sexta-feira, 30 de julho de 2010

Administração de Jardim reforma ônibus para transporte escolar

A prefeitura de Jardim investiu R$ 67.200,00 na reforma, pintura e revisão completa de um ônibus que será inserido no programa de transporte escolar da Gerência de Educação Municipal.

A entrega oficial do ônibus, que oferece 55 lugares, foi realizada pelo prefeito em exercício Carlos Américo Grubert para a Gerente de Educação Suzana Lima de Medeiros e a Coordenadora do Transporte Escolar, Aparecida Jacob, no dia 29 de julho.O prefeito licenciado, Evandro Bazzo também esteve presente no dia para conferir o resultado das reformas realizadas no veículo que foi viabilizada com recursos próprios da municipalidade e do FUNDEB. O ônibus entrará para a frota municipal e inicia os trabalhos já na próxima semana.
“O veículo, que já se encontrava em boas condições, ficou praticamente novo e irá beneficiar o transporte de nossas crianças oferecendo muito mais conforto e segurança, fator de fundamental importância e que é muito levado a sério pela equipe do transporte escolar em Jardim”, comentou Suzana, durante a entrega.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Distrito recebe Projeto “Saúde no Campo”

Comunidade do distrito de Congonhas recebeu nesta quinta-feira (29), o Projeto “Saúde no Campo”, realizado pela Prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria municipal de saúde. As pessoas que ali passavam puderam contar com a presença de um médico, dentista com orientação sobre escovação, fonoaudióloga, vacinação, entrega de medicamentos e coleta de preventivos. A secretaria municipal de assistência social também participou do projeto com entrega de calças sociais, fabricadas em Bandeirantes, aos moradores da região.
Fonte: Ascom da pref. Munic. de Bandeirantes

Juiz fala sobre responsabilidade familiar na Escola José Bonifácio


Bandeirantes- MS - A Escola Municipal José Bonifácio, localizada no distrito de Congonhas, reuniu na última quarta-feira (28), pais, alunos e comunidade para participar de uma palestra com o tema “Responsabilidade Familiar”, ministrada pelo juiz de direito da comarca de Bandeirantes, Fernando Moreira Freitas da Silva. Drogas, exploração sexual, violência contra criança e do adolescente foram os assuntos discutidos pelo juiz.

“A participação efetiva dos pais no processo de aprendizagem e comportamento dos filhos perante a escola e sociedade foi o que me chamou a atenção durante a apresentação do Dr. Fernando”, disse Silvana Gonçalves Barbosa, diretora da escola.

O prefeito Flávio Gomes participou do evento acompanhado pela secretária municipal de assistência social, Geisa Gomes e Fábio Ozório, secretário municipal de saúde. O vereador Adevaldo Freitas também esteve presente.

Para Flávio Gomes é na família que se adquire suas primeiras experiências educativas, sociais e de relacionamento. “Crença e valores dentro do contexto familiar traçam o perfil de uma pessoa”, afirma.

Logo após a palestra do juiz, a secretária Geisa Gomes fez uma breve apresentação dos programas que a rede de assistência social oferece principalmente o programa do Governo Federal “Bolsa Família”. Na oportunidade, o prefeito e a secretária entregaram 15 kg de farinha e 15 kg de feijão para 63 famílias do distrito.

Fonte:Ascom Pref. Munic. de Bandeirantes

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Com presença do governador, candidatos do PR e predileto de Puccinelli pedem voto para Delcídio (PT)

Paulo Corrêa e André ensinam cabos eleitorais com 'cola' gigante: No detalhe, Delcídio na lista
Com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), o deputado Paulo Corrêa (PR) organizou uma festa política para receber correligionários do interior e anunciar oficialmente o apoio ao candidato da chapa de Zeca do PT, senador Delcídio (PT), como segundo voto para o senado.

O evento recebeu a visita de fiscais do TRE que flagraram irregularidades como o almoço servido para a lista de convidados, onde figuram de prefeitos do interior a caciques indígenas, e uso de veículos oficiais durante o ato político. Além disso, despertou curiosidade sobre a aproximação de Delcídio e Puccinelli.

"Gente, eu quero chamar aqui o nosso amigo Giroto, que foi emprestado pra gente lá do PMDB pelo governador, porque nós vamos falar de uma coisa muito importante, que é o jeito como a gente vai pedir votos nessa eleição", disse Corrêa.

"Eu voto assim, totalmente dentro do que a legislação permite, e nós vamos pedir voto assim: o primeiro voto, é claro, é 22222, que é meu número, o segundo, é no companheiro Giroto, 2222. Daí vêm os votos para o senado. O primeiro é do Moka, 151, e o segundo, é onde está a novidade, porque nós vamos pedir voto para o Delcídio, com o número 138", ensinou o deputado e candidato à reeleição.

O candidato declaradamente predileto de Puccinelli para deputado federal, Edson Giroto, que está no PR, também instruiu publicamente os correligionários seguindo uma "cola" gigante impressa para fins "didáticos".

No momento em que a cúpula ia falar, o banner caiu da parede, mas foi imediatamente recolocado pelo governador, causando aplausos e comentários. "Olha lá, o André vai suspender os nomes deles literalmente", brincou um dos presentes.

Brincadeiras à parte, o fato agita o cenário político da corrida pela sucessão estadual. Tanto no lado de Delcídio, o candidato que recebeu o apoio inesperado, como do lado de Puccinelli, a novidade causa certo desconforto.

"Esses boatos aí são todos fruto de dor de cotovelo de quem não se conforma com a liderança que o Delcídio possui dentro e fora do PT. O senador acredita na democracia e as pessoas têm o direito de apoiar quem quiserem. A legislação não impede o apoio para candidatos de outras coligações", justificou a assessoria de Delcídio.

O governador Puccinelli disse durante o evento que manteria o segundo voto para o senado em Murilo "por uma questão de obrigação com a coligação". O candidato Murilo Zauith, até o momento da publicação desta reportagem, disse que não acreditava. "Não posso acreditar numa coisa dessa", espantou-se.

Com relação à expressão utilizada por Paulo Corrêa, de que Giroto, homem forte do governador desde o tempo de prefeito, teria sido "emprestado pelo PMDB" ao PR, a assessoria de Puccinelli disse que a colocação não passa de brincadeira.

"Isso é força de expressão. A decisão do apoio ao Delcídio foi tomada pelo PR, que é um partido da base aliada do Lula, que apóia a Dilma e o Delcídio, então não tem nada de errado. Quem tem que comentar é o PR", explicou o assessor de comunicação da campanha de Puccinelli.

Fonte:Midiamax
Por:Éser Cáceres
27/07/2010 17:43




Famasul garante na justiça nova liminar para suspender vistorias indígenas em Miranda

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) obteve nova liminar, reforçando a decisão anterior, que obrigava a Fundação Nacional do Índio (Funai) a notificar previamente os proprietários rurais de Miranda sobre cada etapa os trabalhos de vistoria para a demarcação de terras indígenas. A decisão é da juíza Raquel Domingues do Amaral Corniglion, da 4ª Vara da Justiça Federal.

O novo pedido de liminar foi motivado pelas notificações expedidas pela Funai que não indicavam de forma clara quais trabalhos seriam realizados, quem estaria presente ou quais os procedimentos adotados, indicando apenas se tratar da “segunda etapa”, sem esclarecer o que teria sido a “primeira etapa” desses trabalhos. O início dos estudos ficará suspenso até que a Funai preste os esclarecimentos sobre o procedimento.

Em sua decisão, a juíza coloca que a ausência de esclarecimentos por parte da Funai “demonstra sua falta de disposição institucional em buscar a solução mais razoável e justa para a questão”. A decisão refere-se a Portaria da Funai 158, de 17/02/09. Que abrange áreas localizadas no município de Miranda.

Por:Camila Valderrama [Sato Comunicação]
camilavalderrama@satocomunicacao.com.br
www.famasul.com.br

Terras com estrangeiros e a soberania em risco

- MT, SP e MS são os estados que cederam mais área para não-brasileiros -
*Luiz Carlos Lanzoni Júnior

O assunto é extremamente sério e carece de uma discussão nacional e posicionamento crítico por parte das instituições brasileiras. Você sabia que 19,99% das terras do Mato Grosso, 13,48% de São Paulo e 11,70% do Mato Grosso do Sul estão nas mãos de estrangeiros (pessoas físicas e jurídicas)? Os três estados são os mais visados pelos empreendedores internacionais. Veja bem: são empresas e empresários que não necessariamente estão investindo em unidades industriais e gerando empregos no país, mas que estão, comprovadamente, tomando posse das terras brasileiras para explorá-las comercialmente.

Estes percentuais foram divulgados recentemente pelo Portal Agrosoft (www.agrosoft.com.br) com base em dados oficiais do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Mas o problema não está apenas nestes três estados considerados os mais ‘internacionalizados’. O próprio Incra confirmou para a minha equipe que pelo menos 4,3 milhões de hectares de terras brasileiras já estão nas mãos de não-brasileiros. Este número é do Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais (SNCR) do Incra e é relativo a maio deste ano. Essa área – distribuída em 34.371 imóveis registrados em nome de pessoas físicas e jurídicas estrangeiras - equivale a aproximadamente duas vezes o tamanho do Estado de Sergipe.

A Bahia, por exemplo, já estaria com 9,41% de suas terras nas mãos de estrangeiros. E o problema para os baianos parece ser crescente. Uma das mais novas fronteiras agrícolas do Brasil – o Oeste da Bahia – vem atraindo uma leva de negociantes internacionais interessados em terras para algodão e grãos. Destaque para japoneses e chineses.

Só no Mato Grosso, segundo recente reportagem do Correio Brasiliense, são pelo menos 844 mil hectares nas mãos de corporações internacionais. Grãos, cana-de-açúcar e algodão estão no foco destes grupos. Em São Paulo são 491 mil hectares adquiridos, sobretudo para a exploração da cana-de-açúcar. No Mato Grosso do Sul grãos, cana e florestas plantadas são algumas das culturas com áreas sob posse estrangeira.

O alto desempenho agrícola do Brasil para o mundo ajudou a atrair esta demanda. Apesar de ainda não ser uma situação apavorante, este números causam temor em relação à soberania do país sobre suas terras. Sobretudo pelo fato do Incra não ter um controle efetivo sobre estes dados.

Muitas empresas estrangeiras não declaram a origem do seu capital e nem o que efetivamente produzem nestas terras. Há muitos dados incompletos também a partir do registro de terras nos cartórios. Os números, portanto, devem ser ainda maiores. Isso sem falar na possibilidade bem real de que muitas terras brasileiras estejam nas mãos de “laranjas” de empresas da Europa, América do Norte, Oceania e Ásia.

É evidente que, na medida em que o assunto ganha espaço na pauta da imprensa brasileira, algumas medidas mais fortes começam a ser tomadas. É o caso, por exemplo, da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tomada agora em julho, que ampliou o entendimento da Lei 5709 – que regula as terras compradas diretamente por estrangeiros. Ficou estabelecida a obrigatoriedade dos cartórios de registro de imóveis informarem, trimestralmente aos tribunais de justiça, as aquisições de terras feitas também por empresas brasileiras controladas por estrangeiros.

Há muito, no entanto, a ser feito. O que é necessário é que a questão seja discutida sem paixões ideológicas e priorizando sempre os interesses nacionais, sem que isso iniba o crescimento econômico do País. Independentemente de ser uma questão polêmica envolvendo interesses econômicos, políticos e sociais, qualquer manifestação que caracterize preconceito ou xenofobismo deverá ser condenada.

Em todos os aspectos desta discussão, os juristas brasileiros terão uma importância extremamente significativa na busca de uma saída legal que permita ao país acolher investidores e empresas de outras nacionalidades, mas que garanta, da mesma forma, a soberania brasileira sobre seu território.


(*) É advogado em Campo Grande/MS, sócio da Lanzoni Advogados –
lanzoni@lanzoniadvogados.com.br - Contato: (67) 3042-9490.

Recapeamento das ruas de Pedro Gomes

A Prefeita Maura Teodoro e o Secretario de obras Nilson Gomes Machado, fazem visita ao local onde esta sendo executado o recapeamento das ruas de nosso Município.
O Senhor João Ricardo dos Santos, encarregado da obra disse que foram contratados 6(seis) pessoas do Município, os quais estão desempenhando bem os trabalhos afirma o senhor João.
Concluiu ainda que a empresa a qual esta executando os serviços é a Provias Engenharia, e que no Máximo uma semana os serviços serão concluídos.A Prefeita agradeceu ao Senhor João por ter atendido aos pedidos dela, os quais não estavam relacionados no roteiro da empresa, argumenta ainda que agora podemos transitar mais tranqüilamente pelas ruas recapeadas, sem contar que dessa forma a Cidade esta ficando mais bonita.Afirma também que está muito feliz, graças aos trabalhos que estão sendo executado em nosso Município, pois só com determinação muito trabalho e parcerias alcançaremos o nossos Propósitos, e quem irá ganhar com isso somos nós, todos os Munícipes.

Por: Mychela Lemos
Ascom/Pref. Munic. de Pedro Gomes

Trabalhos de alargamento da MS - 215 Em Pedro Gomes

No dia 26 do decorrente mês a Prefeita Maura Teodoro Jajah e o Secretario de obras Nilson Gomes Machado, acompanharão o inicio dos serviços de Alargamento da MS 215, que liga a Cidade a BR 163. Uma obra que custará aproximadamente 7.000.000,00 (SETE MILHÕES).

O encarregado da obra o senhor Milton T. Gauna agradeceu a Prefeita e o Sindicato Patronal por estar dando apoio, disse que já foram contratadas 15 (quinze) pessoas do Município para prestar serviços a empresa, (Cinco Estrela Participações e Empreendimentos), a qual está executando os serviços, afirma ainda que estará contratando mais pessoas, pois a obra está prevista para ser concluída em aproximadamente 6 a 8 meses.
A Prefeita está muito feliz, pois afirma que está é uma obra esperada por todos a muitos anos, entendo que já foram perdidas varias vidas neste trecho, devido o pouca largura da pista, está também trará beneficio a nossa cidade. Com a conclusão da obra, a mesma ficará com 9 (nove metros de largura).

A prefeita Maura, afirma que todas as obras que estão sendo executadas, estão empregando aproximadamente 50 (cinqüenta) pessoas de nosso Município.
Entendo assim que as obras estão gerando renda para o Município, e assim beneficiando varias famílias.

Por:Mychela Lemos
mychela_ms@hotmail.com

Fundação MS é homenageada durante as comemorações dos 150 anos do MAPA

presidente da Acrisul Chico Maia entrega homenagem do MAPA ao presidente da FMS Lourenço Cavalcante.

Entrega de certificado ocorreu na cerimônia de aniversário do Ministério da Agricultura

Solenidade comemorativa aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), na Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS), para comemorar os 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), data também do dia nacional do agricultor. O Superintendente Federal da Agricultura do MS, Orlando Baez, presidiu a cerimônia, a qual contou com a presença de diversas autoridades. A Fundação MS (FMS) e a Embrapa Pantanal, Dourados e Campo Grande, responsáveis por contribuir para com o setor agropecuário no Estado, foram homenageados pelo Ministério por serviços prestados em favor da sustentabilidade da atividade.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrisul), Chico Maia, foi responsável pela entrega de uma placa comemorativa do aniversário do MAPA para o presidente da FMS, Lourenço Tenório Cavalcante. “Acho que quando o reconhecimento vem de uma instituição tão forte como o Ministério é mais do que uma tradução do reconhecimento que adquirimos com nossos anos no desenvolvimento do MS”, celebra Tenório, ao referir-se ao trabalho da Fundação no campo da pesquisa e divulgação de tecnologia, setores onde atua como principal órgão no Estado. Baez reconhece como justo o tributo dado às instituições FMS e Embrapa devido à importância destas para o avanço da região. “Hoje buscamos incessantemente nossa produtividade no agronegócio através de novos conhecimentos, e nada mais justo do que celebrar quem nos auxilia neste sentido”.

O diretor-executivo da FMS, Dirceu Broch, também presente na solenidade, aponta a premiação como o resultado para com o aumento da produtividade e renda sul-mato-grossense que a Fundação realiza. “Nós nos sentimos bastante honrados. É muito importante ter essa distinção pelos serviços prestados”. Conforme o conselheiro da FMS, Luís Alberto Moraes, o diferencial da instituição é a proximidade que ela possui para com o homem do campo. “Temos 18 anos de ação atendendo a demanda do produtor e retornando com nosso trabalho”.

A Fundação MS é responsável por ações de pesquisa, validação e difusão de tecnologias para o campo no Estado. Trabalhos com variedades de soja, milho, defensivos agrícolas, fertilidade, sistema de plantio direto na palha e sistema agrosilvopastoril, entre outros, além de ser a primeira organização a divulgar no Centro-Oeste a integração entre lavoura e pecuária. Para que as pesquisas cheguem aos produtores rurais a FMS produz publicações e organiza eventos, como o Showtec de Maracaju, os Dias de Campo e palestras de apresentação de estudos em vários municípios.

Por:Marcos Winche/Jornalista
MSN: marcos@satocomunicacao.com.br
Sato Comunicação

1º Congresso de Previdência oferece descontos para inscrições feitas até o dia 31 de julho

Para discutir temas relacionados à previdência e refletir desafios de gestores da área, o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande – IMPCG realiza o “1º Congresso de Previdência” - que será realizado de 6 a 9 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande -, para acadêmicos, funcionários públicos e congressistas interessados. O evento tem o apoio do Sicredi e oferece descontos para aqueles que se inscreverem até o próximo sábado (31).
Durante a ocasião, serão discutidos temas como “perícia médica”, “política de investimento”, “cálculo atuarial’, “direito previdenciário”, “pensão”, “aposentadoria”, ‘pré e pós aposentadoria”, ‘relação entre regime próprio e regime geral’, dentre outros assuntos.

Também haverá um concurso de trabalho original sobre a Previdência Social, aberto a todos os inscritos no congresso; afim de valorizar e divulgar os trabalhos desenvolvidos por estudantes, profissionais e servidores públicos interessados no tema.

Não será cobrada taxa de inscrição para participar do concurso e os trabalhos devem ser entregues até o dia 20 de setembro, podendo cada participante concorrer com um único trabalho original, seja como autor ou co-autor. Os três melhores trabalhos serão premiados com um diploma e em dinheiro, sendo R$3 mil para o primeiro lugar, R$2 mil para o segundo e R$1 mil para o terceiro.

O “1º Congresso de Previdência” será realizado de 6 a 9 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado na Rua Waldir dos Santos Pereira, s/n, no Parque do Poderes. E as inscrições têm desconto até o dia 31 de julho, e podem ser feitas pelo telefone (67) 3043-6900, ou pelo site www.congressodeprevidencia.com.br.
O evento é uma realização da Prefeitura de Campo Grande e realização pelo IMPCG e conta com o apoio do Sicredi e outras instituições financeiras; além da Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais – Abipem, Adimp-MS, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Previdência Social de Mato Groso do Sul - Ageprev/MS, Câmara Municipal de Campo Grande e Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

Por:Marcele Aroca
Sato Comunicação

ALL realiza blitze de conscientização no trânsito em Três Lagoas

Nesta quinta-feira (29), moradores da cidade de Três Lagoas (MS), serão orientados pela América Latina Logística (ALL), dos riscos e acidentes que podem ser evitados na linha férrea. A empresa realiza ações como essa desde 2007, logo após assumir a concessão da malha em MS.

A Campanha será realizada das 9 às 10h30, na BR 262 Km 23, com o apoio da Polícia Militar. Na ocasião, serão distribuídos materiais que reforçam que, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é preferencial e o trem pode levar mais de 1 km para parar após o acionamento dos freios. Esta ação já contribuiu para reduzir em mais de 50% os acidentes nas passagens de nível onde a ALL atua.

A ALL também realiza palestras em escolas próximas a ferrovia, com orientações, jogos e dicas de segurança na linha férrea. As crianças também aprendem a não lançar objetos nos vagões, para não causar acidentes, e a lembrar seus pais com relação à parada do automóvel antes do cruzamento da linha do trem.

Instituto ALL - Promove programas educativos, culturais e de estímulo ao voluntariado que já beneficiaram mais de 50 mil pessoas. Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, seus projetos estão abertos a empresas que tenham os mesmos princípios em busca de um mundo sustentável.

Por:Marcele Aroca - Sato Comunicação
(67) 3042-0112/9254-8807
marcele@satocomunicacao.com.br

Circuito Pedro Gomes de Volei de Rua (Trio)


A Prefeitura Municipal promove neste sábado (31 de julho) a 1ª Etapa do Circuito Pedro Gomes de Vôlei de Rua.
O Departamento de Cultura, Esportes e Lazer, vinculado a Secrataria de Educação, com o intuito de criar em Pedro Gomes mais uma opção de esporte, lazer e diversão lança o projeto esporte nas ruas. Para sua abertura oficial estará realizando em nosso município a 1ª Etapa do Vôlei de Rua.O Vôlei de Rua será disputado por trios nas categorias masculino e feminino, com idade IGUAL OU SUPERIOR A 14 ANOS.

*As inscrições são gratuitas e já estão abertas no Ginásio de esportes.
informações: (67) 3230-2326 - DCEL
Fonte: Departamento de Cultura, Esportes e Lazer

Deficiências e Atitudes

A internet tem sido um mundo novo e maravilhoso para a humanidade por diversas razões, sejam culturais, emocionais, educacionais, de lazer, ou para qualquer finalidade que a utilizemos. Através dela podemos consultar e aprendermos tudo o que quisermos, desde dar um nó em uma gravata a conhecer lugares, países, livros, culturas, comércio e uma infinidade de coisas que nem consigo mensurar. Penso que o mesmo ocorre com a maioria das pessoas, e mesmo os mais jovens ainda não conseguem entender a infinidade dessa potencialidade.

Tenho aproveitado muito essa nova tecnologia para conviver mais com meus quatro netos que moram longe de mim, e sem o “Skype”, para conversar e vê-los ao mesmo tempo, penso que essa distância me seria muito difícil. Outra coisa muito utilizada pelas pessoas no uso da internet é o envio de e-mails aos amigos, que apesar de normalmente não possuírem profundidade alguma, serem de piadas, correntes chatérrimas, fotos, filmes, vídeo cacetadas ou outros, em algumas oportunidades eles nos transmitem algo ou, pelo menos, nos fazem pensar.

Foi o que ocorreu há pouco com um e-mail que recebi em que os animais da floresta se reuniram para escolher, entre os três leões lá existentes, qual seria o rei. Após algumas disputas sem vencedores, a última tentativa proposta pelos outros animais para a escolha, foi ver qual dos três conseguiria subir até o topo da montanha mais alta lá existente. Depois de algum tempo os dois primeiros voltaram cabisbaixos, admitindo sua incapacidade de atingir o topo e desistiram. O terceiro leão, porém, declarou que a montanha só o vencera “por enquanto”.

Disse que a montanha tinha toda aquela altura, mas não passaria disso, e ele era jovem, ainda estava crescendo. Por essa atitude, foi o escolhido, tornando-se o rei. O e-mail finalizava dizendo que a montanha tinha altitude e o leão teve atitude. Pensando sobre isso, imaginei as possibilidades da montanha e, realmente, a probabilidade dela crescer é praticamente nula, só com uma erupção em seu cume isso poderia ocorrer.

No entanto, as possibilidades de um terremoto, uma avalanche ou a própria erosão só poderão diminuir sua altitude, o que facilitará sua escalada. Claro que provavelmente o leão já não estará vivo, mas é um otimista, quem sabe uma dessas coisas ocorra enquanto ele cresce.

Depois de um acidente, muita cama, diversas cirurgias, cadeira de rodas e muletas, já se passaram dois anos, tempo em que tive a oportunidade única de pensar, pensar muito, em tudo o que está à minha volta. Agora, reaprendendo a andar com um encurtamento ósseo ocorrido em uma das pernas, começo dar minhas primeiras saídas de casa para o convívio social e percebo nitidamente a surpresa das pessoas, que há tempos não me viam agora me achando ótimo, alegre e me parabenizando pela “força” de haver superado tudo isso.

Depois desse período “pensante”, entendo o motivo dessas pessoas não saberem - como eu não sabia -, de onde vem a “força” daqueles que passam por alguma “turbulência” maior na vida. O ser humano é tão perfeito que essa força é dada a todos os que dela necessitam, exatamente quando isso ocorre. A perda de um filho é, penso eu, a maior dor que um ser humano pode sentir, é uma dor que nos mata, e eu já a senti e aqui estou, vivo. Mas há aqueles que morrem “mais” do que eu morri, e só percebi isso agora, refletindo, quando entendi que precisamos, sempre, olhar para baixo. Sempre há alguém em situação pior que a nossa, motivo pelo qual, creio eu, não termos o direito de nos sentir derrotados com nada que nos ocorre.

Em outro e-mail recebido, soube do seguinte pensamento do grande poeta Mário Quintana, que expressa claramente esse meu pensamento: ‘Deficiente’ é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino”.

Precisamos é ter atitudes para aprender com as experiências passadas e sentidas, superar as dificuldades provenientes das deficiências adquiridas, e delas tirarmos algo de novo, como escrever, o que agora tenho feito.

Autor:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Romeu o advogato!”

**Marcelino Nunes de Oliveira

Era uma vez no reino encantado da “batraquiolandia”, um gato, malandro e experto chamava a atenção dos que ali moravam, não trabalhava, só comia e dormia o dia inteiro! Certo dia a comida acabou e ele teve que se virar e começar a trabalhar para ter pelo menos o que comer no começo foi difícil, pois ninguém queria lhe dar emprego pela fama que tinha.
Começou então a cursar direito, pois assim se tornaria “advogato” e não precisaria fazer tanta força para ganhar dinheiro, bastava ganhar uma ação que passaria meses sem trabalhar, e assim levaria a vida dormindo numa rede tranquilamente, pensava ele.

Mas nem tudo era tão fácil em “Batraquiolandia”, não era assim como ele pensava, antes de ser um “advogato” teria que terminar a faculdade, ”eita lasqueira” lamentou Romeu! “ainda falta dois anos para eu terminar faculdade, a ração já esta acambando e para mim tem que ser aquela especial do Shopping China RAÇAO ROYAL CANIN KID senão da dor de barriga” resmungo Romeu..

“A areia da bandeja já tinha que ser trocada há muito tempo, fora as vacinas que ainda não tomei todas. Mas o pior de todos e que quando ficar adulto terei que ser capado para não sumir no mundo atrás de todas as gatas da região, vida de gato não é fácil!” Continuou a resmungar Romeu.

Mas o dia estava apenas começando e lá estava Romeu, mais uma vez no cyber da esquina navegando na internet, estudar que e bom nada! Apenas olhando suas mensagens do Orkut para ver se suas gatinhas tinham deixado suas mensagens apimentadas, com o MSN ligado batia o papo o dia inteiro com “todo mundo e seu Raimundo!” nem fome lhe dava!

A noite ia chegando, e como ninguém e de ferro Romeu ele tinha que dar umas voltas passar na “facul” com os outros gatos e depois tomar” umas” para firmar o pulso (as patas).
Com os amigos gatos ele colocava as fofocas em dia, tipo “eu já peguei aquelas gatinhas ali, o outro colega (gato também) galanteava que também já havia pegado a amiga daquela também! e assim o papo “cabeça” rolava a noite inteira e de cima do telhado viam o sol nascendo para colocar fim aquela dura rotina.

Mais um dia começava e Romeu (o gato forgado) tinha que dormir, pois enquanto todos os gatos normais tinham que trabalhar, ele por não conseguir um emprego tinha que dormir o dia inteiro para levantar a tarde e esperar dia da formatura, que faltavam dois anos para se tornar um “advogato” de sucesso.
Obs; qualquer semelhança com um caso real é mera coincidência!


** Bacharel em Direito, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em direto processual civil e estudioso da cultura fronteiriça. E-mail: marcelinonunes@ibest.com.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Especialistas reúnem-se nesta quinta-feira para discutir a importância do seguro rural

Mais do que proteger o produtor de grandes perdas, o seguro rural evita também que prejuízos na agricultura, por conta do clima, abalem a economia estadual. Com o objetivo de discutir a importância dessa ferramenta e seus benefícios, a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), junto a Escola Nacional de Seguros (Funenseg), promove nessa quinta-feira, 29 de julho, o seminário “Risco e Gestão do Seguro Rural”.

Com ampla programação para o dia todo, os participantes assistirão a palestras com diversos especialistas no assunto. A abertura fica por conta da Secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), Tereza Cristina. Ela irá falar sobre as estratégias e prioridades para a agricultura do Estado.

Após essa abertura, a programação é dividida em dois painéis. O primeiro trata da “Importância, desafios e oportunidades do Seguro Rural” e terá palestrantes renomados como Antônio Márcio Buainain, que é professor de economia da Universidade de Campinas (Unicamp) e José Sidnei Gonçalves, economista e pesquisador do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA-SP).

Para o segundo painel, que trata dos “Problemas e Desafios na Operacionalização do Seguro Rural”, haverá palestras com Bruno Kelly, da Escola Nacional de Seguros (Funenseg), o economista da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Pedro Loyola, e o assessor técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Paulo Cesar do Nascimento Junior.

O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, fará a palestra “O Seguro Rural em Mato Grosso do Sul”, abordando como essas questões afetam diretamente o Estado. A Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, também marca presença apresentando as possibilidades de sucesso que produtores alcançam com a utilização do consórcio de milho com braquiária para a estabilidade produtiva da soja.

Com inscrições abertas, o seminário pretende difundir o uso do seguro rural entre os produtores rurais. De acordo com o técnico da Famasul, Lucas Galvan, a ferramenta é fundamental para evitar grandes prejuízos com o risco climático. “Ao optar pelo seguro rural, o produtor evita que as perdas na lavoura o façam deixar de cumprir seus compromissos com bancos e fornecedores. A produção segurada evita também os prejuízos para a economia do Estado”, considera.

São parceiros da Famasul no evento: o Sincor-MS, a Embrapa Agropecuária Oeste, a Unicamp e a Funenseg.

O seminário “Risco e Gestão do Seguro Rural” acontece nesta quinta-feira, 29 de julho, no auditório da Famasul, das 7h45 às 18 horas. O endereço é Rua Marcino dos Santos, 401, Cachoeira II. As inscrições são feitas pela internet através do endereço www.funenseg.org.br.

Por:Camila Valderrama Simões/Jornalista
Sato Comunicação

terça-feira, 27 de julho de 2010

1º Congresso de Previdência oferece descontos para inscrições feitas até o dia 31 de julho

Para discutir temas relacionados à previdência e refletir desafios de gestores da área, o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande – IMPCG realiza o “1º Congresso de Previdência” - que será realizado de 6 a 9 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande -, para acadêmicos, funcionários públicos e congressistas interessados. O evento tem o apoio do Sicredi e oferece descontos para aqueles que se inscreverem até o próximo sábado (31).
Durante a ocasião, serão discutidos temas como “perícia médica”, “política de investimento”, “cálculo atuarial’, “direito previdenciário”, “pensão”, “aposentadoria”, ‘pré e pós aposentadoria”, ‘relação entre regime próprio e regime geral’, dentre outros assuntos.

Também haverá um concurso de trabalho original sobre a Previdência Social, aberto a todos os inscritos no congresso; afim de valorizar e divulgar os trabalhos desenvolvidos por estudantes, profissionais e servidores públicos interessados no tema.

Não será cobrada taxa de inscrição para participar do concurso e os trabalhos devem ser entregues até o dia 20 de setembro, podendo cada participante concorrer com um único trabalho original, seja como autor ou co-autor. Os três melhores trabalhos serão premiados com um diploma e em dinheiro, sendo R$3 mil para o primeiro lugar, R$2 mil para o segundo e R$1 mil para o terceiro.

Inscrições e Serviço

O “1º Congresso de Previdência” será realizado de 6 a 9 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado na Rua Waldir dos Santos Pereira, s/n, no Parque do Poderes. E as inscrições têm desconto até o dia 31 de julho, e podem ser feitas pelo telefone (67) 3043-6900, ou pelo site www.congressodeprevidencia.com.br.

O evento é uma realização da Prefeitura de Campo Grande e realização pelo IMPCG e conta com o apoio do Sicredi e outras instituições financeiras; além da Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais – Abipem, Adimp-MS, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Previdência Social de Mato Groso do Sul - Ageprev/MS, Câmara Municipal de Campo Grande e Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

Por:Marcele Aroca – Sato Comunicação
(67) 3042-0112 / 3029-0113/ 9254-8807
MSN: marcele@satocomunicacao.com.br

obras marcam o desenvolvimento em Jardim

Jardim vai ganhar da administração municipal, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, com investimentos de R$ 1.062.736,67, um parque ecológico que irá protegem a nascente do córrego que corta a vila Brasil.

O projeto Parque do Povo acontece em várias etapas e agora encontra-se na fase de drenagem e pavimentação das ruas que estão dentro dos 16 hectares do parque na Vila Brasil. O parque terá ciclovias e pistas para caminhadas. A Rua do Contorno receberá pavimentação e construção de uma ciclovia.

Outro grande investimento do governo do Estado e a Prefeitura de Jardim é a construção de um grande parque no local onde hoje se encontra o Estádio Major Costa. O estádio dará lugar a um complexo de 17 mil metros quadrados com quiosques, pista de caminhadas, totalmente arborizado e terá quadras desportivas, de futebol, vôlei de areia, área de ginástica, e playground com equipamentos em eucalipto, além de uma pista de cooper com 450 metros, arquibancadas, chuveiros e vestiários. “Muito ainda será feito pela administração do prefeito Evandro Bazzo e de Carlinhos Grubert, mas com certeza o parque do povo e o parque no antigo Estádio Major Costa serão a marca desta gestão. Muito se fez em educação, em saúde, em Assistência Social e também na infra-estrutura para Jardim, mesmo assim creio que estas obras simbolizarão o desenvolvimento do município”. Comenta o Gerente de Obras, Geraldo Gonçalves.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Secretaria de Saúde realiza Programa de Hiperdia (HIPERTENSO E DIABETES) no Bairro Marcelino

Pedro Gomes/MS - Sob a coordenação da Enfermeira Aline Ferreira a equipe do PSF-I organizou no dia 20 e 21/07 no bairro Marcelino encontro entre hipertensos e diabetes no período matutino. O encontro começou às 06h30min da manhã com caminhada e alongamentos com a orientação do professor Renato de Paula e da fisioterapeuta Juliana Felix. Logo após houve aferição de pressão arterial e diabetes, seguido de um café da manhã.

A Secretaria de saúde Neide Soares aproveitou a ocasião para agradecer a participação de todos, enfatizou aos pacientes do programa, da grande importância de prevenir as doenças através de exercícios físico e mental e promoção de saúde biopsisocial. A Drª. Neide reforçou que é importante a continuidade e participação acissidua dos pacientes afim de evitar agravos nas doenças tais como hipertensão e diabetes ou danos maiores a saúde.

Houve também palestras com a Psicóloga Franciele Regina e com a Odontóloga Greyce Kellen que distribuiu escovas de dente aos participantes e se realizaram consultas com Drº. Gleyre Ronchi.

Na opinião da Enfermeira Aline Ferreira, os moradores corresponderam às expectativas apesar do clima frio desses dias e foram despertados quanto à importância de participarem das reuniões do grupo que passaram a ser mensais, e se estenderão aos bairros São Luis e Santo Antônio.

por:Mychela Lemos
mychela_ms@hotmail.com

Pais modernos: mais presentes e interessados


Consultora familiar fala sobre a importância da figura paterna
A educação de uma criança na maioria das vezes é associada à figura materna. As dificuldades de ser uma mulher moderna, mãe atenciosa e suprir todas as tarefas ligadas à família e trabalho são assuntos muito debatidos nos últimos tempos.

Mas, como a figura do pai fica nesta história? É bem verdade que em muitos lares a figura paterna nem existe ou é ilustrativa, mas isso não acontece em todos, e vários homens já são grandes exemplos do que a paternidade realmente deve ser.

A participação nas atividades dos filhos e a presença são essenciais. “O pai é a figura masculina na vida da criança. Todos precisamos entender o que a mulher e o homem representam na sociedade e as primeiras e mais significativas referências serão paternas e maternas”, afirma Antoniele Fagundes, Consultora Familiar e dona da empresa Babá Ideal.

Em alguns casos os pais acabam não conseguindo entrar no mundo dos filhos porque as próprias mães se sentem no dever de agarrar todas as responsabilidades. Fatos assim requerem uma boa conversa entre o casal para que a mamãe saiba que pode contar com o parceiro na divisão de tarefas, inclusive na educação do rebento.

O pouco tempo em casa também se torna um empecilho em meio a tantas atividades dos pais e das crianças. É importante ter momentos juntos e, caso o pai só veja seu filho quando tem que levá-lo à escola, buscar na natação ou no Inglês, deve aproveitar os minutos do trajeto para mostrar seu interesse por estas atividades e conversar com ele.

Segundo Antoniele, “Quando um casal ‘engravida’ é preciso compartilhar o momento e propiciar espaço para pai e mãe poderem exercer seus papéis. Conversar, respeitar e observar será sempre um maravilhoso começo”.

Um olhar carinhoso, um afago antes de dormir, atenção quando existe um problema, estes são pequenos atos diários que tornam a relação entre pai e filho especial. A qualidade do tempo é o mais importante, cinco minutos de companhia ou uma pergunta sincera podem valer mais do que horas grudados.

Felizmente as coisas mudaram e temos pais mais interessados em participar e ser presente na vida dos filhos. E que sejam reconhecidos também os que mesmo em outros tempos muito machistas se mantiveram amorosos com sua prole.

E como diria William Shakespeare: “Um dia você aprende que há muito mais dos seus pais em você do que você supunha”. Ainda bem que isso acontece e que sejam transferidos os bons exemplos, porque vamos ter a cada geração mais pais ainda melhores por aí.

Por: Camila Trevisanuto/Lucky Assessoria
Tel.: (11) 5573-4777 / e-mail: lucky@luckyassessoria.com.br
www.luckyassessoria.com.br

Artesãs de Palmeira e Santa Maria se unem durante Feira do Empreendedor

Francisco Lopes, Marly Sanchik e Elaine Montagna.

A integração dos dois locais já rende lucros para as participantes

A Associação dos Produtores e Trabalhadores Rurais do Leste do MS (ASLE), de Palmeira, distrito de Dois Irmãos do Buriti, esteve na Feira do Empreendedor a convite do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) através do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma. Diversos produtos de artesanato, agricultura e vestuário estiveram expostos para o público em geral, que pode comprar e conferir a qualidade e diversidade dos produtos.

A presidente da ASLE, Marly Sanchik, explica que tudo começou como uma maneira de agregar renda para as famílias do local, que em décadas anteriores eram muito dependentes do pescado em abundância que havia na região. “Lá é um distrito muito carente e com esse trabalho podemos contornar essa escassez de pesca que temos hoje”, afirma Marly, que representa famílias que subsistem da agricultura e hoje desenvolvem projetos paralelos. Ela esteve presente na Feira juntamente com seu marido, Francisco Lopes, e vê as reuniões do Território da Reforma como local para encontrar parcerias, principalmente no design de seus artigos, apoio para buscar seu espaço físico e divulgar as mercadorias.

Recentemente a ASLE começou a realizar atividades em conjunto com a associação “Natureza em Arte”, um conjunto de artesãs do bairro Santa Maria, de Campo Grande, as quais fazem peças como lustres de sisal e cachepôs de folha de coco. O contato ocorreu através da prima de Marly, Elaine Montagna, que trabalha como promoter do artesanato da associação campo-grandense. “As mulheres daqui dependem desta venda para viver, sustentar suas famílias e comprarem medicamentos”, diz ela sobre as artesãs, que também possuem um grande número de idosas dentro do grupo.

Com a integração entre as duas organizações veio a troca de experiências e o desejo de crescer. Tanto é que a “Natureza em Arte” já pensa em maneiras de realizar atividades com a ajuda do Senar/MS, a exemplo do sucesso que alcançou a ASLE. “Se não fosse o Território não estaríamos aqui, o que facilitou nossa participação nas rodadas de negócios”, comenta Marly referindo-se as negociações entre empresas e produtores ocorridas dentro da Feira, que visam facilitar o encontro dos dois, e completa: “Produzir todo mundo produz, mas é sempre importante dar atenção para o mercado. Não adianta ficar escondido no interior”.

O educador do Senar/MS, Antônio Minari Júnior, confia na praticidade do projeto e na priorização da venda do produto como o grande atrativo do trabalho que a instituição realiza junto ao Território da Reforma. “Nosso papel é focado na comercialização, e é o que estamos demonstrando aqui na Feira.” Ele adiciona a qualidade ecologicamente correta dos materiais, que procuram ser ambientalmente corretos, pelo desenvolvimento da consciência ambiental no produtor. “A produção ecológica, além de aproveitar o que seria entulho para a natureza, é socialmente justa e economicamente viável”.

Sobre o Território da Reforma
O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Marcos Winche/Jornalista
MSN: marcos@satocomunicacao.com.br
Sato Comunicação

Presidente do Operário F.C - TONY, virá a Bandeirantes/MS, conhecer Projeto “Bom de Nota Bom de Bola”

No próximo sábado (31), estará em Bandeirantes, o presidente do Operário futebol clube, que vem conhecer o projeto e realizar dois jogos amistosos, às 14:00 hs joga no campo de futebol “Ananias Ferreira dos Santos”, em Bandeirantes/MS, a equipe do projeto “bom de nota bom de bola” categoria 99 e o time do Operário de Campo Grande. Já às 15:00 hs, o jogo será entre a equipe categoria sub-20 do Operário F.C versos um selecionado local.

Gustavo Sprotte, diretor de esporte da prefeitura e técnico da equipe, convida toda população para prestigiar este evento.

Por: Carlos Alberto Silva

Traffic envia representante à Bandeirantes para conhecer projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”

Um representante da Traffic, a maior empresa de marketing esportivo da América Latina e o ex-craque do Santos e São Paulo, o Pita, estarão em Bandeirantes no próximo dia 06 de agosto com a missão de observar e selecionar talentos. O teste acontecerá no campo de futebol “Ananias Ferreira dos Santos”, a partir das 8 horas.

A maior empresa de marketing esportivo da América Latina, a Traffic atua também dentro das quatro linhas. Gerencia clubes no Brasil e nos Estados Unidos e lidera grupos de investidores na carreira de jovens jogadores no trabalho de descoberta e desenvolvimento de novos valores através de uma equipe de observadores.

Quatro nomes ilustres do futebol brasileiro fazem parte do corpo técnico da Academia: Carlos Alberto Parreira, Pita, Galeano e Dario Pereyra. O Diretor técnico da Traffic, Parreira, lidera o grupo e cuida do intercâmbio com o Manchester United.

O Coordenador técnico do Projeto, Gustavo Sprotte, destaca a importância dessa visita. “É importante todos os atletas da região norte, categorias 94/95/96/97/98, participarem da seletiva do Desportivo Brasil Traffic”.

E no próximo sábado (31) estará em Bandeirantes, o presidente do Operário Futebol Clube, Toni Vieira, também com o objetivo de conhecer o projeto. Serão realizados dois amistosos a partir das 14 horas com a equipe sub-20 do Operário e categoria 99 do projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”.

Fonte: Ascom Pref. Munic. de Bandeirantes

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Farsa da F1 - Ferrari reforça mau caratismo de Alonso

Revista vence três das sete categorias do Prêmio Famasul de Jornalismo

- O jornalista Silvio Andrade, da Panorama Rural, foi o destaque, faturando o “Master de Jornalismo” -
CAMPO GRANDE/MS - O jornalista Silvio de Andrade, da Revista Panorama Rural, que atualmente atua em Corumbá (MS), é o grande vencedor do Prêmio Famasul de Jornalismo, premiação anual de comunicação rural promovida pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. Sílvio foi o ganhador na categoria Impresso/Revista e ao concorrer com os vencedores das demais categorias conquistou o Prêmio Master, pelo qual vai ganhar uma viagem ao Nordeste, com acompanhante.

Todos os vencedores nas seis categorias recebem R$ 2 mil em prêmios. A revelação dos ganhadores ocorreu em evento realizado na noite de sexta-feira (23.07), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS). A reportagem de Andrade, que levou o “Master de Jornalismo” – “Os Guató estão de volta”, foi veiculada na edição de março de 2009 da Revista Panorama Rural.

Na categoria Telejornalismo, o vencedor foi o jornalista da TV Morena, Marcelo Ramiro. Em Radiojornalismo,a jornalista Akemi Nitahara, de Brasília, tirou o primeiro lugar. A jornalista Eliane Ferreira,do semanário Agroin, foi a vencedora da categoria Impresso/Jornal. EmWebjornalismo, o profissional João Humberto, do site Campo Grande News, ficou em primeiro lugar. E a foto vencedora foi do jornalista Ariosto Mesquita, também da revista Panorama Rural. A imagem abre a reportagem ”Jacaré precoce multiplica resultados”, de autoria do próprio jornalista, veiculada na edição de julho de 2009 e mostra animais em um matrizeiro de jacaré do Pantanal precoce.

Vencedor do prêmio pelo segundo ano consecutivo (ano passado foi o ganhador na categoria “mídia impressa”, também pela Revista Panorama Rural), Mesquita trabalha com reportagem rural há pelo menos 10 anos, com passagens nas revistas Safra e Produtor Rural. “Fiz mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, o que me ajudou a entender melhor a linguagem e o universo rural”, conta o profissional, que também é finalista, em São Paulo, do prêmio nacional de jornalismo promovido pela Massey Ferguson, no próximo dia 05 de agosto.

Para Andrade, o prêmio tem uma tarefa árdua no Estado. “É uma grande iniciativa que reconhece e valoriza o trabalho do jornalista. A contribuição que o prêmio traz é estimular a reportagem, algo que está morrendo no Estado”, afirma, fazendo referência ao texto da reportagem jornalística como “algo gostoso de ver e que emociona”. Há 38 anos atuando como jornalista,é a primeira vez que Andrade participa de prêmios na profissão.“Acho que o critério utilizado para a seleção foi a idade”, brincou.

Em seu discurso, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, ressaltou que a iniciativa quer estimular a produção de matérias que mostrem a realidade do homem do campo. “O agronegócio vem crescendo muito e nós precisamos de profissionais que saibam transmitir com fidelidade o que pensa e sente o produtor”. O vice-presidentede Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuáriado Brasil (CNA), Ademar Júnior, prometeu que para o vencedor do prêmio no ano que vem será oferecido uma viagem internacional.

A entrega do Prêmio Famasul de Jornalismo ocorreu durante evento do Programa Empreendedor Rural (PER), uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que visa estimular no homem do campo a gestão do agronegócio. O PER premiou três projetos modelos no Estado, os quais concorrerão ao prêmio em âmbito nacional. Durante a premiação, houve a apresentação do maestro e pianista João Carlos Martins e sua orquestra, que emocionou pelo seu histórico de vida e superação. Ao final da premiação, jornalistas e produtores rurais participaram de um jantar, oferecido no Centro de Convenções.

Por:Rosane Amadori – SATO COMUNICAÇÃO
Com inclusão de informações coletadas da Revista Panorama Rural
Foto prêmio_Silvio_Ariosto - Os jornalistas Silvio Andrade e Ariosto Mesquita, da Revista Panorama Rural (Foto: Cláudia Leite)
Foto vencedor_fotojornalismo - Matrizeiro de jacaré do Pantanal precoce, imagem que levou o prêmio de fotojornalismo (Foto: Ariosto Mesquita)

Projeto “Bom de Nota, Bom de Bola” de Bandeirantes fica entre os três melhores na Copa Red Bull


O estádio ”Monstrinho”, na cidade de Ourinhos–SP foi placo da grande final da 1ª Copa Red Bull, na manhã do último sábado (24), entre a equipe local e o time de Itararé-SP que ficou com o título de campeão, na categoria 95.

A equipe do projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”, teve uma excelente atuação nos gramados paulistas e conquistou o 3º lugar em uma competição em que participaram sessenta equipes de cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato grosso do Sul. Além dessas equipes estavam presentes os garotos da Coréia do Sul patrocinados pela Red Bull.

Para Gustvo Sprotte, diretor de esporte da prefeitura e técnico da equipe, o mais importante é competir e mostrar as potencialidades dos garotos buscando a oportunidade de engajarem em um clube e se tornarem jogadores profissionais. “As expectativas foram alcançadas e cinco garotos do projeto foram destaques e serão encaminhados para alojamento na sede do Red Bull em São Pulo”.
Fonte:Ascom Pref. Munic. Bandeirantes

Como passou o tempo

Sempre me disseram que a vida passa muito rapidamente, mas não sabia que era assim, tão rápido. Nem percebi, e agora, com cinqüenta e seis anos dois filhos e quatro netos, percebo mais claramente, nos pequenos detalhes, como já estou na segunda metade da vida.

Não que não soubesse disso. É claro que uma pessoa com minha idade já passou da metade do que, cronologicamente, teria para viver. Mas não é em relação idade cronológica a que me refiro, e sim em relação às mudanças que estão ocorrendo à minha volta, que me fazem pensar em como já estou “passado”.

Quando criança, ou mesmo quando adolescente, nas escolas ou em casa, tínhamos regras e horários para brincar, estudar ou qualquer outra atividade. Todos se dirigiam aos mais velhos como “senhor”, independentemente do grau de conhecimento ou parentesco. Isso fazia com se mantivesse um determinado senso hierárquico, dentro ou fora de casa, que a meu ver ajudava muito na educação e formação do caráter dos jovens.

Desde o primário, todos ficavam de pé quando o professor entrava na sala de aula e só se sentavam quando este autorizava. Quarenta anos atrás eu frequentava aulas na faculdade de paletó e gravata exigência que só acabou em minha época, depois de muita cobrança do Diretório Acadêmico dos alunos daquela faculdade. Era um absurdo, num país com o nosso clima, mas era a regra, “em respeito aos mestres”.

Alguns anos depois, a “igualdade” tão sonhada pelas mulheres tirou-as de casa para o trabalho e as crianças passaram a ficar aos cuidados de avós, de babás ou de creches. Talvez por “culpa”, esses pais mais ausentes do convívio diário com os filhos, começaram a “ficar com dó” de repreender um filho mais rispidamente quando necessário, ou até de dar-lhes uma boa palmada, pois só viam os mesmos à noite e, então, como “recompensa” por sua ausência, eles começaram a “abrir concessões”, que não existiram na sua própria educação.

Atualmente, crianças e jovens não são cobrados por regras, horários e nem por respeito, seja com os seus, os próximos ou com estranhos. Passam o dia diante de uma televisão, um computador ou um jogo eletrônico qualquer, mas de estudar ou praticar esportes, nada. Tudo que os filhos fazem atualmente é “lindo”, porque é “novinho”, “ainda é jovem”, “a juventude é assim mesmo”, ou “com a idade isso passa”. As meninas dormem na casa dos namorados e vice versa, e tantas outras “diferenças” de meu tempo que não conseguiria resumir.

Penso que as consequências são visíveis em todas as camadas sociais. Têm sido muito frequente os casos de filhos que não respeitam os pais, chegando a agredi-los tanto oral como fisicamente, o mesmo ocorrendo entre alunos e professores. Não se vê mais respeito algum com nenhuma pessoa mais velha e nenhuma espécie de hierarquia social. Todos são “você”, “tio”, ou qualquer outra designação do gênero. Parece ser uma bobagem, a diferença entre chamar alguém de “você” ou “senhor”, mas aí começa a ser quebrada, para a criança, a diferença hierarquia que ela deveria entender haver, entre ela, seus pais e os mais velhos. Esta é a base da boa educação.

Agora, nova legislação aprovada no país proíbe qualquer tipo de repreensão física aos filhos, taxando de “crime”, uma bela palmada ou mesmo uma bela sova que nunca fez mal a ninguém da minha geração ou de todas as outras que nos antecederam nos milhares de anos. Será uma nova experiência na maneira de como se educar filhos e, por consequência, de se criar uma nova sociedade. No meu tempo, já “passado”, experiências eram feitas com animais, cobaias, e não com seres humanos, menos ainda com filhos.

Ainda bem que já não estarei aqui, pois não quero ver os resultados.

Autor:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

sábado, 24 de julho de 2010

Prefeitura de Pedro Gomes leva profissionais da beleza para a Feira do Empreendedor

No dia 23 de julho a Prefeita disponibilizou um ônibus para que os interessados tivessem a oportunidade de conhecer A Feira do Empreendedor que foi realizada em Campo Grande, dessa forma foram inscritos 58. A Caravana teve como acompanhamento a Chefe de Gabinete Noemia Viana Rocha e a Secretária de Turismo Vânia Sales Pedroso. Esteve presente na feira a secretária de Educação Alba Mota e também representantes da área da saúde, obras e educação.

A Feira do Empreendedor é um evento tradicionalmente promovido pelo SEBRAE com o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio, isto é, estimular o surgimento, ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida. Cada uma das Feiras é projetada de maneira diferente, tudo de acordo com a cultura e dinâmica econômica do local onde se realiza.A Feira do Empreendedor cumpre duas missões do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, estimula o empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa. Em segundo lugar, dá foco no mercado. Sem mercado, o trabalho de fortalecer e incentivar os pequenos negócios perde sentido.

Por esse motivo, adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço. Por isso, durante a realização do evento, potenciais empreendedores obtêm informações sobre os segmentos da economia local em que o SEBRAE atua, tem a oportunidade de entrar em contato com fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia, podendo ainda, ser um espaço adequado para empresas em busca de novos representantes comerciais.Assim, a Feira consolida educação e negócios. Quem participa tem, de um lado, a informação de que precisa para instalar, melhorar a gestão ou ampliar sua empresa. Do outro, coloca à venda o que produz, pois o evento é também um excelente canal de comercialização. Por essas qualidades, a Feira do Empreendedor tem sido um êxito crescente. É uma excelente ferramenta para multiplicar e fortalecer as micro e pequenas empresas.

Em suma, a Feira tem todo o conteúdo necessário para estimular a continuidade e a abertura de novos negócios, sejam por meio de palestras, seminários, oficinas, atendimentos coletivos e individuais. O nosso objetivo é propiciar acesso aos caminhos e soluções sobre abertura de empresas, gestão empresarial, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados e ao crédito, entre outros.
Dentre os profissionais envolvidos na Feira estava presente a Maquiadora Teresa Barbosa, dentre outros. Nessa oportunidade vários profissionais aproveitaram para se aperfeiçoarem como a Maria Eunice (Cebeleleira), Marcilene (Manicure), Andresiana (Massoterapeuta especializada em drenagem linfática).

Por: Mychela Lemos
mychela_ms@hotmail.com

Auditoria em Marketing e Vendas - Avaliação da Competência Comercial

Este tipo de auditoria tem por finalidade analisar e diagnosticar todo o contexto comercial da empresa cliente. Se bem feito, identifica os pontos fortes e fraquezas operacionais do departamento de marketing e vendas e recomenda mudanças no modo como a empresa apresenta seus produtos ou serviços, com a finalidade de potencializar e implementar programas e ações de marketing mais eficazes.
A auditoria em marketing e vendas é um norteador onde deveremos, numa fase preliminar, verificar com a alta direção da organização os objetivos deste trabalho, o tipo de cobertura, a sua profundidade, o formato do relatório e o período de duração, fazendo uma primeira aproximação.
A referida ação vai para além do simples diagnóstico de um problema. Trata-se de uma operação cujo objetivo é o de identificar erros atuais e potenciais, detectar oportunidades, recomendando um plano de ação, com vista a melhorar as vendas como um todo.
Este trabalho deverá incidir sobre a configuração estratégica de marketing, a estrutura formal, funcional e interdepartamental no que diz respeito a organização de marketing e vendas, os sistemas de informação de mercado, o planejamento e o controle de marketing, a sua produtividade e, finalmente, as funções de marketing propriamente ditas.
Relacionamos abaixo alguns tópicos essenciais a serem abordados neste tipo de auditoria:

- Quais os principais pontos que impactaram na empresa no ano anterior, tanto de forma positiva como também negativa? Quais foram às ações da concorrência? A atuação de novos “players” no mercado;
- Alguma lei modificou o cenário mercadológico existente como, por exemplo, medidas “antidumping”, entre outras se for o caso.
- Segmentação dos clientes por tipo de produtos vendidos, por margem de lucro, aferição e controle dos índices de potencial de consumo (cidade, região, tipo de produto, etc.). Quais produtos venderam mais ou menos e porque alteraram o planejamento de marketing?

- Como está o índice de satisfação do consumidor final, norteado por uma pesquisa de mercado? Qual o índice de satisfação e compromisso de seus distribuidores e revendedores? Não adianta gastar milhões em publicidade se estes por alguma razão não estão comprometidos e satisfeitos com as vendas de seus produtos ou serviços. Geralmente a “hora da verdade da venda” está nas mãos de um balconista, atendente comercial ou vendedor, frente ao consumidor final na hora da decisão, portanto leve em conta este sentimento de seus parceiros.

- Toda ação de marketing, antes de ir para o mercado, é vendida internamente, tanto para a alta direção como para quem vai operacionalizar estas decisões. Verifique se esta venda foi realizada adequadamente, caso não, corrija e divulgue as melhorias no planejamento de marketing à todo pessoal interno e externo envolvido.
- Para uma análise efetiva das ações de marketing, compare o antes e o depois, objetivando, desta forma, mensurar o sucesso da operação, levando em conta publicidade, canais de distribuição, posicionamento de preço, público alvo, etc.
Por meio da análise de desempenho da força de vendas, campanhas de marketing, promoções e outros, identifica-se o sucesso ou não do planejamento de marketing, como também se os objetivos monetários de vendas foram alcançados adequadamente.
Posterior a estas etapas realizadas corretamente, serão encontrados o diagnóstico preciso e assim as correções necessárias.

Autor: Ricardo Dorés
Com formação acadêmica em Direito e especialização em Marketing, ocupou no mercado as posições de Diretor de Unidades de Negócios, Gerente de Unidade de Negócio, Gerente Nacional de Vendas, Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Gerente de Treinamento de Vendas, Supervisor de Vendas, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, tais como: 3M, Pfizer, Glaxo, IMB, Itaú Seguros, dentre outras. É, há 10 anos, consultor empresarial e palestrante. É sócio-diretor da SalesResults Soluções para Mercados Competitivos. www.salesresults.com.br contato ricardo@salesresults.com.br


Dia 28 de Agosto é dia de McDia Feliz aaccms

Senar/MS apresenta 12 projetos modelos de gestão rural em MS

O agricultor Milton Bigatão adotou um sistema de fertilização com total aproveitamento do biogás produzido pelo dejeto dos suínos criados em sua propriedade. Depois de implantado o projeto, a produtividade da soja cultivada aumentou de 12% para 16%. Este é um dos 12 projetos de sucesso finalistas do Programa Empreendedor Rural (PER) apresentados hoje no Centro de Convenções Albano Franco, durante a Feira do Empreendedor. Desenvolvido com o objetivo de modificar a postura e as práticas do homem do campo com base no empreendedorismo, o PER capacita os produtores para a gestão da atividade rural como um negócio.

O programa funciona também como um grande incentivo para a participação jovem e acadêmica no meio rural. O estudante de agronomia Eurides Carlos Rocha, de 21 anos, ficou entre os melhores do Estado com seu projeto de Viabilidade da implantação do consórcio de milho safrinha com brachiária. A produção casa a utilização para colheita do primeiro com a viabilidade para pastagem do segundo, e é responsável por um incremento da atividade na propriedade onde foi aplicada, em Dourados. Sobre sua participação no PER, Rocha comenta: “É um prazer muito grande, pois é um programa tão renomado e tão conhecido perante a classe produtora ”.

O professor e produtor rural, Arildo Santana Schultz, fala da importância do PER: “O curso é fantástico, o material didático e as aulas são muito bem preparados. Eu e minha esposa fizemos o curso e o projeto dela foi um dos doze selecionados”. Segundo Schultz, a esposa não acreditava que pudesse ter uma boa renda no campo, mas o PER mostrou o contrário. “Fiz faculdade de Agronomia e tive noção de administração, mas era muito vago. Hoje tocamos nossa propriedade que antes estava abandonada. Os projetos do PER ainda não estão em funcionamento porque estamos focados em nosso novo projeto de vida”, comenta o produtor, orgulhoso do filho recém nascido no colo.

O superintendente do Senar-MS, Clodoaldo Martins, ressalta que um dos objetivos da iniciativa é buscar a diversificação quanto ao binômio clássico grão e gado, tão ligado a imagem do MS. “Serviu para mostrar que temos mais a mostrar e o que Estado está crescendo”, completou o representante do Senar.

Entre os projetos modelos selecionados estão iniciativas que trabalham com a suinocultura, agricultura de precisão, melhoramento genético, silvicultura, apicultura, pastagens, soja, consórcio de culturas e até plantio de urucum. Dos 12 finalistas, três serão escolhidos pelos jurados para representar o Estado na etapa nacional do Programa.

Fonte: Sato Comunicação

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Fator Humano Como Diferencial Competitivo

Com ou sem o clima de copa do mundo, para crescer ou até mesmo sobreviver neste cenário globalizado, cercado de concorrentes por todos os lados, é preciso formar um time de verdadeiros campeões. Nunca antes em toda a história, a competição por participação de mercado foi tão acirrada. Essa disputa requer equipes de colaboradores muito bem selecionadas, treinadas e motivadas.

As pressões por qualidade e resultados nunca foram tão intensas. No futebol e no jogo de mercado, “time perna-de-pau” não tem vez. Essa peleia é coisa para profissionais. Jogadores sem talento e disciplina não são escalados, ficam fora do time já no processo de seleção. Na entrevista nem mesmo são classificados para compor o banco de reservas.

Atrás de times poderosos há administradores que fazem Gestão de Excelência Mundial e são hábeis em escolher, desenvolver e reter talentos.

Treinamento de recursos humanos é coisa do passado, agora é necessário algo mais, que se chama de desenvolvimento de pessoas. Também o termo “funcionários” perdeu espaço; está em alta chamá-los de colaboradores e em alguns lugares, para se diferenciar da concorrência, estão sendo chamados de associados. Um cuidadoso levantamento das necessidades de desenvolvimento do grupo e avaliação de desempenho fazem parte das funções dos treinadores corporativos.

Depois de tantos esforços e investimentos, é hora de realizar ações para reter a “prata da casa”. Para isso lança-se mão de uma série de mecanismos retentores, remuneração por competência e um pacote de incentivos e benefícios, tais como participação nos resultados, reconhecimentos, transparência nos relacionamentos e bom clima organizacional.

Há muito tempo chefe virou líder cujas preocupações com as tarefas e com as pessoas são equilibradas. Chefe é espécie em extinção, conhecido por seu foco apenas nos resultados. Pessoas eram, para eles, um “mal necessário” e muitas vezes os fins justificavam os meios.

Líder conta com o respeito dos liderados, tem habilidades e competências ligadas ao negócio, joga com eficácia e com eficiência, define metas, luta por resultados, gera espírito de equipe, sinergia e comprometimento. É treinador incansável. Preocupa-se com polivalência. Não só desenvolve o quadro de colaboradores, forma substitutos até mesmo para si, consciente que para ser promovido precisa haver gente em condições de ocupar o seu lugar. Zela pelo bom clima organizacional, reivindica junto à direção boas condições de trabalho. Está ciente de que colaboradores comprometidos contam com o exemplo de superiores, também comprometidos com o bem-estar e com o sucesso dos clientes internos e externos. Adota uma administração participativa, quer e sabe ouvir, incentiva a criatividade e a inovação, enfim, dá um “show de bola” na concorrência.

Autora: Soeli de Oliveira é consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

Varejo: Um Mundo de Incertezas e Relatividades

Uma das marcantes características do século XXI é a infidelidade. Desejamos o comprometimento dos clientes bem como dos funcionários e fornecedores, com os quais nos relacionamos. Porém, o “norte” de nossos parceiros parece encontrar-se em seus bolsos. Mais conscientes dos seus direitos, uma parcela não esta nem aí para os seus deveres, sua ansiedade é obter sempre mais dando menos em contrapartida. Vivem e agem em função dos seus interesses, buscam sempre maximizar os seus recursos, pensam no curto prazo. Parece desconhecer que dinheiro é transitório, circulante e a cada dia mais virtual. Um meio de troca que muda de mão e de forma a todo tempo.

Vivemos sob o império da mudança, recentemente engenharia virou reengenharia e invenção virou reinvenção. No varejo os mais antenados já migraram da equação dos custos para equação do valor. No marketing custos vem perdendo importância na determinação dos preços de venda. As necessidades, sensibilidade dos consumidores e perfil da concorrência, aliado aos valores que as empresas conseguem agregar para os clientes tomaram o seu lugar.

No cenário cada vez mais digital, os grandes e lentos estão sendo superados pelos ágeis. A sobrevivência neste mercado super competitivo leva a sério o velho ditado popular de que “quem menos corre, voa”.

O varejo tal como conhecemos hoje, esta com os dias contados, vivemos a era do varejo multicanal, do varejo emoção, da venda por impulso e do merchandising, onde o “aqui e agora” cresceu de importância nas decisões de compra e a disponibilidade passou gradativamente a valer mais do que o preço. Também vende bem quem têm diferenciais, oferta o diferente, tem sempre novidades e variedades. Nunca se precisou monitorar tanto o ciclo de vida dos produtos.

Para estar na frente e mesmo para se manter no mercado, precisamos estar sempre em movimento. Agir como os ciclistas, que se parar de pedalar caem da bicicleta e ficam fora da competição.

O mundo do varejo é dinâmico, cercado de incertezas e relatividades, onde a única coisa perene é a certeza de que tudo vai mudar. O varejo passivo e da mesmice já morreu há muito tempo e se ainda continua de pé é porque se esqueceu de se deitar.

O passado não mais rege o futuro. Mudanças são inevitáveis e a tarefa das organizações é liderá-las. As empresas em geral não contratam mais gerentes que não têm atitude empreendedora, que não fazem acontecer, que não antecipam os fatos e não tem visão futura da organização.

A empresa que quer manter ou ampliar o seu espaço deve capacitar a sua equipe para as constantes adaptações ao novo, garantindo assim sua competitividade. Fora de sintonia com as exigências do mundo corporativo atual esta o gerente que vive apenas “gerenciando”, administrando apenas os processos ao invés de focar no desenvolvimento das pessoas.

Autora: Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

Senar promove palestra sobre qualidade leiteira na Feira do Empreendedor 2010

Com o objetivo de capacitar produtores de leite, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove durante a Feira do Empreendedor a palestra “Qualidade do Leite – Opção para a Lucratividade”. Serão abordados temas como o empreendedorismo no mercado leiteiro, a lucratividade que esta atividade pode trazer e a importância da qualidade do produto colocado para a comercialização.

A palestra do Senar, que faz parte das atividades do Salão de Agronegócios da Feira, acontece no dia 23 de julho, às 19 horas, na sala 5 do Centro de Convenções Albano Franco. Os participantes terão a oportunidade de conhecer técnicas para a melhoria da produção leiteira nas propriedades. Hoje no Brasil, 83% dos produtores de leite entregam até 300 litros por dia, sendo que do total de produtores, 58% são da agricultura familiar e pequenas propriedades. Os dados são do último censo agropecuário nacional, realizado em 2006.

A Feira do Empreendedor é promovida pelo Sebrae nos dias 22 a 25 de julho, no Albano Franco. São expositores, palestras e diversas atividades para quem já é ou pretende ser empresário em vários setores da economia. O agronegócio também ganha espaço e apresenta aos visitantes oportunidades para empreender ou melhorar a produção no campo.

Por:Camila Valderrama Simões/Jornalista
Sato Comunicação

SENAR fala de empreendedorismo rural durante Feira do Empreendedor

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) organiza nesta sexta-feira (23) a palestra “Empreendedorismo Rural com Atividade Silvícola”, durante a programação da Feira do Empreendedor. O palestrante será o educador do SENAR Carlos Alberto Salgueiro Rosa, que irá expor sobre empreendedorismo, visão de longo prazo e lucratividade ligada à silvicultura, atividade que pode ser desenvolvida como fonte de renda alternativa pelos produtores.

A silvicultura é a ciência que procura o aproveitamento ecologicamente bem fundamentado das florestas, suas árvores e plantas em geral. Formado em engenharia agrônoma, Carlos Alberto Rosa possui experiência pessoal na produção rural, incluindo no setor da silvicultura, e pretende passar para os participantes informações abordando as técnicas no cultivo.

O objetivo é que o produtor possa tirar ao máximo da atividade, seja nas plantações de cultura sozinha, intercalada com outras ou de pastagem. Também serão abordadas as madeiras de reflorestamento, como o eucalipto, o guanandi e a teca, e o cenário da produção mundial, brasileira e sul-mato-grossense de carvão e celulose. “Vamos dar uma consultoria falando das novas tendências e tecnologias, oferecendo opções de trabalho e de usos da madeira plantada, de forma a sempre agregar o maior valor possível e incentivar o produtor a se manter e diversificar sua atividade”, explica Rosa.

A palestra “Empreendedorismo Rural com Atividade Silvícola” acontece na sala 5 do Centro de Exposições Albano Franco, das 17h45 às 18h45, como parte dos eventos da Feira do Empreendedor, que vai acorrer de 22 a 25 de julho em Campo Grande (MS). Mais informações sobre o evento podem ser conseguidas com o SEBRAE pelo site http://fe.sebraems.com.br e pelo telefone (0800)570-0800.

Por:Marcos Winche/Jornalista
MSN: marcos@satocomunicacao.com.br

Após vitória “Bom de Nota, Bom de Bola” carimba passaporte para as semifinais

Com muita garra, determinação e atitude, os atletas do projeto “Bom de Nota, Bom de Bola, categoria 95, venceram as duas partidas disputadas na quinta–feira (22). A primeira realizada no estádio ”Arnaldo Borba de Moraes”, em Ipaussu – SP, contra a equipe de Campo Mourão - PR, com um placar de 3x1 para Bandeirantes, gols marcados por Elves, Matheus e Patrick Coene.

Já o segundo confronto aconteceu, no Estádio Ourinhense, na cidade de Ourinhos – SP, que fica há 22 km de Ipaussu. O jogo foi contra o time dos craques do futuro de Piracicaba –SP, com vitória para o Bandeirantes por 2x0, gols de Matheus e Patrick Coene.

Parte da vitória deve ser creditada à comissão técnica, sob o comando de Gustavo Sprotte, Raffael Costa e do experiente e vitorioso craque Viana, ex-atleta do São Paulo Futebol Clube, que com muita sabedoria acalmaram e orientaram a garotada para conseguir as vitórias no momento certo e garantir a vaga para as semifinais.

Fonte:Ascom Pref. munic. Bandeirantes

Assistência Social distribui doações da Campanha do Agasalho

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, na última quarta-feira (21) a distribuição das doações recebidas na Campanha do Agasalho. Centenas de pessoas compareceram no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e receberam roupas, calçados, colchões e cobertores, peças que poderiam servir para suas famílias.

A distribuição foi feita no sistema de abordagem através do técnico responsável no atendimento chegando a mais de 100 famílias, ou seja, 400 pessoas entre adultos e crianças.

“Só temos que agradecer a solidariedade da comunidade. Acreditamos que todas as pessoas podem de alguma forma, construir uma sociedade mais solidária. E o resultado desta força cresce ainda mais, quando unimos os esforços. As peças doadas vão ajudar muitas famílias do município”, disse Geisa Gomes, secretária municipal de Assistência Social.
Fonte:Ascom Pref. Munic. de Bandeirantes

Projeto “Saúde no Campo” chega aos Assentamentos

O Projeto “Saúde no Campo”, realizado pela Prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria municipal de saúde chegou aos Assentamentos Nova Esperança, Vida Nova e Faz. Matão nesta última quarta-feira (21). Foram realizados mais de 100 atendimentos com médico, dentista, vacinação, entrega de medicamentos e coleta de preventivos.

“É um projeto que vem ao encontro da necessidade do homem do campo em ter acesso à saúde. A equipe vem conduzindo esse trabalho algum tempo onde outras regiões já foram atendidas”, disse Fábio Ozório, secretário municipal de saúde que assumiu recentemente a pasta.

O prefeito Flávio Gomes esteve presente durante toda a realização do projeto afirmando o compromisso da atual gestão de levar atendimento nos lugares mais distantes. "Ouvimos dos moradores dos assentamentos, da satisfação de serem bem atendidos em sua região. Esse é o propósito de toda a nossa equipe, mais saúde para todos”, finalizou.

Assistência Social

A secretária municipal de assistência social, Geisa Gomes, participou do projeto “Saúde no Campo” juntamente com sua equipe que entregou calças sociais e cobertores aos moradores da região.
Foram entregues mais de 50 calças sociais confeccionadas e doadas pela empresa bandeirantense do vestuário, Labhely e ainda 40 cobertores para as famílias dos assentamentos.
Fonte: Ascom Pref. Munic. de Bandeirantes
Foto divulgação

Nova retração do FPM aumenta crise financeira na prefeitura de Jardim

Com o alerta feito pelo presidente da ASSOMASUL, (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira, sobre o possível aumento nas quedas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e o corte de 27% para o mês de julho, a prefeitura de Jardim, juntamente com as demais administrações municipais do país, enfrenta talvez o maior desafio econômico dos últimos anos.

“Medidas drásticas de contenção de despesas são aplicadas de modo cada vez mais severo pelas prefeituras que prevêem grandes dificuldades nos próximos meses se a postura do Governo Federal não mudar em relação aos constantes cortes no FPM. As gestões municipais já não têm por onde manejar custos e pedem uma resolução urgente ao Presidente da República para que tome as medidas necessárias”, diz Beto.

Em relação a retração de maio (13%) e julho (27%) a perda das prefeituras chegariam a 40%, o que inviabilizará as finanças públicas no momento em que os prefeitos ainda estão tentando se organizar desde a crise econômica que atingiu não só as prefeituras, mas os governos estaduais e a união em 2009.No dia 10 de junho deste ano Jardim recebeu R$ 519.011,82 da FPM, o que já era menor que o valor recebido no mesmo período de 2009. Agora, no dia 10 de julho, foram repassados R$ 372.575,51 com o corte de 27%.

Para conter o desequilíbrio financeiro, a prefeitura resolveu adotar medidas de contingência como a redução das despesas de custeio. “Já reduzimos em 20% as despesas administrativas, meta do decreto municipal, e objetivamos diminuir ainda mais estes custos nos próximos meses”, comenta o Gerente de Finanças, Nilton César de Lima Salazar.

“As prefeituras são entidades públicas que estão diretamente em contato com a população atendendo corpo a corpo todas as necessidades do povo brasileiro. É revoltante que os municípios recebam somente 15% das arrecadações da União, o que já não é suficiente, e agora passam a ser vitimadas com a retração do FPM sem uma justificativa plausível” comenta o prefeito em exercício, Carlos Américo Grubert.
Fonte:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim