em carga”.

No dia 24 de janeiro o presidente novamente encaminhou ofício mas, desta vez, com pedido de desculpas direcionado para a vereadora Izabel. Isto porque o “sumiço” do computador portátil foi esclarecido. Ele estava em poder do vereador Ênio Queiroz (PR), que é o atual primeiro secretário da Casa de Leis.

O texto do pedido de desculpas traz ainda que o vereador Ênio estava de posse do computador portátil desde o dia 1º de Janeiro 2011. Não foi confirmado se este mesmo equipamento era usado por Antônio Costa Carneiro, então presidente da Câmara Municipal, que foi morto a tiros em Campo Grande. Porém, a reportagem teve informações de que o equipamento é de uso da presidência.

Carlos Antônio Carneiro foi assassinado por volta das 13h do dia 26 de outubro, nas proximidades do Hotel Vale Verde. Ele foi atingido por tiros e morreu no local.

Segundo a polícia, dois agentes da Delegacia Geral De Polícia Civil (DGPC) perceberam a moviemtação do pistoleiro Ireneu Maciel, o vaca magra, e o seguiram. Ele acabou preso com seu comparsa Aparecido de Souza Fernandes, que pilotava a motocicleta que daria fuga à dupla.
Ao que tudo indica o vereador foi vítima de uma emboscada, pois chegou ao hotel e disse que alguém (nome não revelado) o esperava para almoçar. Carlos Antônio foi informado que no local ninguém o esperava e que ali não servia almoço. Ao sair ele recebeu uma ligação no celular e instantes depois foi morto ainda na frente do hotel.