sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Seminário discute silvicultura como alternativa de diversificação para a região Norte

Mais de 400 pessoas participaram nesta quinta-feira (24) em Coxim, do “3º Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio – Eucalipto e Seringueira” realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa).

O evento reuniu especialistas em silvicultura que, durante as palestras, apresentaram aos participantes, informações essenciais para quem quer iniciar o plantio de florestas de eucalipto ou seringueira e pra quem já desenvolve a atividade. Uma das principais palestras do evento foi a do argentino Martin Sanchez Acosta, um dos maiores especialistas em processamento de madeira sólida da América Latina, que falou sobre a experiência do desenvolvimento regional na Argentina baseado no uso do eucalipto.

O diretor-executivo da Agraer, José Alexandre Ramos Trannin explica que o principal objetivo do seminário foi apresentar aos produtores da região Norte, uma alternativa de diversificação da produção. “As propriedades da região têm a pecuária de corte como principal atividade e a silvicultura apresenta-se como uma alternativa viável para ser desenvolvida tanto pelos grandes, como pelos médios e pequenos produtores sem que, para isso, eles tenham de abandonar sua atividade principal”, disse Trannin.

Durante o seminário, a secretária de Produção, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias destacou a importância não só da questão produtiva da atividade, mas também da questão de mercado. “Precisamos pensar na expansão da silvicultura e no destino final deste produto, na sua comercialização. O setor moveleiro, por exemplo, agrega muito valor à madeira. Precisamos antes de tudo, estar atentos às oportunidades que o segmento proporciona e desenvolver a silvicultura com planejamento e responsabilidade”, salientou Tereza.

Segundo dados da Reflore MS, O Estado já conta com uma área de 387 mil hectares de florestas plantadas e a meta do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável das Florestas Plantadas é de que esse número aumente para um milhão de hectares nos próximos 20 anos.

Atualmente, os pólos de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul são as regiões dos municípios de Ribas do Rio Pardo e Dois Irmãos do Buriti.

O seminário foi organizado pela Painel Florestal Eventos, realizado pelo Cointa e Famasul e promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo (Seprotur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e Reflore/MS. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, Sindicatos Rurais (São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Negro, Sonora, Camapuã, Figueirão, Pedro Gomes e Alcinópolis), Embrapa Florestas e do Deputado Estadual Jr. Mochi.

Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges /Contato:(67) 3318-5166

Nenhum comentário: