quinta-feira, 13 de março de 2008

MTG-MS promove debate sobre Danças Tradicionais Gaúchas

No próximo sábado (15) o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e o Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros da Querência, de Campo Grande, realizam o Fórum de Danças Tradicionais e o Encontro Estadual de Jovens Tradicionalistas.
O evento acontece na sede do CTG Tropeiros da Querência e vai reunir os integrantes do movimento tradicionalista do Estado para discutir sobre o Regulamento das Danças Folclóricas Gauchescas. “Eventos como este ajudam a formar tradicionalistas mais conscientes de seus atos, ensinando valores importantes do passado. O jovem tradicionalista deve sempre relembrar conceitos e fatos importantes que constituíram o que é o povo gaúcho”, lembra Juliano Corbari, representante da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) em Mato Grosso do Sul, como 2º Peão Tradicionalista.
Durante o Fórum cada CTG do Estado deve apresentar um peão e uma prenda com seus respectivos posteiros (professores no linguajar gaúcho) e o conjunto vocal para a parte prática do evento.
Para João Mello, presidente do MTG-MS, “esta é uma oportunidade de envolver os jovens em um movimento que presa a família e transmite conhecimentos. Isso demonstra a preocupação do MTG com a formação deste jovem, para que no futuro permaneça viva a verdadeira essência do povo gaúcho”.
Programação – A solenidade de abertura do evento será realizada às 08h. Em seguida, acontece o debate do Regulamento de Danças Gaúchas. Às 9h está prevista palestras com os representantes do Departamento de Danças do Folclore Gaúcho do MTG do Rio Grande do Sul. No período vespertino as atividades do Fórum recomeçam às 13h e o encerramento será às 18h. Simultaneamente ao encontro acontece a palestra Concurso de Prendas e Peões Estaduais, ministrada pelos tradicionalistas José Carlos Cardoso, Juliano Corbari e Natália Dalmolin aos candidatos a Primeiras Prendas e Primeiros Peões Estaduais.